Propostas de investigação sobre o ambiente natural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4716 |
Resumo: | Num mundo caracterizado por uma exploração descontrolada da natureza e pela degradação crescente do ambiente, a escola tem um importante papel a desempenhar, não somente na transmissão de conhecimentos mas também no desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, de atitudes e de valores que facilitem o envolvimento dos cidadãos na resolução desses problemas. Esta brochura, destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta um conjunto diversificado de propostas de investigação sobre o ambiente natural e os factores que afectam o seu equilí- brio. As propostas apresentadas incluem: a) Instrumentos de planeamento de actividades experimentais destinados aos alunos. b) Instrumentos de registo de observações/resultados destinados aos alunos. c) Instrumentos de avaliação de competências centrados em diferentes aspectos das actividades. d) Articulações com o Projecto e-Escolinha, que estimulam a utilização de ferramentas incluídas no portátil Magalhães. À semelhança dos materiais produzidos no âmbito do Programa de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências, as propostas devem ser adaptadas de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças. |
id |
RCAP_b1a696ee040d11ddb280cc857b05a711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4716 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Propostas de investigação sobre o ambiente naturalActividades investigativasActividades práticasActividades experimentaisEstudo do meioEducação em ciênciaNum mundo caracterizado por uma exploração descontrolada da natureza e pela degradação crescente do ambiente, a escola tem um importante papel a desempenhar, não somente na transmissão de conhecimentos mas também no desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, de atitudes e de valores que facilitem o envolvimento dos cidadãos na resolução desses problemas. Esta brochura, destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta um conjunto diversificado de propostas de investigação sobre o ambiente natural e os factores que afectam o seu equilí- brio. As propostas apresentadas incluem: a) Instrumentos de planeamento de actividades experimentais destinados aos alunos. b) Instrumentos de registo de observações/resultados destinados aos alunos. c) Instrumentos de avaliação de competências centrados em diferentes aspectos das actividades. d) Articulações com o Projecto e-Escolinha, que estimulam a utilização de ferramentas incluídas no portátil Magalhães. À semelhança dos materiais produzidos no âmbito do Programa de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências, as propostas devem ser adaptadas de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças.Texto EditoresRepositório da Universidade de LisboaReis, Pedro2011-12-27T14:49:22Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4716porReis, P. (2009). Propostas de investigação sobre o ambiente natural. Colecção Kit Pedagógico 1.º Ciclo. Lisboa: Texto Editores.978-111-11-2500-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:13.475662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas de investigação sobre o ambiente natural |
title |
Propostas de investigação sobre o ambiente natural |
spellingShingle |
Propostas de investigação sobre o ambiente natural Reis, Pedro Actividades investigativas Actividades práticas Actividades experimentais Estudo do meio Educação em ciência |
title_short |
Propostas de investigação sobre o ambiente natural |
title_full |
Propostas de investigação sobre o ambiente natural |
title_fullStr |
Propostas de investigação sobre o ambiente natural |
title_full_unstemmed |
Propostas de investigação sobre o ambiente natural |
title_sort |
Propostas de investigação sobre o ambiente natural |
author |
Reis, Pedro |
author_facet |
Reis, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actividades investigativas Actividades práticas Actividades experimentais Estudo do meio Educação em ciência |
topic |
Actividades investigativas Actividades práticas Actividades experimentais Estudo do meio Educação em ciência |
description |
Num mundo caracterizado por uma exploração descontrolada da natureza e pela degradação crescente do ambiente, a escola tem um importante papel a desempenhar, não somente na transmissão de conhecimentos mas também no desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, de atitudes e de valores que facilitem o envolvimento dos cidadãos na resolução desses problemas. Esta brochura, destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta um conjunto diversificado de propostas de investigação sobre o ambiente natural e os factores que afectam o seu equilí- brio. As propostas apresentadas incluem: a) Instrumentos de planeamento de actividades experimentais destinados aos alunos. b) Instrumentos de registo de observações/resultados destinados aos alunos. c) Instrumentos de avaliação de competências centrados em diferentes aspectos das actividades. d) Articulações com o Projecto e-Escolinha, que estimulam a utilização de ferramentas incluídas no portátil Magalhães. À semelhança dos materiais produzidos no âmbito do Programa de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências, as propostas devem ser adaptadas de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2011-12-27T14:49:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4716 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, P. (2009). Propostas de investigação sobre o ambiente natural. Colecção Kit Pedagógico 1.º Ciclo. Lisboa: Texto Editores. 978-111-11-2500-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Texto Editores |
publisher.none.fl_str_mv |
Texto Editores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134189107281920 |