O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carla Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/75888
Resumo: A presente revisão sistemática da literatura incide sobre o efeito de intervenções pedagógicas junto de crianças de 11 a 14 anos, com o objetivo de aperfeiçoar a competência comunicativa oral (CCO). Com base nas questões de investigação, foram pesquisados, na base de dados SCOPUS, artigos publicados entre 2009 e 2019. Cumprindo os critérios de seleção estabelecidos, foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, que relatam intervenção no domínio da oralidade, em língua materna e não materna. Os estudos utilizaram pelo menos um instrumento padronizado. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura crítica e da seleção dos resultados, tendo dois artigos cumprido os critérios de inclusão. Ambos apresentam resultados positivos na expressão oral dos alunos, associados à utilização de programas de intervenção que combinam a promoção de variáveis envolvidas na CCO. Os dois estudos almejaram a melhoria dos resultados ao nível da expressão oral dos alunos, mas também da leitura e da escrita, com base na prática de estratégias de metacognição e metacomunicação em sala de aula. Os estudos com enfoque no exercício e avaliação da CCO são residuais, sendo urgente que se realize investigação no domínio.
id RCAP_b15a118b960e59fa7aeb8ee8d1966a12
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didáticaThe development of oral communicative competence: a systematic review of didactic intervention programsLe développement de la compétence communicative orale: une revue systématique des programmes d’intervention didactiqueCompetência comunicativa oralPrograma de intervenção didáticaAdolescentesOral communicative competenceDidactic intervention programAdolescentsCompétence communicative oraleProgramme d’intervention didactiqueCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeA presente revisão sistemática da literatura incide sobre o efeito de intervenções pedagógicas junto de crianças de 11 a 14 anos, com o objetivo de aperfeiçoar a competência comunicativa oral (CCO). Com base nas questões de investigação, foram pesquisados, na base de dados SCOPUS, artigos publicados entre 2009 e 2019. Cumprindo os critérios de seleção estabelecidos, foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, que relatam intervenção no domínio da oralidade, em língua materna e não materna. Os estudos utilizaram pelo menos um instrumento padronizado. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura crítica e da seleção dos resultados, tendo dois artigos cumprido os critérios de inclusão. Ambos apresentam resultados positivos na expressão oral dos alunos, associados à utilização de programas de intervenção que combinam a promoção de variáveis envolvidas na CCO. Os dois estudos almejaram a melhoria dos resultados ao nível da expressão oral dos alunos, mas também da leitura e da escrita, com base na prática de estratégias de metacognição e metacomunicação em sala de aula. Os estudos com enfoque no exercício e avaliação da CCO são residuais, sendo urgente que se realize investigação no domínio.The present systematic literature review focuses on the effect of peda gogical interventions with children aged 11 to 14 years, with the aim of improving oral communicative competence (OCC). Based on the research questions, articles published between 2009 and 2019 were searched in SCOPUS database. Fulfilling the established selection criteria, full and free ly available scientific articles were included; original research or literature review articles that report intervention in the field of oral language, in L1 and L2 classrooms. The studies used at least one standardized instrument. Data analysis was performed through critical reading and selection of re sults, having only two articles met the inclusion criteria. Both have pos itive results in the students’ oral expression, associated with the use of intervention programs that combine the promotion of variables involved in OCC. Both studies aimed to improve the results in the students’ oral ex pression, but also in students’ reading and writing skills, based on the prac tice of metacognition and metacommunication strategies in the classroom. Studies focusing on the exercise and evaluation of the OCC are residual, being urgent to carry out research in the field.La présente revue systématique de la littérature se centre sur les interventions pédagogiques auprès d’enfants âgés de 11 à 14 ans, dans le but d’améliorer la compétence en communication orale (CCO). Les articles publiés entre 2009 et 2019 ont été inclus dans la base de données SCOPUS prenant en compte les questions de recherche. Des articles scientifiques complets et disponibles gratuitement ont été inclus; des articles originaux de recherche ou de revue de littérature rapportant d’interventions dans le domaine de l’oralité, en langue maternelle et non maternelle, répondant aux critères de sélection. Les études ont utilisé au moins un instrument standardisé. L’analyse des données a été