O bsc como instrumento de controlo de gestão: estudo aplicado ao IEFP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olo, Daniela Alexandra Peixoto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2429
Resumo: A tomada de decisão é uma das fases mais importantes da gestão, pois é com ela que se desenha o futuro da organização. Este processo não pode ocorrer levianamente, antes, tem de estar devidamente fundamentado com informação precisa e tempestiva. Os tradicionais sistemas de informação, por padecerem de algumas debilidades, não se mostram à altura do desafio. Deste modo, o Balanced Scorecard vislumbra-se como uma solução viável, pois apresenta-se como um instrumento de gestão estratégica, baseado na formulação de objectivos, iniciativas, metas e indicadores, distribuídos por quatro perspectivas, conectadas entre si por relações de causa e efeito. Ainda que este modelo tenha sido inicialmente desenvolvido para o sector privado, a sua aplicação à administração pública é já uma realidade. Neste trabalho foi desenvolvido o Balanced Scorecard para o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com base em informação disponibilizada pela instituição. De modo a fundamentá-lo, foi feita um enquadramento teórico, abordando os diferentes modelos de avaliação de desempenho, desde a tradicional contabilidade até aos recentes modelos que consideram medidas financeiras e não financeiras, nomeadamente o Balanced Scorecard, que foi o mais explorado por constituir a base deste trabalho. O modelo desenvolvido partiu dos objectivos e indicadores estratégicos já definidos pela instituição, no âmbito da avaliação de desempenho do SIADAP. Eles foram posteriormente distribuídos pelas quatro perspectivas sugeridas por Kaplan e Norton e entre elas estabeleceram-se relações de causa e efeito. Foi colocada no topo a perspectiva de clientes e relegada para segundo plano a perspectiva financeira. Para testar a validade do modelo proposto, foi simulada a sua aplicação à instituição, o que veio comprovar a sua eficiência. Neste contexto, este estudo permitiu constatar que o Instituto de Emprego e Formação Profissional cumpriu e, nalguns casos, superou a maioria dos objectivos estratégicos que se propôs alcançar no período temporal em estudo. A não concretização de alguns desses objectivos deveu-se a factores alheios à Instituição. Uma análise de tendência demonstra uma evolução positiva na generalidade dos indicadores, com algumas excepções dependentes de factores extrínsecos, como a actual crise económica.
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Neste trabalho foi desenvolvido o Balanced Scorecard para o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com base em informação disponibilizada pela instituição. De modo a fundamentá-lo, foi feita um enquadramento teórico, abordando os diferentes modelos de avaliação de desempenho, desde a tradicional contabilidade até aos recentes modelos que consideram medidas financeiras e não financeiras, nomeadamente o Balanced Scorecard, que foi o mais explorado por constituir a base deste trabalho. O modelo desenvolvido partiu dos objectivos e indicadores estratégicos já definidos pela instituição, no âmbito da avaliação de desempenho do SIADAP. Eles foram posteriormente distribuídos pelas quatro perspectivas sugeridas por Kaplan e Norton e entre elas estabeleceram-se relações de causa e efeito. Foi colocada no topo a perspectiva de clientes e relegada para segundo plano a perspectiva financeira. Para testar a validade do modelo proposto, foi simulada a sua aplicação à instituição, o que veio comprovar a sua eficiência. Neste contexto, este estudo permitiu constatar que o Instituto de Emprego e Formação Profissional cumpriu e, nalguns casos, superou a maioria dos objectivos estratégicos que se propôs alcançar no período temporal em estudo. A não concretização de alguns desses objectivos deveu-se a factores alheios à Instituição. Uma análise de tendência demonstra uma evolução positiva na generalidade dos indicadores, com algumas excepções dependentes de factores extrínsecos, como a actual crise económica.Decision-making is one of the most important processes in management, as it delineates the organization's future. This process is not developed frivolously rather it requires that particular attention be paid to accurately documented and timely information. The traditional information systems, due to various limitations, have yet to fully answer the challenge. Thus, the Balanced Scorecard appears to be one viable solution, as it is a strategic management tool, based on the formulation of goals, initiatives, targets and indicators, distributed across four perspectives that suggest a cause-effect relationship. Although this model was originally developed for the private sector, its application in public administration is increasingly a reality. In this project, we have developed a Balanced Scorecard for the Instituto de Emprego e Formação Profissional, based on strategic information made available by the institution. In order to guide the design and analysis of the project, a review of the literature was undertaken, addressing the different models of performance evaluation, from traditional accounting to the recent models that consider non-financial measures. Particularly, this work considers the relevance of the Balanced Scorecard approach that is further explored and analyzed below. The model development followed the objectives and strategic indicators defined by the institution in the context of performance evaluation of SIADAP. They were subsequently distributed among four perspectives suggested by Kaplan and Norton who propose a cause and effect relationship. Their model indicated that the perspective of customers was placed ahead of the financial perspective. To test the validity of the proposed model, a simulation of its application to the institution was designed. It is argued in this paper that the analysis of this simulation demonstrates the efficiency of the model. In this context, this study found that the Instituto de Emprego e Formação Profissional fulfilled and in some cases even exceeded most of the strategic objectives it had set itself in the period under study. Concerning those objectives that were not achieved it was found that this was due to constraints that were external to the institution. A tendency analysis shows a generally positive tendency in most indicators, with a few exceptions dependent on extrinsic factors, such as the current economic crisis.2013-05-17T10:04:03Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2429pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOlo, Daniela Alexandra Peixotoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:23.578644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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