Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57195
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_f8b79e50ec29de2c0a6d90342ebc51ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?Desenvolvimento das competênciasLiteracia digitalFormação de adultosInclusão digitalTrabalhos de projeto de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO trabalho de projeto que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação na área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais e tem como propósito estudar os aspetos essenciais que precisam ser considerados no desenho de um módulo de formação online destinado a adultos considerando as suas competências no domínio da literacia digital com vista a apresentar uma proposta para um módulo de formação online destinado a adultos que frequentam cursos de Formação Modular Certificada. Este projeto foi desenvolvido no contexto de um Centro de Formação Profissional da área de Lisboa, do qual faço parte como formadora e tutora. Para estudar os aspetos essenciais que precisam ser considerados no desenho de um módulo de formação online distribuiu-se um questionário aos formandos do Centro de Formação Profissional, com o objetivo de realizarem uma autoanálise acerca das suas competências digitais. Além do questionário foram realizadas entrevistas a inquiridos através do questionário, de forma a entender, explorar e aprofundar alguns dos resultados do questionário e fazer um levantamento de dificuldades e necessidades sentidas no domínio das competências digitais. Com base na análise dos resultados do questionário e das entrevistas, elaborou-se uma proposta de um módulo de formação online. Este é um módulo de ambientação com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências no domínio da literacia digital e contribuir para melhorar o nível de preparação dos formandos de forma que estes sintam menos dificuldades no processo de aprendizagem ao longo dos cursos que frequentam. Os resultados revelam que os formandos possuem diferentes níveis de proficiência no que refere às suas competências digitais e que revelam algumas dificuldades na interpretação das atividades, resolução de problemas como a utilização criativa de tecnologias digitais, criação de conteúdo digital e expressarem-se através desse mesmo conteúdo. Neste sentido planificou-se uma proposta de um módulo de ambientação de curta duração para ser aplicado em contexto de formação modular certificada online, sendo estruturado de acordo com os princípios das 5 etapas do “Modelo de Ensino e Aprendizagem” de Gilly Salmon (2007).The project work presented arises within the scope of the Master in Education in the area of specialty in Education and Digital Technologies and aims to study the essential aspects that need to be considered in the design of an online training module aimed at adults considering their skills in the field of digital literacy with a view to presenting a proposal for an online training module aimed at adults who attend Certified Modular Training courses. This project was developed in the context of a Vocational Training Center in the Lisbon area, which I am part of as a trainer and tutor. To study the essential aspects that need to be considered in the design of an online training module, a questionnaire was distributed to the trainees of the Vocational Training Center, in order to carry out a self-analysis about their digital skills. In addition to the questionnaire, interviews were carried out with respondents through the questionnaire, in order to understand, explore and deepen some of the results of the questionnaire and to survey the difficulties and needs felt in the field of digital skills. Based on the analysis of the results of the questionnaire and the interviews, a proposal was made for an online training module. This is an acclimatization module with the aim of promoting the development of skills in the field of digital literacy and contributing to improve the trainees' level of preparation so that they experience less difficulties in the learning process throughout the courses they attend. The results reveal that the trainees have different levels of proficiency with regard to their digital skills and that they reveal some difficulties in interpreting activities, solving problems such as the creative use of digital technologies, creating digital content and expressing themselves through it. contents. In this sense, a proposal for a short-term adaptation module was planned to be applied in the context of online certified modular training, being structured according to the principles of the 5 stages of Gilly 's "Teaching and Learning Model". Salmon (2007).Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaCharrua, Magda Cristina Diniz Faleiro2023-04-19T13:58:04Z20222022-10-132022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57195TID:203287576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:38.392399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?
title Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?
spellingShingle Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?
Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro
Desenvolvimento das competências
Literacia digital
Formação de adultos
Inclusão digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?
title_full Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?
title_fullStr Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?
title_full_unstemmed Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?
title_sort Formação modular certificada online para conclusão do nível de ensino secundário : como adequar às competências de literacia digital dos adultos?
author Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro
author_facet Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento das competências
Literacia digital
Formação de adultos
Inclusão digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento das competências
Literacia digital
Formação de adultos
Inclusão digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-13
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-19T13:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57195
TID:203287576
url http://hdl.handle.net/10451/57195
identifier_str_mv TID:203287576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134630021955584