A implementação do conceito Solkattu nas aulas de flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Liliana Patrícia Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63753
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
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spelling A implementação do conceito Solkattu nas aulas de flauta transversalAn implementation of the Solkattu concept in flute lessonsFlauta transversalLeitura à primeira vistaLeitura rítmicaRitmoSolkattuTransverse fluteReading at first sightRhythmic readingRhythmCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaA temática do presente relatório de estágio teve como foco a implementação do conceito Solkattu nas aulas de flauta transversal, tendo surgido no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica foi implementado com quatro alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico, do Conservatório de Guimarães. Partindo do axioma que a música é a arte universal, esta assenta numa vasta complexidade e diversidade, podendo dizer-se que tem por base elementos fundamentais como a melodia, o ritmo e a harmonia. Tendo em vista toda a sua complexidão, verifica-se a problemática da descodificação do ritmo musical, sendo que os estudantes de música revelam relegá-lo para segundo plano. Deste modo, a problemática do presente projeto de intervenção pedagógica incidiu na aplicação do conceito Solkattu com o intuito de fomentar a importância do ritmo na música e, consequentemente, a relevância e articulação dos três elementos fundamentais acima supracitados, sem descurar nenhum deles. Verificou-se, ainda, pertinente abordar a leitura à primeira vista, de um modo geral, para compreender qual o foco dos alunos quando expostos a esta. Através da realização dos inquéritos por questionário, foi possível concluir que a implementação do conceito Solkattu surtiu melhorias no que respeita à leitura rítmica e também no incremento de um maior valor relativamente aos três elementos fundamentais da música. De um modo global, no que tange à leitura à primeira vista observou-se, a partir do exercício inicial para o final, uma alteração positiva, ainda que modesta, em relação ao foco dos alunos.The theme of this internship report focused on the implementation of the Solkattu concept in transverse flute classes, having emerged within the professional practice of the Master of Music Education at the University of Minho. The pedagogical intervention project was implemented with four students from the second and third cycles of basic education at the Guimarães Conservatory. Starting from the axiom that music is an universal art, it is based on a vast complexity and diversity, and it can be said to be based on fundamental elements such as melody, rhythm and harmony. Given all its complexity, there is a problem of decoding the musical rhythm, and music students reveal relegating it to the background. Thus, the problem of the present project of pedagogical intervention focused on the application of the Solkattu concept in order to foster the importance of rhythm in music and, consequently, the relevance and articulation of the three fundamental elements mentioned above, without neglecting any of them. It was also pertinent to approach reading at first sight, in general, to understand what the students focus on when exposed to it. Through the surveys conducted by the quiz, it was concluded that the implementation of the Solkattu concept resulted in improvements in rhythmic reading and also in the increase of the highest value of the three essential elements of music. Overall, about the reading at first sight, was observed, from the initial exercise to the final, a positive, although modest change, from the students' focus.Matos, Vítor Hugo Ferreira deUniversidade do MinhoGonçalves, Liliana Patrícia Rodrigues20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/63753por202353354info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:13.922171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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