Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joaquim Manuel Fernandes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2061
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para a partilha do conhecimento sobre o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário” que interfere nos formandos, após a frequência de acções de formação profissional. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica, sistematizou-se uma revisão geral da literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário”, no formando após ter frequentado acções de formação. Na segunda parte, apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influência o formando/colaborador. O estudo deu origem a contribuições tóricas, empíricas e práticas que importa destacar a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de acções de formação. No que concerne ao nível empírico, o trabalho pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a relação entre o desenvolvimento do efeito de sociabilidade e do efeito do plano do imaginário no formando. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho.
id RCAP_b16e30d06c64e8efa891b86ca77d5af2
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da formação profissional em contexto de trabalhoFormação ProfissionalAquisição de competênciasDesenvolvimento de competênciasEfeito de sociabilidadeEfeito no Plano do ImaginárioProfessional TrainingAcquisition of skillsDevelopment of SkillsSociability EffectImaginary Plane EffectO presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para a partilha do conhecimento sobre o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário” que interfere nos formandos, após a frequência de acções de formação profissional. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica, sistematizou-se uma revisão geral da literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário”, no formando após ter frequentado acções de formação. Na segunda parte, apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influência o formando/colaborador. O estudo deu origem a contribuições tóricas, empíricas e práticas que importa destacar a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de acções de formação. No que concerne ao nível empírico, o trabalho pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a relação entre o desenvolvimento do efeito de sociabilidade e do efeito do plano do imaginário no formando. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho.The present assignment’s main objective is to contribute to sharing the knowledge on the “sociability effect and the imaginary plane effect” that interfere with trainees following professional training actions. This thesis is divided into two parts: theoretically a general revision of literature on the effects of professional training was systematized, with special relevance given to the sociability effect and the imaginary plane effect” in trainees following professional training actions. Secondly, a study is introduced where all this problematic is empirically analyzed, bearing in mind that professional training is a process through which individuals acquire the abilities and skills to perform their professional duties, and that the acquisition of abilities in a professional surrounding influences the trainee/collaborator. The study gave way to theoretical, empirical and practical contributions from which it is possible to give relevance to the implications of the effects of professional training in a work environment following training actions. At an empirical level the study may contribute to the enrichment of existing literature, underlining the relationship between the development of the sociability effect and the imaginary plane effect in the trainee. Regarding practical implications, the results obtained suggest some relevant strategies to increase the referred effects of professional training in a work context.2010-09-02T14:08:04Z2010-09-02T00:00:00Z2010-09-022009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2061porMarques, Joaquim Manuel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:47.215145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
title Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
spellingShingle Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
Marques, Joaquim Manuel Fernandes
Formação Profissional
Aquisição de competências
Desenvolvimento de competências
Efeito de sociabilidade
Efeito no Plano do Imaginário
Professional Training
Acquisition of skills
Development of Skills
Sociability Effect
Imaginary Plane Effect
title_short Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
title_full Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
title_fullStr Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
title_full_unstemmed Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
title_sort Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
author Marques, Joaquim Manuel Fernandes
author_facet Marques, Joaquim Manuel Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Joaquim Manuel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional
Aquisição de competências
Desenvolvimento de competências
Efeito de sociabilidade
Efeito no Plano do Imaginário
Professional Training
Acquisition of skills
Development of Skills
Sociability Effect
Imaginary Plane Effect
topic Formação Profissional
Aquisição de competências
Desenvolvimento de competências
Efeito de sociabilidade
Efeito no Plano do Imaginário
Professional Training
Acquisition of skills
Development of Skills
Sociability Effect
Imaginary Plane Effect
description O presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para a partilha do conhecimento sobre o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário” que interfere nos formandos, após a frequência de acções de formação profissional. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica, sistematizou-se uma revisão geral da literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário”, no formando após ter frequentado acções de formação. Na segunda parte, apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influência o formando/colaborador. O estudo deu origem a contribuições tóricas, empíricas e práticas que importa destacar a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de acções de formação. No que concerne ao nível empírico, o trabalho pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a relação entre o desenvolvimento do efeito de sociabilidade e do efeito do plano do imaginário no formando. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-09-02T14:08:04Z
2010-09-02T00:00:00Z
2010-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2061
url http://hdl.handle.net/10071/2061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134870360817664