Competência comunicativa oral e competência social no ensino básico: contributos da investigação para a inovação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carla Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2729
Resumo: A expressão oral, enquanto competência comunicativa, tem sido um domínio descurado na avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, no ensino básico, contrariamente ao que acontece no ensino secundário. A ausência de um elevado nível de exigência, provavelmente relacionada com a dificuldade dos professores em avaliar esta competência, repercute-se no desempenho dos alunos, que revelam dificuldades ao nível da interação e comunicação oral. Estas competências deverão ser desenvolvidas em concomitância com a leitura, compreensão e expressão escrita e conhecimento explícito da Língua, numa perspetiva de avaliação formativa contínua, assente em estratégias pedagógicodidáticas ativas que fomentem o desenvolvimento destas competências. Aliada à competência comunicativa, surge a competência social, que pode ser entendida como a capacidade de alcançar resultados socialmente relevantes a partir da interação com os outros (Gresham, 1986; Gresham & Elliott, 1990, 2008; Spence, 2003; Gresham, Elliott, Vance & Cook, 2011). As habilidades associadas à competência social tornam-se necessárias em diferentes contextos, sendo influenciadas por um vasto leque de fatores - cognitivos, emocionais e comportamentais -, que se tornam determinantes para obter uma resposta eficaz por parte dos interlocutores. Estes fatores devem ser considerados na avaliação e no aperfeiçoamento deste domínio. O presente estudo pretende analisar as relações entre a competência comunicativa oral, a competência social e a realização escolar, no ensino básico. Participaram neste estudo 82 alunos do 3º ciclo do ensino básico, pertencentes ao 7º e 9º ano de escolaridade. Com vista à avaliação da competência comunicativa oral, foi elaborada uma Grelha de Registo de Observação da Expressão Oral (COOR). A competência social foi avaliada com a escala de avaliação Social Skills Questionnaire (SSQ) (Mota, Matos & Lemos, 2011), versão portuguesa para alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, integrada no Social Skills Rating System (SSRS) de Gresham e Elliot (1990). A informação recolhida permitiu avaliar a fiabilidade da cotação da grelha. Os dados dos alunos do 7º e 9º ano ao nível da competência comunicativa oral, da competência social e da realização escolar (especificamente na disciplina de Língua Portuguesa) foram descritos e a sua relação foi analisada. Verificou-se que a grelha COOR apresenta boas características de fiabilidade, especialmente considerando o domínio de competência verbal, paraverbal e global. A competência comunicativa oral não difere significativamente entre o início e o fim do 3º ciclo do ensino básico, mas surge associada à frequência de comportamentos de autocontrolo e valorização da empatia e autocontrolo. Os alunos com melhor realização escolar revelam melhor competência comunicativa, são mais cooperantes e valorizam mais a cooperação e a empatia. Em síntese, a clareza, coerência, eficácia e adequação da comunicação ao contexto são essenciais no percurso escolar e desenvolvimento humano, estando associadas à competência de comunicação verbal, paraverbal e não-verbal. Deste modo, a comunicação oral e a competência social devem ser adquiridas e treinadas em sala de aula, a par das outras competências.
