Propostas de investigação sobre os seres vivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Pedro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4715
Resumo: Todos os seres vivos estão bem adaptados aos locais onde vivem, apresentando características que lhes permitem sobreviver em determinadas condições de temperatura, de humidade, de luminosidade, etc. Estes factores do meio, que variam de zona para zona e com o decorrer das estações do ano, afectam muito a vida e a distribuição dos seres vivos. Por exemplo, alguns seres vivos só conseguem viver em ambientes muito secos; outros apenas conseguem viver em ambientes muito húmidos. Esta brochura centra-se no estudo das adaptações de alguns animais aos factores do ambiente em que vivem e inclui propostas de investigação diversificadas, para a área de Estudo do Meio, destinadas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As propostas apresentadas, nas quais as actividades experimentais assumem especial relevo, incluem: a) Instrumentos de planeamento de actividades experimentais. b) Instrumentos de registo de observações/resultados destinados aos alunos. c) Instrumentos de avaliação de competências centrados em diferentes aspectos das actividades. d) Articulações com o Projecto e-Escolinha, que estimulam a utilização de ferramentas incluídas no portátil Magalhães. À semelhança dos materiais produzidos no âmbito do Programa de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências, as propostas devem ser adaptadas de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças. O professor deverá iniciar esta temática discutindo as ideias prévias das crianças sobre os factores ambientais indispensáveis à vida de plantas e animais concretos (por exemplo, uma alface e um coelho). As ideias principais deverão ser registadas no quadro. Antes da realização das experiências sugeridas, os alunos devem efectuar previsões acerca dos resultados que esperam obter. Depois da realização das actividades, os alunos deverão discutir a correcção das suas previsões. Os resultados obtidos devem ser registados sob a forma de um relatório ilustrado com desenhos.
id RCAP_db2f6f2346ead243c65e20da4334c8f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propostas de investigação sobre os seres vivosActividades investigativasActividades práticasActividades experimentaisEstudo do meioEducação em ciênciaTodos os seres vivos estão bem adaptados aos locais onde vivem, apresentando características que lhes permitem sobreviver em determinadas condições de temperatura, de humidade, de luminosidade, etc. Estes factores do meio, que variam de zona para zona e com o decorrer das estações do ano, afectam muito a vida e a distribuição dos seres vivos. Por exemplo, alguns seres vivos só conseguem viver em ambientes muito secos; outros apenas conseguem viver em ambientes muito húmidos. Esta brochura centra-se no estudo das adaptações de alguns animais aos factores do ambiente em que vivem e inclui propostas de investigação diversificadas, para a área de Estudo do Meio, destinadas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As propostas apresentadas, nas quais as actividades experimentais assumem especial relevo, incluem: a) Instrumentos de planeamento de actividades experimentais. b) Instrumentos de registo de observações/resultados destinados aos alunos. c) Instrumentos de avaliação de competências centrados em diferentes aspectos das actividades. d) Articulações com o Projecto e-Escolinha, que estimulam a utilização de ferramentas incluídas no portátil Magalhães. À semelhança dos materiais produzidos no âmbito do Programa de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências, as propostas devem ser adaptadas de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças. O professor deverá iniciar esta temática discutindo as ideias prévias das crianças sobre os factores ambientais indispensáveis à vida de plantas e animais concretos (por exemplo, uma alface e um coelho). As ideias principais deverão ser registadas no quadro. Antes da realização das experiências sugeridas, os alunos devem efectuar previsões acerca dos resultados que esperam obter. Depois da realização das actividades, os alunos deverão discutir a correcção das suas previsões. Os resultados obtidos devem ser registados sob a forma de um relatório ilustrado com desenhos.Texto EditoresRepositório da Universidade de LisboaReis, Pedro2011-12-27T14:47:20Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4715porReis, P. (2009). Propostas de investigação sobre os seres vivos. Colecção Kit Pedagógico 1.º Ciclo. Lisboa: Texto Editores.978-111-11-2500-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:13.519448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propostas de investigação sobre os seres vivos
title Propostas de investigação sobre os seres vivos
spellingShingle Propostas de investigação sobre os seres vivos
Reis, Pedro
Actividades investigativas
Actividades práticas
Actividades experimentais
Estudo do meio
Educação em ciência
title_short Propostas de investigação sobre os seres vivos
title_full Propostas de investigação sobre os seres vivos
title_fullStr Propostas de investigação sobre os seres vivos
title_full_unstemmed Propostas de investigação sobre os seres vivos
title_sort Propostas de investigação sobre os seres vivos
author Reis, Pedro
author_facet Reis, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Actividades investigativas
Actividades práticas
Actividades experimentais
Estudo do meio
Educação em ciência
topic Actividades investigativas
Actividades práticas
Actividades experimentais
Estudo do meio
Educação em ciência
description Todos os seres vivos estão bem adaptados aos locais onde vivem, apresentando características que lhes permitem sobreviver em determinadas condições de temperatura, de humidade, de luminosidade, etc. Estes factores do meio, que variam de zona para zona e com o decorrer das estações do ano, afectam muito a vida e a distribuição dos seres vivos. Por exemplo, alguns seres vivos só conseguem viver em ambientes muito secos; outros apenas conseguem viver em ambientes muito húmidos. Esta brochura centra-se no estudo das adaptações de alguns animais aos factores do ambiente em que vivem e inclui propostas de investigação diversificadas, para a área de Estudo do Meio, destinadas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As propostas apresentadas, nas quais as actividades experimentais assumem especial relevo, incluem: a) Instrumentos de planeamento de actividades experimentais. b) Instrumentos de registo de observações/resultados destinados aos alunos. c) Instrumentos de avaliação de competências centrados em diferentes aspectos das actividades. d) Articulações com o Projecto e-Escolinha, que estimulam a utilização de ferramentas incluídas no portátil Magalhães. À semelhança dos materiais produzidos no âmbito do Programa de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências, as propostas devem ser adaptadas de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças. O professor deverá iniciar esta temática discutindo as ideias prévias das crianças sobre os factores ambientais indispensáveis à vida de plantas e animais concretos (por exemplo, uma alface e um coelho). As ideias principais deverão ser registadas no quadro. Antes da realização das experiências sugeridas, os alunos devem efectuar previsões acerca dos resultados que esperam obter. Depois da realização das actividades, os alunos deverão discutir a correcção das suas previsões. Os resultados obtidos devem ser registados sob a forma de um relatório ilustrado com desenhos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2011-12-27T14:47:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4715
url http://hdl.handle.net/10451/4715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, P. (2009). Propostas de investigação sobre os seres vivos. Colecção Kit Pedagógico 1.º Ciclo. Lisboa: Texto Editores.
978-111-11-2500-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Texto Editores
publisher.none.fl_str_mv Texto Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134189108330496