Sensibilidade intercultural: um estudo empírico com estudantes dos PALOP no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Rosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Prada, Ana Raquel Russo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26517
Resumo: Este estudo, de natureza quantitativa, exploratório e transversal, teve como objetivo conhecer o nível de sensibilidade intercultural de estudantes provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa de uma instituição do ensino superior situada no norte e interior de Portugal. Participaram 76 estudantes, maioritariamente do sexo feminino (69,74%), dos quais 7,89% eram estudantes-trabalhadores, com uma média etária de 21,86 anos (DP = 6,00). Para a recolha de dados recorreu-se ao inquérito por questionário composto por questões sociodemográficas, bem como questões alusivas à frequência de interação com pessoas de outras culturas e ao domínio de outras línguas. Recorreu-se também à escala de Sensibilidade Intercultural. Os resultados evidenciaram níveis de sensibilidade intercultural médio-altos. De salientar ainda que os níveis de sensibilidade intercultural não diferiram em função do sexo e da idade dos estudantes, nem da frequência de interação com pessoas de outra cultura. Contudo, o domínio de outra língua foi um elemento diferenciador, sendo notório que, os estudantes que dominavam outra língua que não a materna, evidenciavam maiores níveis de sensibilidade intercultural, sentiam-se mais confiantes e estavam mais implicados na interação com pessoas de outras culturas. Num contexto de ensino superior cada vez mais multicultural, a sensibilidade intercultural é uma habilidade essencial. Ainda que os dados sugiram que o contacto com pessoas de outras culturas pode favorecer o desenvolvimento da sensibilidade intercultural, futuros estudos devem aprofundar e explorar como decorre esse contacto. Da discussão destes resultados emergem recomendações no sentido de promover o (re)conhecimento pluriétnico nos estabelecimentos do ensino superior
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