A pirâmide das subdivisões no ensino de bateria - método de aprendizagem de ritmo através do uso do Solkaṭṭu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João Pedro Atanásio dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21268
Resumo: Este relatório de estágio foi criado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – vertente Jazz – da ESMAE, no qual grande parte da inspiração para esta investigação adveio de um interesse pessoal no uso de vocalização percussiva e a complexidade rítmica da cultura musical do Sul da India. A investigação visa aplicar o Solkaṭṭu em exercícios da pirâmide da subdivisão e não o estudo aprofundado da tradição Karnatic, como por exemplo a linguagem tradicional gestual para o seu uso. Partindo de uma metodologia de âmbito qualitativo de análise de conteúdo da literatura crítica disponível e acessível, pretendeu-se com este projeto de investigação propor novos métodos que estimulem o bom desenvolvimento rítmico do aluno. Com isto pretende-se elevar a compreensão das estruturas rítmicas que aborda no seu instrumento e reportório académico, e fortalecer a sua compreensão rítmica em estruturas musicais mais complexas. A potencial expansão dos horizontes musicais do aluno (e do professor caso se aplique) para as diferentes culturas musicais do mundo e as pedagogias por si usadas, facilitando a adaptação curricular para cada aluno, é outro dos objetivos dos exercícios aqui propostos.
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