Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2061 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para a partilha do conhecimento sobre o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário” que interfere nos formandos, após a frequência de acções de formação profissional. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica, sistematizou-se uma revisão geral da literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário”, no formando após ter frequentado acções de formação. Na segunda parte, apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influência o formando/colaborador. O estudo deu origem a contribuições tóricas, empíricas e práticas que importa destacar a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de acções de formação. No que concerne ao nível empírico, o trabalho pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a relação entre o desenvolvimento do efeito de sociabilidade e do efeito do plano do imaginário no formando. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho. |
id |
RCAP_b16e30d06c64e8efa891b86ca77d5af2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2061 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalhoFormação ProfissionalAquisição de competênciasDesenvolvimento de competênciasEfeito de sociabilidadeEfeito no Plano do ImaginárioProfessional TrainingAcquisition of skillsDevelopment of SkillsSociability EffectImaginary Plane EffectO presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para a partilha do conhecimento sobre o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário” que interfere nos formandos, após a frequência de acções de formação profissional. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica, sistematizou-se uma revisão geral da literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário”, no formando após ter frequentado acções de formação. Na segunda parte, apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influência o formando/colaborador. O estudo deu origem a contribuições tóricas, empíricas e práticas que importa destacar a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de acções de formação. No que concerne ao nível empírico, o trabalho pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a relação entre o desenvolvimento do efeito de sociabilidade e do efeito do plano do imaginário no formando. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho.The present assignment’s main objective is to contribute to sharing the knowledge on the “sociability effect and the imaginary plane effect” that interfere with trainees following professional training actions. This thesis is divided into two parts: theoretically a general revision of literature on the effects of professional training was systematized, with special relevance given to the sociability effect and the imaginary plane effect” in trainees following professional training actions. Secondly, a study is introduced where all this problematic is empirically analyzed, bearing in mind that professional training is a process through which individuals acquire the abilities and skills to perform their professional duties, and that the acquisition of abilities in a professional surrounding influences the trainee/collaborator. The study gave way to theoretical, empirical and practical contributions from which it is possible to give relevance to the implications of the effects of professional training in a work environment following training actions. At an empirical level the study may contribute to the enrichment of existing literature, underlining the relationship between the development of the sociability effect and the imaginary plane effect in the trainee. Regarding practical implications, the results obtained suggest some relevant strategies to increase the referred effects of professional training in a work context.2010-09-02T14:08:04Z2010-09-02T00:00:00Z2010-09-022009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2061porMarques, Joaquim Manuel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:47.215145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho |
title |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho |
spellingShingle |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho Marques, Joaquim Manuel Fernandes Formação Profissional Aquisição de competências Desenvolvimento de competências Efeito de sociabilidade Efeito no Plano do Imaginário Professional Training Acquisition of skills Development of Skills Sociability Effect Imaginary Plane Effect |
title_short |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho |
title_full |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho |
title_fullStr |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho |
title_full_unstemmed |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho |
title_sort |
Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho |
author |
Marques, Joaquim Manuel Fernandes |
author_facet |
Marques, Joaquim Manuel Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Joaquim Manuel Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissional Aquisição de competências Desenvolvimento de competências Efeito de sociabilidade Efeito no Plano do Imaginário Professional Training Acquisition of skills Development of Skills Sociability Effect Imaginary Plane Effect |
topic |
Formação Profissional Aquisição de competências Desenvolvimento de competências Efeito de sociabilidade Efeito no Plano do Imaginário Professional Training Acquisition of skills Development of Skills Sociability Effect Imaginary Plane Effect |
description |
O presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para a partilha do conhecimento sobre o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário” que interfere nos formandos, após a frequência de acções de formação profissional. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica, sistematizou-se uma revisão geral da literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário”, no formando após ter frequentado acções de formação. Na segunda parte, apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influência o formando/colaborador. O estudo deu origem a contribuições tóricas, empíricas e práticas que importa destacar a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de acções de formação. No que concerne ao nível empírico, o trabalho pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a relação entre o desenvolvimento do efeito de sociabilidade e do efeito do plano do imaginário no formando. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2010-09-02T14:08:04Z 2010-09-02T00:00:00Z 2010-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/2061 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/2061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134870360817664 |