A comunicação e promoção turística de Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Louisiene Kristel Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11570
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social – variante da comunicação estratégica
id RCAP_7c5b672ea46f438c816470e44fcca6fd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação e promoção turística de Cabo VerdeCabo VerdeTurismoMarketing turísticoComunicaçãoPromoção turísticaCape VerdeTourismTourism marketingCommunicationTourism promotionDissertação de Mestrado em Comunicação Social – variante da comunicação estratégicaO turismo é considerado, em muitos países, um dos fatores chaves para o desenvolvimento económico. Atualmente, vários países em vias de desenvolvimento ou emergentes, como é o caso de Cabo Verde, têm vindo a adotar o turismo como uma estratégia para o seu desenvolvimento económico. Cabo Verde é considerado um destino turístico por excelência, com grande potencial. Em virtude dessas potencialidades, a procura turística por parte de vários mercados – (do português inclusive), tem vindo a crescer. Comunicar um destino turístico é uma forma de divulgá-lo, tornando-o conhecido. A notoriedade, a imagem e o posicionamento de um destino podem determinar a preferência do turista no momento de escolha. Assim, parece crucial adequar a comunicação estratégica de um destino às necessidades e motivações de cada segmento de consumidores. É igualmente importante avaliar o resultado da utilização das ferramentas comunicação, através do feedback do público-alvo. É precisamente, sobre a forma como o destino Cabo Verde comunica e como essa comunicação é percebida pelos consumidores que tratamos nesta dissertação. Esta dissertação consiste num estudo exploratório sobre a comunicação e promoção turística de Cabo Verde. Procuramos descrever como se processa a comunicação turística do destino e apurar como ela é avaliada pelo mercado português, tanto dos operadores e agências como do consumidor final. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas a entidades envolvidas na promoção do destino; bem como através da aplicação de questionários a turistas portugueses em Cabo Verde e a portugueses em Lisboa que nunca viajaram para Cabo Verde. Os resultados deste estudo apontam para várias oportunidades de melhoria na comunicação do turismo de Cabo Verde.Tourism is considered in many countries one of the key factors for economic development. Currently, several developing and emerging countries, as Cape Verde, have come to adopt tourism as a strategy for its economic development. Cape Verde is considered a tourist destination with great tourist potential and the market demand from several countries - including the Portuguese - has been growing. Reporting a tourist destination is a way to promote and making it known. The fame, the image and positioning of a destination may determine the preference of tourists at the time of booking a trip. So it seems crucial to suit strategic communication of one destination to the needs and motivations of each customer segment. It is also important to assess the outcome of the communication tools through the audience feedback. It is precisely to study how the Cape Verde destination communicates and how this communication is perceived by consumers that is the main purpose of this dissertation. This dissertation consists of an exploratory study on communication and tourism promotion of Cape Verde. Our main purpose is to describe how Cape Verde is communicated as a tourist destination and determine how it is evaluated by the Portuguese market, both operators and agencies as the final consumer. Data were collected by conducting interviews with entities involved in promoting the destination; as well as through the application of questionnaires to Portuguese tourists in Cape Verde and Portuguese in Lisbon who have never travelled to Cape Verde. The results of this study point to several opportunities for improvement in theInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasFernandes, FilipaRepositório da Universidade de LisboaLima, Louisiene Kristel Santos2016-05-17T16:12:51Z2016-03-142016-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11570TID:201510693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:51.460238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
title A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
spellingShingle A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
Lima, Louisiene Kristel Santos
Cabo Verde
Turismo
Marketing turístico
Comunicação
Promoção turística
Cape Verde
Tourism
Tourism marketing
Communication
Tourism promotion
title_short A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
title_full A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
title_fullStr A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
title_full_unstemmed A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
title_sort A comunicação e promoção turística de Cabo Verde
author Lima, Louisiene Kristel Santos
author_facet Lima, Louisiene Kristel Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Filipa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Louisiene Kristel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cabo Verde
Turismo
Marketing turístico
Comunicação
Promoção turística
Cape Verde
Tourism
Tourism marketing
Communication
Tourism promotion
topic Cabo Verde
Turismo
Marketing turístico
Comunicação
Promoção turística
Cape Verde
Tourism
Tourism marketing
Communication
Tourism promotion
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social – variante da comunicação estratégica
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-17T16:12:51Z
2016-03-14
2016-03-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11570
TID:201510693
url http://hdl.handle.net/10400.5/11570
identifier_str_mv TID:201510693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131062583951360