A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Richard José Creusmar Metri de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19025
Resumo: Em decorrência da grande competitividade e crescimento no mercado de distribuição de combustíveis, e necessidade de garantir para seu cliente atendimento diário ágil e controlado, terminais de armazenamento e distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis, começaram a apresentar gargalos e deficiências, gerando grandes espera, atrasos e até mesmo o não abastecimento à clientes, sendo portanto sugerido uma abordagem de melhoria de processos, objetivando identificar possíveis mudanças que agreguem valor ao cliente e sejam mais eficientes e sustentáveis que os processos atuais. Este trabalho tem como objetivo, contribuir com a identificação de potenciais ofensores que prejudiquem a eficiência das bases e terminais de distribuição de combustíveis quanto ao tempo de carregamento de caminhões tanques. A metodologia de investigação será por meio de pesquisa de campo, seguindo uma lógica exploratória e explicativa na construção de um caso de estudo e fazendo recurso também a análise estatística dos dados recolhidos. O resultado desta investigação, auxiliado pelas ferramentas do Lean, tem como contribuição, recomendações para um plano de tratamento e mitigação das variáveis ofensoras do processo do terminal analisado, que agreguem valor às vistas do cliente, de forma que auxiliem no melhoramento do processo, com diminuição do tempo total de carregamento de caminhões tanques, diminuição de filas e principalmente entrega pontuais aos cliente.
id RCAP_b13bd04424bc6665c5294f81cbce7ec3
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveisTerminais de distribuiçãoOperação de bases e terminaisMetodologia LeanDistribution terminalsOperation of bases and terminalsLean MethodologyEm decorrência da grande competitividade e crescimento no mercado de distribuição de combustíveis, e necessidade de garantir para seu cliente atendimento diário ágil e controlado, terminais de armazenamento e distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis, começaram a apresentar gargalos e deficiências, gerando grandes espera, atrasos e até mesmo o não abastecimento à clientes, sendo portanto sugerido uma abordagem de melhoria de processos, objetivando identificar possíveis mudanças que agreguem valor ao cliente e sejam mais eficientes e sustentáveis que os processos atuais. Este trabalho tem como objetivo, contribuir com a identificação de potenciais ofensores que prejudiquem a eficiência das bases e terminais de distribuição de combustíveis quanto ao tempo de carregamento de caminhões tanques. A metodologia de investigação será por meio de pesquisa de campo, seguindo uma lógica exploratória e explicativa na construção de um caso de estudo e fazendo recurso também a análise estatística dos dados recolhidos. O resultado desta investigação, auxiliado pelas ferramentas do Lean, tem como contribuição, recomendações para um plano de tratamento e mitigação das variáveis ofensoras do processo do terminal analisado, que agreguem valor às vistas do cliente, de forma que auxiliem no melhoramento do processo, com diminuição do tempo total de carregamento de caminhões tanques, diminuição de filas e principalmente entrega pontuais aos cliente.Due to the great competitiveness and growth in the fuel distribution market, and the need to guarantee to its customer agile and controlled daily service, terminals for storage and distribution of petroleum products and biofuels, began to present bottlenecks and deficiencies, generating long waits, delays and even non-supply to customers, so a process improvement approach is suggested to identify possible changes that add customer value and are more efficient and sustainable than current processes. This work aims to contribute to the identification of potential offenders that affect the efficiency of fuel distribution bases and terminals regarding the loading time of tank trucks. The research methodology will be through field research, following an exploratory and explanatory logic in the construction of a case study and also making use of statistical analysis of the collected data. The result of this investigation, aided by the Lean tools, has as its contribution, recommendations for a treatment plan and mitigation of the offending process variables of the analyzed terminal, which add value to the customer's views, so as to help the process improvement, with decrease of total tank truck loading time, decrease of queues and mainly punctual delivery to customers.2019-12-10T09:55:09Z2019-10-28T00:00:00Z2019-10-282019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19025TID:202312208porAlmeida, Richard José Creusmar Metri deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:09.188496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
title A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
spellingShingle A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
Almeida, Richard José Creusmar Metri de
Terminais de distribuição
Operação de bases e terminais
Metodologia Lean
Distribution terminals
Operation of bases and terminals
Lean Methodology
title_short A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
title_full A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
title_fullStr A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
title_full_unstemmed A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
title_sort A visão Lean, no carregamento de caminhões, em um terminal de distribuição de combustíveis
author Almeida, Richard José Creusmar Metri de
author_facet Almeida, Richard José Creusmar Metri de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Richard José Creusmar Metri de
dc.subject.por.fl_str_mv Terminais de distribuição
Operação de bases e terminais
Metodologia Lean
Distribution terminals
Operation of bases and terminals
Lean Methodology
topic Terminais de distribuição
Operação de bases e terminais
Metodologia Lean
Distribution terminals
Operation of bases and terminals
Lean Methodology
description Em decorrência da grande competitividade e crescimento no mercado de distribuição de combustíveis, e necessidade de garantir para seu cliente atendimento diário ágil e controlado, terminais de armazenamento e distribuição de derivados de petróleo e biocombustíveis, começaram a apresentar gargalos e deficiências, gerando grandes espera, atrasos e até mesmo o não abastecimento à clientes, sendo portanto sugerido uma abordagem de melhoria de processos, objetivando identificar possíveis mudanças que agreguem valor ao cliente e sejam mais eficientes e sustentáveis que os processos atuais. Este trabalho tem como objetivo, contribuir com a identificação de potenciais ofensores que prejudiquem a eficiência das bases e terminais de distribuição de combustíveis quanto ao tempo de carregamento de caminhões tanques. A metodologia de investigação será por meio de pesquisa de campo, seguindo uma lógica exploratória e explicativa na construção de um caso de estudo e fazendo recurso também a análise estatística dos dados recolhidos. O resultado desta investigação, auxiliado pelas ferramentas do Lean, tem como contribuição, recomendações para um plano de tratamento e mitigação das variáveis ofensoras do processo do terminal analisado, que agreguem valor às vistas do cliente, de forma que auxiliem no melhoramento do processo, com diminuição do tempo total de carregamento de caminhões tanques, diminuição de filas e principalmente entrega pontuais aos cliente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T09:55:09Z
2019-10-28T00:00:00Z
2019-10-28
2019-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19025
TID:202312208
url http://hdl.handle.net/10071/19025
identifier_str_mv TID:202312208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134853698945024