Caracterização da aptidão física dos alunos e desenvolvimento das capacidades motoras ao longo do ano lectivo 2010/11: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4974 |
Resumo: | O propósito da presente investigação foi analisar a evolução dos níveis de aptidão física dos alunos da Escola EB 2+3 Conde de Oeiras em função da idade e género. A amostra foi constituída por 252 alunos ( 134 raparigas e 118 rapazes), com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Os resultados foram recolhidos ao longo do ano lectivo 2010/2011, em dois momentos de avaliação (inicial e final), através da aplicação da bateria de testes do Fitnessgram. Os procedimentos estatísticos usados foram o teste do Qui-quadrado e o teste Tpares. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças significativas entre géneros, sendo que os rapazes apresentam uma percentagem significativamente superior à das raparigas na flexibilidade dos membros inferiores e na força dos membros superiores, na avaliação inicial. Enquanto que as raparigas apresentam uma percentagem significativamente superior na capacidade cardio-respiratória. Em relação à evolução das capacidades motoras, verificou-se que a capacidade com maior incremento foi a cardio-respiratória, em todas as faixas etárias nas raparigas, à excepção dos 15 anos, e nos rapazes dos 10 e 12 anos. Na comparação de géneros na avaliação final, as únicas capacidades motoras com diferenças significativas foram a flexibilidade dos membros inferiores, onde a percentagem de rapazes foi superior às raparigas (p=0.008), e a capacidade cardio-respiratória, em que a percentagem das raparigas foi superior à dos rapazes (p<0.001). |
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Caracterização da aptidão física dos alunos e desenvolvimento das capacidades motoras ao longo do ano lectivo 2010/11: estudo de casoDESPORTOPOPULAÇÃO ESCOLARAPTIDÃO FÍSICAESTUDOS DE CASOOEIRASMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICASPORTSCHOOL POPULATIONPHYSICAL FITNESSCASE STUDIESPHYSICAL EDUCATIONO propósito da presente investigação foi analisar a evolução dos níveis de aptidão física dos alunos da Escola EB 2+3 Conde de Oeiras em função da idade e género. A amostra foi constituída por 252 alunos ( 134 raparigas e 118 rapazes), com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Os resultados foram recolhidos ao longo do ano lectivo 2010/2011, em dois momentos de avaliação (inicial e final), através da aplicação da bateria de testes do Fitnessgram. Os procedimentos estatísticos usados foram o teste do Qui-quadrado e o teste Tpares. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças significativas entre géneros, sendo que os rapazes apresentam uma percentagem significativamente superior à das raparigas na flexibilidade dos membros inferiores e na força dos membros superiores, na avaliação inicial. Enquanto que as raparigas apresentam uma percentagem significativamente superior na capacidade cardio-respiratória. Em relação à evolução das capacidades motoras, verificou-se que a capacidade com maior incremento foi a cardio-respiratória, em todas as faixas etárias nas raparigas, à excepção dos 15 anos, e nos rapazes dos 10 e 12 anos. Na comparação de géneros na avaliação final, as únicas capacidades motoras com diferenças significativas foram a flexibilidade dos membros inferiores, onde a percentagem de rapazes foi superior às raparigas (p=0.008), e a capacidade cardio-respiratória, em que a percentagem das raparigas foi superior à dos rapazes (p<0.001). The purpose of this research was to analyse the evolution of physical fitness levels of students of EB 2+3 Conde de Oeiras School, according to age and gender. This sample covered 252 students ( 134 girls and 118 boys) aged between 10 and 15 years old. The data were collected during the school year of 2010/2011, assessed in two evaluations (inicial and final evaluation), using the Fitnessgram program. In statistical terms, the methods used were the chi-square test and the paired t-test. Results revealed that boys obtained significant higher percentage than girls in the lower members flexibility and the upper members strength, at the initial evaluation and girls obtained a significant higher percentage in cardio respiratory capacity. Regarding to the evolution of motor skills, after one year, we noticed that the capacity with a higher improvement was the cardio respiratory at all ages in girls, except the group of the 15 years and in boys was in the ages of 10 and 12 years old. The results of the final evaluation, demonstrated that the motor skills with significant differences between gender, were the lower members flexibility, with a higher percentage to boys (p=0.008) and the cardio respiratory capacity, with a higher percentage to the girls (p<0.001).2014-06-19T15:18:45Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4974porMano, Marita Costa de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:48.976040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Caracterização da aptidão física dos alunos e desenvolvimento das capacidades motoras ao longo do ano lectivo 2010/11: estudo de caso Mano, Marita Costa de Sousa DESPORTO POPULAÇÃO ESCOLAR APTIDÃO FÍSICA ESTUDOS DE CASO OEIRAS MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT SCHOOL POPULATION PHYSICAL FITNESS CASE STUDIES PHYSICAL EDUCATION |
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O propósito da presente investigação foi analisar a evolução dos níveis de aptidão física dos alunos da Escola EB 2+3 Conde de Oeiras em função da idade e género. A amostra foi constituída por 252 alunos ( 134 raparigas e 118 rapazes), com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Os resultados foram recolhidos ao longo do ano lectivo 2010/2011, em dois momentos de avaliação (inicial e final), através da aplicação da bateria de testes do Fitnessgram. Os procedimentos estatísticos usados foram o teste do Qui-quadrado e o teste Tpares. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças significativas entre géneros, sendo que os rapazes apresentam uma percentagem significativamente superior à das raparigas na flexibilidade dos membros inferiores e na força dos membros superiores, na avaliação inicial. Enquanto que as raparigas apresentam uma percentagem significativamente superior na capacidade cardio-respiratória. Em relação à evolução das capacidades motoras, verificou-se que a capacidade com maior incremento foi a cardio-respiratória, em todas as faixas etárias nas raparigas, à excepção dos 15 anos, e nos rapazes dos 10 e 12 anos. Na comparação de géneros na avaliação final, as únicas capacidades motoras com diferenças significativas foram a flexibilidade dos membros inferiores, onde a percentagem de rapazes foi superior às raparigas (p=0.008), e a capacidade cardio-respiratória, em que a percentagem das raparigas foi superior à dos rapazes (p<0.001). |
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