A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11570 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social – variante da comunicação estratégica |
id |
RCAP_7c5b672ea46f438c816470e44fcca6fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação e promoção turística de Cabo VerdeCabo VerdeTurismoMarketing turísticoComunicaçãoPromoção turísticaCape VerdeTourismTourism marketingCommunicationTourism promotionDissertação de Mestrado em Comunicação Social – variante da comunicação estratégicaO turismo é considerado, em muitos países, um dos fatores chaves para o desenvolvimento económico. Atualmente, vários países em vias de desenvolvimento ou emergentes, como é o caso de Cabo Verde, têm vindo a adotar o turismo como uma estratégia para o seu desenvolvimento económico. Cabo Verde é considerado um destino turístico por excelência, com grande potencial. Em virtude dessas potencialidades, a procura turística por parte de vários mercados – (do português inclusive), tem vindo a crescer. Comunicar um destino turístico é uma forma de divulgá-lo, tornando-o conhecido. A notoriedade, a imagem e o posicionamento de um destino podem determinar a preferência do turista no momento de escolha. Assim, parece crucial adequar a comunicação estratégica de um destino às necessidades e motivações de cada segmento de consumidores. É igualmente importante avaliar o resultado da utilização das ferramentas comunicação, através do feedback do público-alvo. É precisamente, sobre a forma como o destino Cabo Verde comunica e como essa comunicação é percebida pelos consumidores que tratamos nesta dissertação. Esta dissertação consiste num estudo exploratório sobre a comunicação e promoção turística de Cabo Verde. Procuramos descrever como se processa a comunicação turística do destino e apurar como ela é avaliada pelo mercado português, tanto dos operadores e agências como do consumidor final. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas a entidades envolvidas na promoção do destino; bem como através da aplicação de questionários a turistas portugueses em Cabo Verde e a portugueses em Lisboa que nunca viajaram para Cabo Verde. Os resultados deste estudo apontam para várias oportunidades de melhoria na comunicação do turismo de Cabo Verde.Tourism is considered in many countries one of the key factors for economic development. Currently, several developing and emerging countries, as Cape Verde, have come to adopt tourism as a strategy for its economic development. Cape Verde is considered a tourist destination with great tourist potential and the market demand from several countries - including the Portuguese - has been growing. Reporting a tourist destination is a way to promote and making it known. The fame, the image and positioning of a destination may determine the preference of tourists at the time of booking a trip. So it seems crucial to suit strategic communication of one destination to the needs and motivations of each customer segment. It is also important to assess the outcome of the communication tools through the audience feedback. It is precisely to study how the Cape Verde destination communicates and how this communication is perceived by consumers that is the main purpose of this dissertation. This dissertation consists of an exploratory study on communication and tourism promotion of Cape Verde. Our main purpose is to describe how Cape Verde is communicated as a tourist destination and determine how it is evaluated by the Portuguese market, both operators and agencies as the final consumer. Data were collected by conducting interviews with entities involved in promoting the destination; as well as through the application of questionnaires to Portuguese tourists in Cape Verde and Portuguese in Lisbon who have never travelled to Cape Verde. The results of this study point to several opportunities for improvement in theInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasFernandes, FilipaRepositório da Universidade de LisboaLima, Louisiene Kristel Santos2016-05-17T16:12:51Z2016-03-142016-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11570TID:201510693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:51.460238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação e promoção turística de Cabo Verde |
title |
A comunicação e promoção turística de Cabo Verde |
spellingShingle |
A comunicação e promoção turística de Cabo Verde Lima, Louisiene Kristel Santos Cabo Verde Turismo Marketing turístico Comunicação Promoção turística Cape Verde Tourism Tourism marketing Communication Tourism promotion |
title_short |
A comunicação e promoção turística de Cabo Verde |
title_full |
A comunicação e promoção turística de Cabo Verde |
title_fullStr |
A comunicação e promoção turística de Cabo Verde |
title_full_unstemmed |
A comunicação e promoção turística de Cabo Verde |
title_sort |
A comunicação e promoção turística de Cabo Verde |
author |
Lima, Louisiene Kristel Santos |
author_facet |
Lima, Louisiene Kristel Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Filipa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Louisiene Kristel Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cabo Verde Turismo Marketing turístico Comunicação Promoção turística Cape Verde Tourism Tourism marketing Communication Tourism promotion |
topic |
Cabo Verde Turismo Marketing turístico Comunicação Promoção turística Cape Verde Tourism Tourism marketing Communication Tourism promotion |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social – variante da comunicação estratégica |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-17T16:12:51Z 2016-03-14 2016-03-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11570 TID:201510693 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11570 |
identifier_str_mv |
TID:201510693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131062583951360 |