A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Luís Carlos Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10552
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem não se deve afastar muito dos princípios da sociedade em que vivemos. A Educação do século XXI é caracterizada pelo fácil acesso à informação e pelo constante contacto dos alunos com o conhecimento. Nesta situação, a escola deve tirar o maior proveito da existência de abundantes recursos e materiais educativos. A utilização de muitos e diversos recursos de ensino não é, por si só, sinónimo de aprendizagens significativas, é necessário também saber aproveitá-los e potencializá-los da melhor forma. O maior desafio que é colocado aos professores é gerir a infinidade de materiais e recursos que têm disponíveis nos dias de hoje. No âmbito do presente Relatório Final de Estágio procuramos retratar e analisar, com base em diversos autores de referência da área, os diferentes Meios e Recursos de Ensino, tal como os seus impactos e influências no processo de aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É também realizada uma abordagem ao contexto de Prática de Ensino Supervisionada, onde é feita a sua descrição, assim como diversas reflexões acerca da utilização de diferentes recursos de ensino. No presente trabalho irá ainda constar um estudo de caso focado na influência da tecnologia na sala de aula, uma investigação realizada nas perceções de 38 alunos, do 4.º e 6.º anos, das turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada.
id RCAP_b1c40f3fef8e14a460e5aa370ea7198c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoMeios e Recursos de EnsinoMatemáticaO processo de ensino e aprendizagem não se deve afastar muito dos princípios da sociedade em que vivemos. A Educação do século XXI é caracterizada pelo fácil acesso à informação e pelo constante contacto dos alunos com o conhecimento. Nesta situação, a escola deve tirar o maior proveito da existência de abundantes recursos e materiais educativos. A utilização de muitos e diversos recursos de ensino não é, por si só, sinónimo de aprendizagens significativas, é necessário também saber aproveitá-los e potencializá-los da melhor forma. O maior desafio que é colocado aos professores é gerir a infinidade de materiais e recursos que têm disponíveis nos dias de hoje. No âmbito do presente Relatório Final de Estágio procuramos retratar e analisar, com base em diversos autores de referência da área, os diferentes Meios e Recursos de Ensino, tal como os seus impactos e influências no processo de aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É também realizada uma abordagem ao contexto de Prática de Ensino Supervisionada, onde é feita a sua descrição, assim como diversas reflexões acerca da utilização de diferentes recursos de ensino. No presente trabalho irá ainda constar um estudo de caso focado na influência da tecnologia na sala de aula, uma investigação realizada nas perceções de 38 alunos, do 4.º e 6.º anos, das turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada.The teaching-learning process must always be based on the principles of the society we live in. The twenty-first century education is characterized by the easy access to information and the students’ constant contact with knowledge in general. In this situation, School as an institution should always get the most of the enormous variety of the existing resources and educational material. Nevertheless, the usage of several and diversified teaching resources cannot by itself, guarantee a meaningful learning. It is also necessary to discover how to seize the available resources and maximize them in the best possible way. The biggest challenge a teacher has to face is, undoubtedly, managing the myriad of materials and resources available nowadays. This Internship Final Report presents an analysis of the different teaching Means and Resources, as well as their influence and impact on the teaching-learning process of Mathematics in the primary school (first to fourth grades) and the second stage of basic education (fifth and sixth grades). Furthermore, it ilustrates a detailed description of the Supervised Teaching Practice as well as several considerations regarding the usage of differing teaching resources. This Report also portrays a study case which focus on the influence of Technology in the Classroom, a research involving thirty-eight students (fourth and sixth graders) whose classes were involved in the Supervised Teaching Practice.2021-07-06T14:25:04Z2021-05-30T00:00:00Z2021-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10552porMonteiro, Luís Carlos Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:17.527759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Monteiro, Luís Carlos Martins
Meios e Recursos de Ensino
Matemática
title_short A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Monteiro, Luís Carlos Martins
author_facet Monteiro, Luís Carlos Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Luís Carlos Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Meios e Recursos de Ensino
Matemática
topic Meios e Recursos de Ensino
Matemática
description O processo de ensino e aprendizagem não se deve afastar muito dos princípios da sociedade em que vivemos. A Educação do século XXI é caracterizada pelo fácil acesso à informação e pelo constante contacto dos alunos com o conhecimento. Nesta situação, a escola deve tirar o maior proveito da existência de abundantes recursos e materiais educativos. A utilização de muitos e diversos recursos de ensino não é, por si só, sinónimo de aprendizagens significativas, é necessário também saber aproveitá-los e potencializá-los da melhor forma. O maior desafio que é colocado aos professores é gerir a infinidade de materiais e recursos que têm disponíveis nos dias de hoje. No âmbito do presente Relatório Final de Estágio procuramos retratar e analisar, com base em diversos autores de referência da área, os diferentes Meios e Recursos de Ensino, tal como os seus impactos e influências no processo de aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É também realizada uma abordagem ao contexto de Prática de Ensino Supervisionada, onde é feita a sua descrição, assim como diversas reflexões acerca da utilização de diferentes recursos de ensino. No presente trabalho irá ainda constar um estudo de caso focado na influência da tecnologia na sala de aula, uma investigação realizada nas perceções de 38 alunos, do 4.º e 6.º anos, das turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06T14:25:04Z
2021-05-30T00:00:00Z
2021-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10552
url http://hdl.handle.net/10348/10552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137140057047040