A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Anabela Maria Cardoso da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4405
Resumo: Apresentação no âmbito da Dissertação de Mestrado Orientador: Doutora Alcina Dias
id RCAP_b1884cb6dc2cfe5daa9469c3821ae71b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment frameworkAutoavaliaçãoDesempenhoQualidadeMelhoria contínuaContinuous improvementPerformanceQualitySelf-assessmentApresentação no âmbito da Dissertação de Mestrado Orientador: Doutora Alcina DiasA Administração Pública tem sido alvo de diversas modernizações e mudanças, através das quais foram introduzidas novas ferramentas de gestão e adotadas novas filosofias, nomeadamente ao nível da autoavaliação e da promoção da melhoria contínua da Qualidade dos serviços prestados. A qualidade é um dos pilares fundamentais da vida das Organizações e das Sociedades atuais, e mais do que um conceito é uma filosofia de gestão. A adoção desta filosofia nos serviços públicos pressupõe um esforço significativo de mudança nos padrões culturais vigentes na Administração Pública. O modelo de Estrutura Comum de Avaliação (CAF) foi criado com o objetivo de introduzir na Administração Pública os princípios da Gestão da Qualidade Total, nomeadamente, uma cultura de avaliação e melhoria contínua. Assim, a avaliação e autoavaliação do desempenho da Administração Pública tem ganho uma relevância crescente, no sentido de garantir um progresso permanente, o qual só é realizável através de uma reflexão acerca dos procedimentos implantados, que se propõem a suprir as necessidades e a dar resposta às exigências da sociedade atual. Neste contexto, o presente trabalho pretendeu desenvolver uma metodologia que evidenciasse que a aplicação do modelo CAF no serviço em estudo ajudou a promover o aumento da qualidade e consequentemente o aumento da satisfação dos clientes utilizadores do serviço. A metodologia desenvolvida foi aplicada através de um caso de estudo relativo ao serviço de Contas Correntes do Instituto da Segurança Social, I.P. do Porto. Como principais conclusões deste trabalho, ficou demostrado que, a aplicação do modelo CAF, proporciona um conjunto de instrumentos muito úteis, para o desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade do serviço público, bem como conduz ao aumento da satisfação dos clientes relativamente ao serviço prestado.Portuguese Public Administration has suffered several modernizations and changes, through which new management instruments and philosophy have been introduced, namely at the levels of self-evaluation and continuous improvement of the quality of the services provided. Quality is a management philosophy that has became fundamental for the current functioning of any Organization. The adoption of this philosophy in public services requires a significant effort to change the cultural patterns prevailing in Public Administration. The Common Assessment Framework (CAF) was created to introduce Total Quality Management principles in the Public Administration, mostly an assessment and continuous improvement culture. Thus, the assessment and self-assessment of the Public Administration performance has become more relevant in the sense that it guarantees a permanent progress. This is only possible by means of a reflection on the implemented practice, in order to meet the needs and respond to the demands of today`s society. In this context, the present work aims to develop a methodology that showed that the application of the CAF model helped to promote quality and consequently the increase of customer satisfaction service users. The methodology was theoretically developed, and used a questionnaire in the Current Accounts Service of the Portuguese Social Security, P.I. As main conclusions of this work one may state: the CAF model provides a set of very useful tools for the development of procedures that will improve the quality of public services, as well as leading to increased customer satisfaction.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCastro, Anabela Maria Cardoso da Silva2014-05-30T07:49:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4405TID:201633140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:17.405678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework
title A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework
spellingShingle A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework
Castro, Anabela Maria Cardoso da Silva
Autoavaliação
Desempenho
Qualidade
Melhoria contínua
Continuous improvement
Performance
Quality
Self-assessment
title_short A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework
title_full A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework
title_fullStr A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework
title_full_unstemmed A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework
title_sort A Qualidade na administração pública e a CAF – Common assessment framework
author Castro, Anabela Maria Cardoso da Silva
author_facet Castro, Anabela Maria Cardoso da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Anabela Maria Cardoso da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
Desempenho
Qualidade
Melhoria contínua
Continuous improvement
Performance
Quality
Self-assessment
topic Autoavaliação
Desempenho
Qualidade
Melhoria contínua
Continuous improvement
Performance
Quality
Self-assessment
description Apresentação no âmbito da Dissertação de Mestrado Orientador: Doutora Alcina Dias
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-05-30T07:49:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/4405
TID:201633140
url http://hdl.handle.net/10400.22/4405
identifier_str_mv TID:201633140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131346497437696