réalisée par lecture critique et sélection des résultats, seuls deux articles répondant les critères d’inclusion. Les deux ont des résultats positifs dans l’expression orale des étudiants, associés à l’utilisation de programmes d’intervention combinant la promotion de variables impliquées dans la CCO. Les deux études visaient à améliorer les résultats de l’expression orale des élèves, mais aussi de la lecture et l’écriture, en s’appuyant sur la pratique de stratégies de métacognition et de métacommunication en classe. Les études à propos de l’exercice et l’évaluation de la CCO sont résiduelles et il est urgent de mener des recherches sur le terrainEste projeto de investigação foi financiado por Fundos Nacionais através da Bolsa de Doutoramento [SFRH/BD/116722/2016] atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.Foi também cofinanciado, por Fundos Nacionais através da FCT, no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)Universidade do MinhoMonteiro, Carla Cristina Fernandes2020-09-182020-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/75888porMonteiro, C. F. (2020). O desenvolvimento da competência comunicativa oral: Uma revisão sistemática de programas de intervenção didática. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 95–115. https://doi.org/10.21814/rpe.189120871-91872183-045210.21814/rpe.18912https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18912info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:06.361340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática
The development of oral communicative competence: a systematic review of didactic intervention programs
Le développement de la compétence communicative orale: une revue systématique des programmes d’intervention didactique
title O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática
spellingShingle O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática
Monteiro, Carla Cristina Fernandes
Competência comunicativa oral
Programa de intervenção didática
Adolescentes
Oral communicative competence
Didactic intervention program
Adolescents
Compétence communicative orale
Programme d’intervention didactique
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática
title_full O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática
title_fullStr O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática
title_full_unstemmed O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática
title_sort O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática
author Monteiro, Carla Cristina Fernandes
author_facet Monteiro, Carla Cristina Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Carla Cristina Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Competência comunicativa oral
Programa de intervenção didática
Adolescentes
Oral communicative competence
Didactic intervention program
Adolescents
Compétence communicative orale
Programme d’intervention didactique
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Competência comunicativa oral
Programa de intervenção didática
Adolescentes
Oral communicative competence
Didactic intervention program
Adolescents
Compétence communicative orale
Programme d’intervention didactique
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description A presente revisão sistemática da literatura incide sobre o efeito de intervenções pedagógicas junto de crianças de 11 a 14 anos, com o objetivo de aperfeiçoar a competência comunicativa oral (CCO). Com base nas questões de investigação, foram pesquisados, na base de dados SCOPUS, artigos publicados entre 2009 e 2019. Cumprindo os critérios de seleção estabelecidos, foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, que relatam intervenção no domínio da oralidade, em língua materna e não materna. Os estudos utilizaram pelo menos um instrumento padronizado. A análise dos dados foi realizada por meio da leitura crítica e da seleção dos resultados, tendo dois artigos cumprido os critérios de inclusão. Ambos apresentam resultados positivos na expressão oral dos alunos, associados à utilização de programas de intervenção que combinam a promoção de variáveis envolvidas na CCO. Os dois estudos almejaram a melhoria dos resultados ao nível da expressão oral dos alunos, mas também da leitura e da escrita, com base na prática de estratégias de metacognição e metacomunicação em sala de aula. Os estudos com enfoque no exercício e avaliação da CCO são residuais, sendo urgente que se realize investigação no domínio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
2020-09-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/75888
url https://hdl.handle.net/1822/75888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Monteiro, C. F. (2020). O desenvolvimento da competência comunicativa oral: Uma revisão sistemática de programas de intervenção didática. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 95–115. https://doi.org/10.21814/rpe.18912
0871-9187
2183-0452
10.21814/rpe.18912
https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18912
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132917219196928