Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6063 |
Resumo: | Para enfrentar e diferenciar da concorrência, criar valor e captar uma vantagem competitiva, muitas empresas começaram a buscar inovar no modelo de negócio. Neste artigo, será analisada a estratégia de inovação no modelo de negócio da HSM Educação, uma empresa brasileira de educação executiva. Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso sustentado em dados secundários e dados coletados por entrevista. A análise do caso de estudo revela como inovar num modelo de negócio e sustenta a importância dos ativos complementares como elemento essencial na inovação desse modelo. Este estudo contribui para a literatura em inovação, especificamente ao nível do modelo de negócio, apresentando uma metodologia que pode ser aplicada por empresas em diferentes setores de atividades. Adicionalmente, reforça que não existe vantagem competitiva pela inovação quando não existe uma estratégia integrada que a suporte. |
id |
RCAP_b1451a2a597dadbf831356c872e1c273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM EducaçãoInovação no modelo de negócioEstratégia de inovaçãoAtivos complementaresEstudo de casoPara enfrentar e diferenciar da concorrência, criar valor e captar uma vantagem competitiva, muitas empresas começaram a buscar inovar no modelo de negócio. Neste artigo, será analisada a estratégia de inovação no modelo de negócio da HSM Educação, uma empresa brasileira de educação executiva. Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso sustentado em dados secundários e dados coletados por entrevista. A análise do caso de estudo revela como inovar num modelo de negócio e sustenta a importância dos ativos complementares como elemento essencial na inovação desse modelo. Este estudo contribui para a literatura em inovação, especificamente ao nível do modelo de negócio, apresentando uma metodologia que pode ser aplicada por empresas em diferentes setores de atividades. Adicionalmente, reforça que não existe vantagem competitiva pela inovação quando não existe uma estratégia integrada que a suporte.SENAIIC-OnlinePinto, Cláudia FriasSerra, Fernando RibeiroFerreira, Manuel Portugal2021-08-10T15:41:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6063porPinto, C. F., Serra, F. R., & Ferreira, M. P. (2015). Estratégia de inovação no modelo de negócios: O caso HSM Educação. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial, 8(1), 19–46. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.5281983-183810.18624/e-tech.v8i1.528info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:24.317377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação |
title |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação |
spellingShingle |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação Pinto, Cláudia Frias Inovação no modelo de negócio Estratégia de inovação Ativos complementares Estudo de caso |
title_short |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação |
title_full |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação |
title_fullStr |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação |
title_full_unstemmed |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação |
title_sort |
Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação |
author |
Pinto, Cláudia Frias |
author_facet |
Pinto, Cláudia Frias Serra, Fernando Ribeiro Ferreira, Manuel Portugal |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Fernando Ribeiro Ferreira, Manuel Portugal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Cláudia Frias Serra, Fernando Ribeiro Ferreira, Manuel Portugal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação no modelo de negócio Estratégia de inovação Ativos complementares Estudo de caso |
topic |
Inovação no modelo de negócio Estratégia de inovação Ativos complementares Estudo de caso |
description |
Para enfrentar e diferenciar da concorrência, criar valor e captar uma vantagem competitiva, muitas empresas começaram a buscar inovar no modelo de negócio. Neste artigo, será analisada a estratégia de inovação no modelo de negócio da HSM Educação, uma empresa brasileira de educação executiva. Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso sustentado em dados secundários e dados coletados por entrevista. A análise do caso de estudo revela como inovar num modelo de negócio e sustenta a importância dos ativos complementares como elemento essencial na inovação desse modelo. Este estudo contribui para a literatura em inovação, especificamente ao nível do modelo de negócio, apresentando uma metodologia que pode ser aplicada por empresas em diferentes setores de atividades. Adicionalmente, reforça que não existe vantagem competitiva pela inovação quando não existe uma estratégia integrada que a suporte. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2021-08-10T15:41:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6063 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto, C. F., Serra, F. R., & Ferreira, M. P. (2015). Estratégia de inovação no modelo de negócios: O caso HSM Educação. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial, 8(1), 19–46. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.528 1983-1838 10.18624/e-tech.v8i1.528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SENAI |
publisher.none.fl_str_mv |
SENAI |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136986212073472 |