Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Diogo Alexandre Rey
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57005
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_b1a3fdade04100e3bd4f622b5ec4bd92
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusivaFormação de adultosLiteracia digitalInclusãoRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório é resultado do estágio curricular que decorreu durante o período de setembro de 2021 a maio de 2022, no Departamento de Desenvolvimento e Formação da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na especialização em Desenvolvimento Social e Cultural, do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. O estágio teve como principal objetivo participar, acompanhar e auxiliar nos projetos do próprio Departamento, com o intuito de provocar nos discentes mudanças, possibilitando o desenvolvimento de aprendizagens decorrentes da sua interação com o meio. O estágio centrou-se em dinâmicas de educação e formação de adultos promotores de literacia digital. Ao longo do estágio participei em diversos projetos no domínio da formação de adultos, nomeadamente, no projeto PILD, centrado na literacia digital de adultos, no processo de reconhecimento e validação de competências do Centro Qualifica, e no projeto “Secundário para Todos”. Essa participação baseou-se, sobretudo, na integração em dinâmicas geridas pela equipa do Departamento, na frequência, conceção e dinamização de formação, e na organização e criação de conteúdos. As dinâmicas do estágio foram analisadas à luz da fundamentação teórica focada em dois campos, um primeiro, na educação e formação de adultos e, um segundo, na literacia digital de adultos., a partir de autores como Rui Canário, David Kolb, Paulo Freire, António Nóvoa, Joaquim Pintassilgo, Kurt Lewin, Jean Piaget, John Dewey, Carmen Cavaco, Joana Viana, Fernando Costa, Ana Benavente e Patrícia Ávila. O relatório de estágio encontra-se dividido em dois capítulos: o primeiro, sobre a fundamentação teórica que permite enquadrar a dinâmica do estágio, sobre educação e formação de adultos e literacia digital de adultos. O segundo capítulo apresenta a descrição e análise das atividades que foram realizadas ao longo do estágio, assim como a explicitação das aprendizagens e das dificuldades sentidas. Este estágio permitiu uma compreensão mais aprofundada do mercado de trabalho dentro da minha área de estudo, dando-me possibilidade de conceber e implementar uma formação com adultos, o que foi importante para perceber os meus interesses e projetos profissionais. Tendo em conta que já trabalho em interação com pessoas, este estágio permitiu-me ter um novo sentido de atividades profissionais com a dimensão relacional, permitindo-me sentir que para ingressar neste percurso não iria trabalhar para o público, mas sim com o público, penso que isto foi a aprendizagem mais enriquecedora que levo comigo deste estágio.The current report is the result of the curricular internship that was developed between the time period of september 2021 throughout may 2022, taken place in Lisbon City Council on the Formation and Development Department. Within the scope of the Cultural and Social Development Master´s programme from Education and Formation Course, in the Education Institute from Lisbon University. The main objective of the internship was to participate, follow and help with the projects within the scope of that same Department with the purpose of triggering changes within the student, allowing the development of knowledge due to the interaction with the environment. The internship focused on adult technological education and formation dynamics that promoted Digital Literacy. Throughout the internship i've participated and collaborated in many projects within the purpose of training adults, particularly in PILD project, focused on adult digital literacy, in the process of recognitions and validation of skills from the Centro Qualifica, and in the project “Secundário para Todos”. These internship dynamics were being developed in the scope of theoretical foundation focused on adults within two fields, the first being Education and Formation and the second being adult digital literacy coming from authors suchs as Rui Canário, David Kolb, Paulo Freire, António Nóvoa, Joaquim Pintassilgo, Kurt Lewin, Jean Piaget, John Dewey, Carmen Cavaco, Joana Viana, Fernando Costa, Ana Benavente e Patrícia Ávila. The report is split in two major chapters, being the first about the theoretical foundation that fits in the internship dynamic, about education and adult training and adult digital literacy. While the second chapter contains the description of all the activities that were made over the internship as well as their analysis, also counting with the detailed description of the apprenticeships and difficulties that were felt. This internship allowed an in-depth comprehension of the world of work inside of my area of studies, giving me the possibility of making a training course for adults. Taking into account that I already work for the public, this internship allowed me to have a new perspective of professional activities in the same scope. Allowing me to feel that going into this path I wouldn't work for the public but with the public, and I genuinely think that that was the most enriching knowledge I took with me from this internship.Cavaco, Carmen, 1970-Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaBaptista, Diogo Alexandre Rey2023-04-04T13:46:43Z20222022-10-072022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57005porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:29.279868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva
title Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva
spellingShingle Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva
Baptista, Diogo Alexandre Rey
Formação de adultos
Literacia digital
Inclusão
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva
title_full Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva
title_fullStr Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva
title_full_unstemmed Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva
title_sort Formação de adultos e literacia digital : promoção de uma sociedade mais inclusiva
author Baptista, Diogo Alexandre Rey
author_facet Baptista, Diogo Alexandre Rey
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Diogo Alexandre Rey
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Literacia digital
Inclusão
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação de adultos
Literacia digital
Inclusão
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-07
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-04T13:46:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57005
url http://hdl.handle.net/10451/57005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134628366254080