Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourencetti, Fernanda de Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23382
Resumo: O objetivo deste artigo é relacionar duas diferentes políticas de valorização patrimonial, a aplicada na França e a aplicada no Brasil, e o reflexo das mesmas na preservação do patrimônio ferroviário. Entre as diferentes formas de análise do desenvolvimento do patrimônio ferroviário, existe um percurso vinculado com o desenvolvimento do conceito do patrimônio urbano. A criação de inventários tornou a França o país pioneiro no reconhecimento do legado ferroviário, entretanto, em um momento na história, a sua iniciativa encontrou-se com o desenvolvimento internacional das premissas estipuladas para a valorização do patrimônio urbano e passou a segui- lo paralelamente, como o Brasil fez desde o início da sua política de valorização. A adaptabilidade conceitual do patrimônio urbano mostrou-se fundamental para a compreensão da concepção do patrimônio ferroviário e do destino dado ao mesmo.
id RCAP_b1c0abff0158e9faf4816bfff7ca4f4d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)An outline to the railway heritage preservation: Ur- ban Heritage, Inventory and Railways (France and Brazil)Patrimônio UrbanoPatrimônio IndustrialInventárioPatrimônio FerroviárioO objetivo deste artigo é relacionar duas diferentes políticas de valorização patrimonial, a aplicada na França e a aplicada no Brasil, e o reflexo das mesmas na preservação do patrimônio ferroviário. Entre as diferentes formas de análise do desenvolvimento do patrimônio ferroviário, existe um percurso vinculado com o desenvolvimento do conceito do patrimônio urbano. A criação de inventários tornou a França o país pioneiro no reconhecimento do legado ferroviário, entretanto, em um momento na história, a sua iniciativa encontrou-se com o desenvolvimento internacional das premissas estipuladas para a valorização do patrimônio urbano e passou a segui- lo paralelamente, como o Brasil fez desde o início da sua política de valorização. A adaptabilidade conceitual do patrimônio urbano mostrou-se fundamental para a compreensão da concepção do patrimônio ferroviário e do destino dado ao mesmo.Revista FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP2018-09-07T14:04:45Z2018-09-072017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23382http://hdl.handle.net/10174/23382porLourencetti, Fernanda de Lima. “Traçado de um percurso da valorização do patrimônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)”. Revista FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.4, nº2, Jun.-Dez., 2017, p. 181-195 (ISSN: 2358-3878).2358-3878fernanda.delima@gmail.com735Lourencetti, Fernanda de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:22.699978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
An outline to the railway heritage preservation: Ur- ban Heritage, Inventory and Railways (France and Brazil)
title Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
spellingShingle Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
Lourencetti, Fernanda de Lima
Patrimônio Urbano
Patrimônio Industrial
Inventário
Patrimônio Ferroviário
title_short Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
title_full Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
title_fullStr Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
title_full_unstemmed Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
title_sort Traçado de um percurso da valorização do patri- mônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
author Lourencetti, Fernanda de Lima
author_facet Lourencetti, Fernanda de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourencetti, Fernanda de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio Urbano
Patrimônio Industrial
Inventário
Patrimônio Ferroviário
topic Patrimônio Urbano
Patrimônio Industrial
Inventário
Patrimônio Ferroviário
description O objetivo deste artigo é relacionar duas diferentes políticas de valorização patrimonial, a aplicada na França e a aplicada no Brasil, e o reflexo das mesmas na preservação do patrimônio ferroviário. Entre as diferentes formas de análise do desenvolvimento do patrimônio ferroviário, existe um percurso vinculado com o desenvolvimento do conceito do patrimônio urbano. A criação de inventários tornou a França o país pioneiro no reconhecimento do legado ferroviário, entretanto, em um momento na história, a sua iniciativa encontrou-se com o desenvolvimento internacional das premissas estipuladas para a valorização do patrimônio urbano e passou a segui- lo paralelamente, como o Brasil fez desde o início da sua política de valorização. A adaptabilidade conceitual do patrimônio urbano mostrou-se fundamental para a compreensão da concepção do patrimônio ferroviário e do destino dado ao mesmo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-09-07T14:04:45Z
2018-09-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23382
http://hdl.handle.net/10174/23382
url http://hdl.handle.net/10174/23382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lourencetti, Fernanda de Lima. “Traçado de um percurso da valorização do patrimônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)”. Revista FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.4, nº2, Jun.-Dez., 2017, p. 181-195 (ISSN: 2358-3878).
2358-3878
fernanda.delima@gmail.com
735
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP
publisher.none.fl_str_mv Revista FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136615006732288