Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Micaela Fabiana Abreu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28573
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_b1546da338a6c9c6db73410bf7c9392d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitectoGuedes, Pancho, 1925-, obraAfonso, Nadir, 1920-2013, obraLe Corbusier, obraArquitecto, influência da pinturaDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.A presente dissertação tem como principal objectivo estudar e explorar três arquitectos ligados à arte/pintura, segundo uma conotação de “amor/ódio”. No entanto não é suposto estudar exaustivamente as suas vidas e obras, mas sim perceber onde é que a pintura se introduz no trabalho do arquitecto e que importância manifestou para o desenvolvimento do mesmo. Os presentes arquitectos foram Pancho Guedes1, Nadir Afonso e Le Corbusier. Guedes é claramente um arquitecto pintor, incapaz de trabalhar a pintura e a arquitectura separadamente. Apresenta uma obra baseada nas formas orgânicas da natureza, apropriando-se das linhas irregulares em constante metamorfose. O organicismo e o surrealismo são correntes que se manifestam unicamente no seu labor, o que provoca uma invocação a um contexto onírico. Nadir Afonso, arquitecto que abandona a sua profissão para se tornar pintor, define a sua obra pictórica através de uma busca fugaz pelas leis matemáticas e geométricas com a finalidade de alcançar a tão desejada harmonia. Produz pinturas durante toda a sua vida, encontrando no meio pictórico a liberdade, que segundo ele, não existia na arquitectura. Le Corbusier, detentor de uma personalidade complexa, produz a arquitectura não deixando de parte as suas outras paixões artísticas, nomeadamente a pintura. É um dos personagens mais importantes ligado à arquitectura de vanguarda do século XX, tendo desenvolvido uma infinidade de projectos arquitectónicos, pinturas e esculturas combinadas a um racionalismo constante, onde os traços reguladores, parte de um estudo intitulado Modulor, seriam determinantes para as suas produções.The current thesis has its main focus on the study and understanding of three architects linked to art/painting, according to a connotation of “love/hate”. Nevertheless, it is not supposed to study exhaustively their lives and work, instead it’s important to understand in which ways painting is introduced in the architect work and its relevance on their self development. The architects are Pancho Guedes, Nadir Afonso and Le Corbusier. It is clear that Guedes is a painter architect, incapable of working painting and architecture separately. He presents a work based on organic shapes from nature, appropriating its irregular lines in permanent metamorphosis. The organicism and surrealism are currents that are exclusively manifested in his labour invoking a dream dimension. Nadir Afonso, an architect that abandoned his profession to become a painter, defines his pictorial work by an intense pursuit of the geometrical and mathematical laws in order to achieve the much desired harmony. He paints throughout his life, finding in the pictorial discipline the freedom that according to him, didn’t exist in architecture. Le Corbusier, holder of a complex personality, has an active work in the architecture discipline without leaving behind his other artistic passions, in particular painting. He is one of the most important characters linked with the vanguard architecture of the XX century, who developed an infinity of architectonic projects, paintings and sculptures combined to a continuous rationalism, where regulator traits, part of a study entitled Modulor, would be determinant for his work.2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28573http://hdl.handle.net/10316/28573TID:201537206porOliveira, Micaela Fabiana Abreu - Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto. Coimbra, 2014Oliveira, Micaela Fabiana Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:55:02.883128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto
title Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto
spellingShingle Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto
Oliveira, Micaela Fabiana Abreu
Guedes, Pancho, 1925-, obra
Afonso, Nadir, 1920-2013, obra
Le Corbusier, obra
Arquitecto, influência da pintura
title_short Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto
title_full Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto
title_fullStr Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto
title_full_unstemmed Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto
title_sort Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto
author Oliveira, Micaela Fabiana Abreu
author_facet Oliveira, Micaela Fabiana Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Micaela Fabiana Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Guedes, Pancho, 1925-, obra
Afonso, Nadir, 1920-2013, obra
Le Corbusier, obra
Arquitecto, influência da pintura
topic Guedes, Pancho, 1925-, obra
Afonso, Nadir, 1920-2013, obra
Le Corbusier, obra
Arquitecto, influência da pintura
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28573
http://hdl.handle.net/10316/28573
TID:201537206
url http://hdl.handle.net/10316/28573
identifier_str_mv TID:201537206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Micaela Fabiana Abreu - Arquitectura a reacção pictória : a pintura no trabalho e vida de um arquitecto. Coimbra, 2014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133837239779328