Musicoterapia com crianças e jovens em acolhimento institucional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/824 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 |
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Musicoterapia com crianças e jovens em acolhimento institucionalMusicoterapia para criançasMusicoterapia para adolescentesMusicoterapia - Prática profissionalFundação O Século (Estoril, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 7 de Março de 2014O presente relatório tem como objetivo descrever o estágio que decorreu entre outubro de 2012 e junho de 2013 no âmbito do mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa nos dois lares de acolhimento à infância e juventude da Fundação “O Século” que acolhe crianças e jovens em perigo. A pesquisa teórica e empírica efetuada permitiu apurar a necessidade de atenuar os danos provocados às crianças e jovens que são institucionalizados. Estes danos traduzem-se em problemas de atraso de desenvolvimento, problemas cognitivos e de linguagem, dificuldades no relacionamento social com outras crianças e adultos e comportamentos sociais de risco (Canha, 2002, citado por Reis, 2007). A música permite contactar com a vida afetiva do paciente de forma menos ameaçadora que a linguagem verbal (Carvalho, 2012). Visto que as crianças e jovens no geral apresentam uma forte e próxima relação com a música (Skewes, 2001), a musicoterapia, que tem como ferramenta principal o uso profissional da música e dos seus elementos, poderá apresentar-se como um meio de trabalho terapêutico. O objetivo do presente estágio foi a criação e promoção de um espaço, alternativo às abordagens tradicionais, onde se pudessem realizar sessões de musicoterapia com o objetivo de promover a reparação de alguns dos danos emocionais. Foram estruturadas sessões de musicoterapia individuais com seis jovens e com dois grupos, de ambos lares. Os resultados, verificados através de uma análise qualitativa e continuada dos dados de observação clínica, traduziram-se, entre outros, no aumento da autoconfiança, aumento do grau de autonomia, melhorias nas competências de relacionamento social e aumento da estabilidade emocional. Considera-se pertinente a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido.2014-03-14T13:31:33Z2014-03-142014-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/824http://hdl.handle.net/11067/824TID:201145693porGonçalves, Maria Joana da Veiga Teixeira Telo, 1984-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:21Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:13.553191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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