Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brostolin, Marta Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Costa de Oliveira, Evelyn Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/813
Resumo: Na área da educação, as pesquisas nos últimos anos tem  voltado a atenção para os professores iniciantes, seus percursos formativos e desenvolvimento profissional. Esta é a temática discutida neste texto que analisa narrativas de três professoras iniciantes de Educação Infantil da rede pública de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.  O aporte teórico que deu sustentação a análise baseou-se em Huberman (1995); Imbernón (2001); Marcelo Garcia (1999); Nóvoa (1995, 2010) entre outros e a (auto)biografia foi a opção metodológica adotada. Os fragmentos das narrativas utilizados neste texto corroboram os dados que os estudos realizados por pesquisadores apresentam, ou seja, o período de inserção à docência não é um salto no vazio entre a formação inicial e a formação continuada, mas mostra-se fundante para se atingir um desenvolvimento profissional coerente e evolutivo. Este percurso do desenvolvimento profissional não afeta apenas o professor, mas envolve todo o corpo educativo ocorrendo no desenvolvimento da organização em que trabalham.  A escola mostra-se então um espaço fundamental na aprendizagem da docência.
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