Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9812 |
Resumo: | Na presente dissertação é feita uma reflexão sobre a corrente estética da música nova/experimental e sobre os modelos pedagógicos que a ela estão relacionados. É proposto o Modelo Teórico para o Desenvolvimento da Criatividade que se baseia na experimentação tácita e na integração de um contexto musical ou imaginário na experiência pessoal. Este modelo permite ainda desenvolver a permeabilidade das funções intérpreteimprovisador- compositor nos alunos de instrumento. |
id |
RCAP_b19bd86c235d436b8a7b311dfdd8502e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumentalEducação musicalMúsica experimentalCriatividadeNa presente dissertação é feita uma reflexão sobre a corrente estética da música nova/experimental e sobre os modelos pedagógicos que a ela estão relacionados. É proposto o Modelo Teórico para o Desenvolvimento da Criatividade que se baseia na experimentação tácita e na integração de um contexto musical ou imaginário na experiência pessoal. Este modelo permite ainda desenvolver a permeabilidade das funções intérpreteimprovisador- compositor nos alunos de instrumento.This dissertation presents a reflection on new/experimental music aesthetics, as well as on associated pedagogical models. The Theoretical Model for the Development of Creativity is proposed with the following aims: (a) integrate embodied exploration of a musical or imaginary context into personal experience; (b) integrate interpretation, improvisation and performance-based composition in a transdisciplinary way into instrumental teaching.Universidade de Aveiro2013-03-04T12:40:18Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9812porGonçalves, Maria da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:59Zoai:ria.ua.pt:10773/9812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:34.059608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental |
title |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental |
spellingShingle |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental Gonçalves, Maria da Rocha Educação musical Música experimental Criatividade |
title_short |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental |
title_full |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental |
title_fullStr |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental |
title_full_unstemmed |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental |
title_sort |
Criatividade tácita e experimental no ensino instrumental |
author |
Gonçalves, Maria da Rocha |
author_facet |
Gonçalves, Maria da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Música experimental Criatividade |
topic |
Educação musical Música experimental Criatividade |
description |
Na presente dissertação é feita uma reflexão sobre a corrente estética da música nova/experimental e sobre os modelos pedagógicos que a ela estão relacionados. É proposto o Modelo Teórico para o Desenvolvimento da Criatividade que se baseia na experimentação tácita e na integração de um contexto musical ou imaginário na experiência pessoal. Este modelo permite ainda desenvolver a permeabilidade das funções intérpreteimprovisador- compositor nos alunos de instrumento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-03-04T12:40:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9812 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137517476249600 |