Musicoterapia em escola inclusiva : integração e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Catarina Isabel Nunes Lourenço de, 1978-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6727
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022
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spelling Musicoterapia em escola inclusiva : integração e intervençãoCrianças com distúrbios do espectro do autismoDistúrbios de ajustamento nas criançasCrianças com deficiênciaEducação inclusivaEducação especialMusicoterapia para criançasMusicoterapia - Prática profissionalAgrupamento de Escolas Ruy Belo (Queluz, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Criagente (Monte Abraão, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022Exame público realizado em 20 de Janeiro de 2023O presente relatório visa a descrição de trabalho realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa, em contexto de escola inclusiva. O estágio decorreu de outubro de 2019 a julho de 2020, na Associação Criagente, em parceria com o Agrupamento de Escolas Ruy Belo. A intervenção em musicoterapia teve como população-alvo, crianças em idade pré escolar ou a frequentar o 1º ciclo elegíveis para medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, com diagnóstico ou sinais evidentes de perturbação do espetro do autismo, perturbações emocionais e do comportamento ou perturbações no desenvolvimento intelectual e motor. Semanalmente, foram realizadas sessões individuais com nove crianças e sessões com uma turma, em inclusão. Procedeu-se a uma avaliação inicial e final utilizando a escala The Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP), recorrendo-se também à observação direta e ao questionário adaptado da Ficha Musicoterapêutica de Rolando Benenzon (1985) e da escala Music in Everyday Life – MEL, de Gottfried, Thompson, Elefant e Gold (2018), como forma de avaliação qualitativa. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que houve melhorias na maioria dos domínios avaliados, sendo crucial a articulação e integração do musicoterapeuta na equipa multidisciplinar que intervém diretamente com as crianças, seja em período de atividades letivas ou não letivas. Faz-se ainda referência a pequena intervenção na área da ação social e comunitária, numa parceria da Associação Criagente com o Projeto Raízes.This report aims to describe the work carried out within the scope of the curricular internship of the Master in Music Therapy at Lusíada University of Lisbon, in the context of an inclusive school. The internship took place from October 2019 to July 2020, at Associação Criagente, in partnership with Agrupamento de Escolas Ruy Belo. The music therapy intervention had as its target population children of pre-school age or those attending the 1st cycle eligible for additional measures to support learning and inclusion under Decree-Law No. 54/2018, from July 6th, with diagnosis or evident signs of autism spectrum disorder, emotional and behavioral disorders, or intellectual and motor development disorders. Individual sessions were held with nine children and group sessions for inclusion every week. An initial and final assessment was carried out using the The Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) scale, also using direct observation and a questionnaire adapted from the Music Therapy Sheet by Rolando Benenzon (1985) and the Music in Everyday Life scale – MEL, by Gottfried, Thompson, Elefant and Gold (2018), as a form of qualitative assessment. The results obtained allow us to conclude that there were improvements in most of the evaluated domains, being crucial the articulation and integration of the music therapist in the multidisciplinary team that intervenes directly with the children, whether during teaching or non-teaching activities. Reference is also made to a small intervention in the area of social and community action, in a partnership between Associação Criagente and Projeto Raízes.2023-01-23T20:30:13Z2023-01-232022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6727http://hdl.handle.net/11067/6727TID:203189582porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Catarina Isabel Nunes Lourenço de, 1978-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:42:26Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:23.448150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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