O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8190 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_b1aa9b9a7542cf878dcbdce2a9a9178c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no femininomarketingcomportamento do consumidorsapatosauto-conceitosex appealconsumer behaviorshoesthe selfMestrado em MarketingOs sapatos sempre exerceram um forte fascínio nas mulheres e desde a infância à idade adulta são vários os ícones que fomentam esse deslumbramento. O objectivo do estudo prende-se com a análise da relação do sex appeal dos sapatos e o auto-conceito feminino. Na revisão de literatura foi abordada a história dos sapatos e, como alicerce teórico, foi dado destaque às teorias do interaccionismo simbólico, da auto-complementação simbólica e da congruência com a auto-imagem. Foi realizado um estudo qualitativo com recurso a um focus group, junto de uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados revelam a importância dos sapatos para a definição da identidade feminina. O salto alto tem o poder de transformar a mulher, de as fazer sentir mais poderosas, confiantes e com mais sex appeal. No entanto, para se sentirem sensuais o conforto deve estar associado.Shoes have always exerted a fascination to women and several iconic characters helped fuelling this natural attraction over the years. The aim of the study concerns the analysis of the relationship between the attractiveness of shoes and women's self-concept. In the literature review, has been approached the history of shoes and, as a theoretical foundation, was given emphasis to theories of symbolic interactionism, the symbolic self-completion and congruence with self-image. A qualitative study was conducted using a focus group, with a non-probability sample convenience. The results show the importance of shoes to the definition of female identity. However, in order to feel sexy, comfort must always be considered.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaAraújo, Ana Luísa Fernandes Quina2015-03-16T11:36:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8190porAraújo, Ana Luísa Fernandes Quina (2014). "O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:14.036391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino |
title |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino |
spellingShingle |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino Araújo, Ana Luísa Fernandes Quina marketing comportamento do consumidor sapatos auto-conceito sex appeal consumer behavior shoes the self |
title_short |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino |
title_full |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino |
title_fullStr |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino |
title_full_unstemmed |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino |
title_sort |
O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino |
author |
Araújo, Ana Luísa Fernandes Quina |
author_facet |
Araújo, Ana Luísa Fernandes Quina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Luísa Fernandes Quina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing comportamento do consumidor sapatos auto-conceito sex appeal consumer behavior shoes the self |
topic |
marketing comportamento do consumidor sapatos auto-conceito sex appeal consumer behavior shoes the self |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-16T11:36:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8190 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, Ana Luísa Fernandes Quina (2014). "O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131030004695040 |