Do mar à serra: estética e identidade da paisagem madeirense no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Carlos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2826
Resumo: Neste estudo, pretendemos reconstituir a pegada histórica da paisagem madeirense no audiovisual, onde se incluem as duas ilhas habitadas do arquipélago, Madeira e Porto Santo. Privilegiamos uma abordagem interdisciplinar partindo de uma perspetiva histórica que analisa, sob um ponto de vista semiótico e estético, a função da paisagem enquanto local de filmagem específico. Esta paisagem, ora invocada como reprodução explícita da realidade fenoménica, em jeito documental, ora como aproveitamento dos espaços naturais para criar um ambiente puramente ficcional, é quase sempre um lugarqualquer abordado de forma não descritiva, ou identitária, na narrativa. Os objetos de estudo compreendem alguns filmes realizados na Madeira, da responsabilidade de equipas de produção locais ou externas, e de artistas plásticos atuando no contexto audiovisual. Mais concretamente, foram selecionados alguns filmes de ficção e outros de carácter mais experimental, distribuídos temporalmente ao longo do século XX e XXI, e divididos em dois grandes conjuntos aos quais denominamos: “filmes de rocha e água” e “filmes de montanha e nevoeiro”. O objetivo central é indagar de que modo(s) cada conjunto explora estratégias formais, linhas estéticas e dispositivos de encenação para criar uma representação específica da paisagem, em modo cinemático.
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