The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Cilénia Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8014
Resumo: No contexto atual de globalização e crescente competitividade no sector turístico, torna-se necessário que os destinos turísticos se foquem em fatores de diferenciação da sua oferta. Cabo Verde sempre foi promovido como destino de “Sol e Praia”, o que levou ao desenvolvimento de um turismo de massa, considerado o mais sensível a variação de preços e à sazonalidade. À medida que a procura se altera tanto a oferta turística como as técnicas de marketing se adaptam. Com a evolução das forças do meio envolvente, torna-se necessário encontrar produtos alternativos e promover eixos de diferenciação do destino turístico de Cabo Verde. Cada vez mais o sector turístico ganha proporção na economia do país, sendo responsável atualmente por mais de 20% do PIB nacional. Portanto, é imprescindível gerir e planificar o sector tendo em conta os pontos fracos e as potencialidades do país, bem como monitorar as tendências do mercado de modo a estar consciente das oportunidades e ameças que possam aparecer ao desenvolvimento do mesmo. A sazonalidade é um fenómeno que normalmente afeta o sector turístico, principalmente os destinos de “Sol e Praia”, podendo causar custos, tanto privados como sociais. Assim, o que se propõe nesse trabalho é avaliar a presença da sazonalidade no turismo em Cabo Verde, propondo o desenvolvimento do turismo cultural como forma de reduzir a sazonalidade. Para analisar o efeito da sazonalidade aplicou-se uma análise de regressão linear à base de dados de estatísticas mensais da INECV de 2007 a 2011.
id RCAP_b169eba98eaf34be2cf7e27248475d1e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape VerdeSazonalidadeTurismo culturalCabo VerdeMarketing turísticoSeasonalityCultural tourismCape VerdeTourism marketingNo contexto atual de globalização e crescente competitividade no sector turístico, torna-se necessário que os destinos turísticos se foquem em fatores de diferenciação da sua oferta. Cabo Verde sempre foi promovido como destino de “Sol e Praia”, o que levou ao desenvolvimento de um turismo de massa, considerado o mais sensível a variação de preços e à sazonalidade. À medida que a procura se altera tanto a oferta turística como as técnicas de marketing se adaptam. Com a evolução das forças do meio envolvente, torna-se necessário encontrar produtos alternativos e promover eixos de diferenciação do destino turístico de Cabo Verde. Cada vez mais o sector turístico ganha proporção na economia do país, sendo responsável atualmente por mais de 20% do PIB nacional. Portanto, é imprescindível gerir e planificar o sector tendo em conta os pontos fracos e as potencialidades do país, bem como monitorar as tendências do mercado de modo a estar consciente das oportunidades e ameças que possam aparecer ao desenvolvimento do mesmo. A sazonalidade é um fenómeno que normalmente afeta o sector turístico, principalmente os destinos de “Sol e Praia”, podendo causar custos, tanto privados como sociais. Assim, o que se propõe nesse trabalho é avaliar a presença da sazonalidade no turismo em Cabo Verde, propondo o desenvolvimento do turismo cultural como forma de reduzir a sazonalidade. Para analisar o efeito da sazonalidade aplicou-se uma análise de regressão linear à base de dados de estatísticas mensais da INECV de 2007 a 2011.In the actual context of globalization and increasing competitiveness in the tourist sector, the tourist destinations must focus on what really differentiates their offer from others. Cape Verde has always been heavily promoted as a “Sun and Sea” destination, which leads to the development of mass tourism, the most sensible segment to prices variation and seasonality. As demand changes emerging new types of tourism, both the touristic offer and marketing techniques must be adapted. With the evolution of the surrounding forces, it becomes necessary to find other alternative products and promote axes of differentiation of Cape Verde’s touristic destination. The tourist sector is increasingly gaining proportion in the country’s economy, currently accounting for over 20% of national GDP. In this sense, it is necessary to manage and plan the sector taking into account the weaknesses and potential of the country as well as monitor the market trends in order to be aware of the opportunities and threats that may appear to the sector development. Seasonality is a phenomenon that usually affects the tourism sector, especially the "Sun and Sea" destinations, which can cause costs, both private and social. So what is proposed in this work is the evaluation of the presence of seasonality in Cape Verde’s tourism, proposing the development of cultural tourism as a way to reduce seasonality. To analyze the effect of seasonality, we have applied a linear regression analysis based on data from INECV monthly statistics of 2007 to 2011.2014-12-02T20:37:37Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8014TID:201036738engBorges, Cilénia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:51.364593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde
title The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde
spellingShingle The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde
Borges, Cilénia Lima
Sazonalidade
Turismo cultural
Cabo Verde
Marketing turístico
Seasonality
Cultural tourism
Cape Verde
Tourism marketing
title_short The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde
title_full The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde
title_fullStr The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde
title_full_unstemmed The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde
title_sort The role of cultural tourism in seasonality reduction: the case of Cape Verde
author Borges, Cilénia Lima
author_facet Borges, Cilénia Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Cilénia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Sazonalidade
Turismo cultural
Cabo Verde
Marketing turístico
Seasonality
Cultural tourism
Cape Verde
Tourism marketing
topic Sazonalidade
Turismo cultural
Cabo Verde
Marketing turístico
Seasonality
Cultural tourism
Cape Verde
Tourism marketing
description No contexto atual de globalização e crescente competitividade no sector turístico, torna-se necessário que os destinos turísticos se foquem em fatores de diferenciação da sua oferta. Cabo Verde sempre foi promovido como destino de “Sol e Praia”, o que levou ao desenvolvimento de um turismo de massa, considerado o mais sensível a variação de preços e à sazonalidade. À medida que a procura se altera tanto a oferta turística como as técnicas de marketing se adaptam. Com a evolução das forças do meio envolvente, torna-se necessário encontrar produtos alternativos e promover eixos de diferenciação do destino turístico de Cabo Verde. Cada vez mais o sector turístico ganha proporção na economia do país, sendo responsável atualmente por mais de 20% do PIB nacional. Portanto, é imprescindível gerir e planificar o sector tendo em conta os pontos fracos e as potencialidades do país, bem como monitorar as tendências do mercado de modo a estar consciente das oportunidades e ameças que possam aparecer ao desenvolvimento do mesmo. A sazonalidade é um fenómeno que normalmente afeta o sector turístico, principalmente os destinos de “Sol e Praia”, podendo causar custos, tanto privados como sociais. Assim, o que se propõe nesse trabalho é avaliar a presença da sazonalidade no turismo em Cabo Verde, propondo o desenvolvimento do turismo cultural como forma de reduzir a sazonalidade. Para analisar o efeito da sazonalidade aplicou-se uma análise de regressão linear à base de dados de estatísticas mensais da INECV de 2007 a 2011.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2014-12-02T20:37:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8014
TID:201036738
url http://hdl.handle.net/10071/8014
identifier_str_mv TID:201036738
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134841237667840