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Estas competências deverão ser desenvolvidas em concomitância com a leitura, compreensão e expressão escrita e conhecimento explícito da Língua, numa perspetiva de avaliação formativa contínua, assente em estratégias pedagógicodidáticas ativas que fomentem o desenvolvimento destas competências. Aliada à competência comunicativa, surge a competência social, que pode ser entendida como a capacidade de alcançar resultados socialmente relevantes a partir da interação com os outros (Gresham, 1986; Gresham & Elliott, 1990, 2008; Spence, 2003; Gresham, Elliott, Vance & Cook, 2011). As habilidades associadas à competência social tornam-se necessárias em diferentes contextos, sendo influenciadas por um vasto leque de fatores - cognitivos, emocionais e comportamentais -, que se tornam determinantes para obter uma resposta eficaz por parte dos interlocutores. Estes fatores devem ser considerados na avaliação e no aperfeiçoamento deste domínio. O presente estudo pretende analisar as relações entre a competência comunicativa oral, a competência social e a realização escolar, no ensino básico. Participaram neste estudo 82 alunos do 3º ciclo do ensino básico, pertencentes ao 7º e 9º ano de escolaridade. Com vista à avaliação da competência comunicativa oral, foi elaborada uma Grelha de Registo de Observação da Expressão Oral (COOR). A competência social foi avaliada com a escala de avaliação Social Skills Questionnaire (SSQ) (Mota, Matos & Lemos, 2011), versão portuguesa para alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, integrada no Social Skills Rating System (SSRS) de Gresham e Elliot (1990). A informação recolhida permitiu avaliar a fiabilidade da cotação da grelha. Os dados dos alunos do 7º e 9º ano ao nível da competência comunicativa oral, da competência social e da realização escolar (especificamente na disciplina de Língua Portuguesa) foram descritos e a sua relação foi analisada. Verificou-se que a grelha COOR apresenta boas características de fiabilidade, especialmente considerando o domínio de competência verbal, paraverbal e global. A competência comunicativa oral não difere significativamente entre o início e o fim do 3º ciclo do ensino básico, mas surge associada à frequência de comportamentos de autocontrolo e valorização da empatia e autocontrolo. Os alunos com melhor realização escolar revelam melhor competência comunicativa, são mais cooperantes e valorizam mais a cooperação e a empatia. Em síntese, a clareza, coerência, eficácia e adequação da comunicação ao contexto são essenciais no percurso escolar e desenvolvimento humano, estando associadas à competência de comunicação verbal, paraverbal e não-verbal. Deste modo, a comunicação oral e a competência social devem ser adquiridas e treinadas em sala de aula, a par das outras competências.Speaking, as a communicative competence, has been a neglected area in the evaluation of the teaching and learning of the Portuguese Language within the junior high School, unlike what happens in secondary school. The absence of a high level of demand in this area, mainly based on the difficulty that teachers experience in evaluating it, reflects on the performance of students who have difficulties at the level of interaction and oral communication skills. These skills should be developed both with reading, oral and writing comprehension and grammar, so that students' training is implemented in full, in a formative process, based on methodologies and active pedagogical strategies that promote development of these skills. Related to oral competence emerges the social competence, which is defined as the ability to achieve highly relevant social outcomes from the interaction with others (Gresham, 1986; Gresham & Elliott, 1990, 2008; Spence, 2003; Gresham, Elliott, Vance & Cook, 2011). The ability to perform this competency is necessary in different social contexts, being influenced by a wide range of cognitive, emotional and behavioral factors, which become crucial for an effective response by the interlocutors. All these factors must be considered in assessing and improving this area. This study aims to analyze the relations between the social and oral communicative competences, as well as the academic performance in junior high school. A total of 82 students of the 7th and 9th grades of the junior high School participated in this study. For data collection, based on Pedro (1992), Castro (1991) and Sousa (2006), a grid for observation and assessment of oral communicative competence (COOR) was used as instrument to assess oral communicative competence. The social competence evaluation was based on the assessment scale “Social Skills Questionnaire (SSQ) (Mota, Matos & Lemos, 2011), in its 7th-12th grade version, integrated in "Social Skills Rating System” (SSRS), by Gresham and Elliot (1990). Data on the student’s level of communicative oral competence, social competence and academic performance (specifically in Portuguese Language) were described and their relation was analyzed. The COOR grid shows good characteristics in terms of reliability, especially in what concerns verbal, paraverbal and the global scales. The results showed that the oral communicative competence is not significantly different between the beginning and the end of the junior high School (7th and 9th grades). It is rather associated to the frequency and importance of empathy and self-control. Students with a better academic performance show a better communicative competence, are cooperative and attribute higher value to cooperation and empathy. Being associated to verbal, non-verbal and paraverbal communication skills, clarity, coherence, efficiency and communication adequacy to context are fundamental to human development and education. Thus, oral communication competence and social skills shall be trained in the classroom, jointly with the other competences.2022-04-27T13:12:56Z2011-10-07T00:00:00Z2011-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2729TID:203000129porMonteiro, Carla Cristina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:24Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:31.164818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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