Programa do desporto escolar 2017-2021. Perceções dos cordenadores locais de desporto escolar sobre as notas propostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, João Luís Fernandes Brotas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25362
Resumo: Nesta dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Direção e Gestão Desportiva, desenvolvemos um estudo sobre as perceções dos coordenadores do desporto escolar, que atuam na Coordenação Regional do Desporto Escolar do Alentejo, sobre o Programa 2017-2021, emitido pelo Ministério da Educação e Ciência, tendo por base a sua experiência e vivências na área. Através da revisão bibliográfica é percetível uma consciencialização do Ministério da Educação em torno dessa temática, denotada a partir da observação e análise dos programas emitidos pelo mesmo. Estes programas têm o objetivo de transmitir diretrizes a todos os estabelecimentos onde se pratique Desporto Escolar de forma a que este se desenvolva corretamente como é percetível através de Menezes (2016), em 2009, surge pela primeira vez um Programa de Desporto Escolar para um quadriénio 2009 – 2013, que o vem credibilizar ainda mais e dar-lhe alguma estabilidade. É, recorrendo aos Programas de Desporto Escolar formulados pelo Ministério da Educação, com especial atenção para o último e vigente, Programa de Desporto Escolar 2017-2021, que começa a recolha de dados que se baseia na identificação e compreensão de algumas metas propostas com incidência, sobretudo, na qualificação da oferta desportiva e na articulação da atividade desportiva com a organização escolar. Tendo em conta a pergunta de partida e os objetivos que se pretendiam atingir foi adotada uma metodologia qualitativa de paradigma interpretativo. No seu todo, fizemos pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. As fases de análise e interpretação envolveram análise de conteúdo e permitiram a comparação dados na fase de interpretação. Concluímos que as metas propostas no Programa do Desporto Escolar 2017-2021, relativamente aos parâmetros abordados, são objetivos ambiciosos, mas atingíveis. Entendemos, através de perceções recolhidas, que os coordenadores estão a criar condições para que a prática deste desporto chegue aos patamares pretendidos e concluiu-se que o desenvolvimento do Desporto Escolar pode passar não só por uma aproximação com o desporto federado, mas também por fazer chegar junto dos mais novos (1º ciclo) atividade desportiva escolar, cativando-os para o Desporto Escolar e incutindo hábitos desportivos de forma a combater a obesidade e sedentarismo infantil; ABSTRACT: In this dissertation, carried out within the scope of the Master in Sports Management and Management, we developed a study on the perceptions of school sports coordinators, who work in the Regional Coordination of Alentejo School Sports, about the 2017-2021 Program, issued by the Ministry of Education and Science, based on their experience and experiences in the field. Through the bibliographic review it is possible to perceive an awareness of the Ministry of Education around this theme, denoted by the observation and analysis of the programs issued by it. These programs have the objective of transmitting guidelines to all establishments where School Sports is practiced so that it develops correctly as it is perceived through Menezes (2016), in 2009, for the first time a School Sport Program for a four-year period 2009 - 2013, that comes to give you even more credibility and give you some stability. It is, using the school sports programs formulated by the Ministry of Education, with special attention to the last and current, School Sports Program 2017-2021, that starts data collection which is based on identifying and understanding some goals proposals affecting, especially in the qualification of the sport offer and in the articulation of the sport activity with the school organization. Considering the starting question and the objectives that were intended to be achieved, was adopted a qualitative methodology of interpretive paradigm. We did documentary research and semi-structured interviews. The analysis and interpretation phases involved content analysis and allowed the comparation of data in the interpretation phase. We conclude that the goals proposed in the 2017-2021 School Sport Program, are ambitious goals, but attainable, according to the School Sports coordinators. We understand, through perceptions gathered, that the coordinators are creating conditions for the practice of this sport to reach the desired levels and it was concluded that the development of School Sports can pass not only by an approximation with the federated sport but also by practice school sports activity in younger ages, captivating them for School Sports and incorporating sports habits in order to combat obesity and child sedentariness.
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Estes programas têm o objetivo de transmitir diretrizes a todos os estabelecimentos onde se pratique Desporto Escolar de forma a que este se desenvolva corretamente como é percetível através de Menezes (2016), em 2009, surge pela primeira vez um Programa de Desporto Escolar para um quadriénio 2009 – 2013, que o vem credibilizar ainda mais e dar-lhe alguma estabilidade. É, recorrendo aos Programas de Desporto Escolar formulados pelo Ministério da Educação, com especial atenção para o último e vigente, Programa de Desporto Escolar 2017-2021, que começa a recolha de dados que se baseia na identificação e compreensão de algumas metas propostas com incidência, sobretudo, na qualificação da oferta desportiva e na articulação da atividade desportiva com a organização escolar. Tendo em conta a pergunta de partida e os objetivos que se pretendiam atingir foi adotada uma metodologia qualitativa de paradigma interpretativo. No seu todo, fizemos pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. 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