Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cláudia Frias
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Serra, Fernando Ribeiro, Ferreira, Manuel Portugal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6063
Resumo: Para enfrentar e diferenciar da concorrência, criar valor e captar uma vantagem competitiva, muitas empresas começaram a buscar inovar no modelo de negócio. Neste artigo, será analisada a estratégia de inovação no modelo de negócio da HSM Educação, uma empresa brasileira de educação executiva. Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso sustentado em dados secundários e dados coletados por entrevista. A análise do caso de estudo revela como inovar num modelo de negócio e sustenta a importância dos ativos complementares como elemento essencial na inovação desse modelo. Este estudo contribui para a literatura em inovação, especificamente ao nível do modelo de negócio, apresentando uma metodologia que pode ser aplicada por empresas em diferentes setores de atividades. Adicionalmente, reforça que não existe vantagem competitiva pela inovação quando não existe uma estratégia integrada que a suporte.
id RCAP_b1451a2a597dadbf831356c872e1c273
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM EducaçãoInovação no modelo de negócioEstratégia de inovaçãoAtivos complementaresEstudo de casoPara enfrentar e diferenciar da concorrência, criar valor e captar uma vantagem competitiva, muitas empresas começaram a buscar inovar no modelo de negócio. Neste artigo, será analisada a estratégia de inovação no modelo de negócio da HSM Educação, uma empresa brasileira de educação executiva. Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso sustentado em dados secundários e dados coletados por entrevista. A análise do caso de estudo revela como inovar num modelo de negócio e sustenta a importância dos ativos complementares como elemento essencial na inovação desse modelo. Este estudo contribui para a literatura em inovação, especificamente ao nível do modelo de negócio, apresentando uma metodologia que pode ser aplicada por empresas em diferentes setores de atividades. Adicionalmente, reforça que não existe vantagem competitiva pela inovação quando não existe uma estratégia integrada que a suporte.SENAIIC-OnlinePinto, Cláudia FriasSerra, Fernando RibeiroFerreira, Manuel Portugal2021-08-10T15:41:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6063porPinto, C. F., Serra, F. R., & Ferreira, M. P. (2015). Estratégia de inovação no modelo de negócios: O caso HSM Educação. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial, 8(1), 19–46. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.5281983-183810.18624/e-tech.v8i1.528info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:24.317377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
title Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
spellingShingle Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
Pinto, Cláudia Frias
Inovação no modelo de negócio
Estratégia de inovação
Ativos complementares
Estudo de caso
title_short Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
title_full Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
title_fullStr Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
title_full_unstemmed Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
title_sort Estratégia de inovação no modelo de negócios: o caso HSM Educação
author Pinto, Cláudia Frias
author_facet Pinto, Cláudia Frias
Serra, Fernando Ribeiro
Ferreira, Manuel Portugal
author_role author
author2 Serra, Fernando Ribeiro
Ferreira, Manuel Portugal
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Cláudia Frias
Serra, Fernando Ribeiro
Ferreira, Manuel Portugal
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação no modelo de negócio
Estratégia de inovação
Ativos complementares
Estudo de caso
topic Inovação no modelo de negócio
Estratégia de inovação
Ativos complementares
Estudo de caso
description Para enfrentar e diferenciar da concorrência, criar valor e captar uma vantagem competitiva, muitas empresas começaram a buscar inovar no modelo de negócio. Neste artigo, será analisada a estratégia de inovação no modelo de negócio da HSM Educação, uma empresa brasileira de educação executiva. Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso sustentado em dados secundários e dados coletados por entrevista. A análise do caso de estudo revela como inovar num modelo de negócio e sustenta a importância dos ativos complementares como elemento essencial na inovação desse modelo. Este estudo contribui para a literatura em inovação, especificamente ao nível do modelo de negócio, apresentando uma metodologia que pode ser aplicada por empresas em diferentes setores de atividades. Adicionalmente, reforça que não existe vantagem competitiva pela inovação quando não existe uma estratégia integrada que a suporte.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2021-08-10T15:41:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6063
url http://hdl.handle.net/10400.8/6063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, C. F., Serra, F. R., & Ferreira, M. P. (2015). Estratégia de inovação no modelo de negócios: O caso HSM Educação. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial, 8(1), 19–46. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.528
1983-1838
10.18624/e-tech.v8i1.528
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SENAI
publisher.none.fl_str_mv SENAI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136986212073472