A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10552 |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem não se deve afastar muito dos princípios da sociedade em que vivemos. A Educação do século XXI é caracterizada pelo fácil acesso à informação e pelo constante contacto dos alunos com o conhecimento. Nesta situação, a escola deve tirar o maior proveito da existência de abundantes recursos e materiais educativos. A utilização de muitos e diversos recursos de ensino não é, por si só, sinónimo de aprendizagens significativas, é necessário também saber aproveitá-los e potencializá-los da melhor forma. O maior desafio que é colocado aos professores é gerir a infinidade de materiais e recursos que têm disponíveis nos dias de hoje. No âmbito do presente Relatório Final de Estágio procuramos retratar e analisar, com base em diversos autores de referência da área, os diferentes Meios e Recursos de Ensino, tal como os seus impactos e influências no processo de aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É também realizada uma abordagem ao contexto de Prática de Ensino Supervisionada, onde é feita a sua descrição, assim como diversas reflexões acerca da utilização de diferentes recursos de ensino. No presente trabalho irá ainda constar um estudo de caso focado na influência da tecnologia na sala de aula, uma investigação realizada nas perceções de 38 alunos, do 4.º e 6.º anos, das turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada. |
id |
RCAP_b1c40f3fef8e14a460e5aa370ea7198c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10552 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoMeios e Recursos de EnsinoMatemáticaO processo de ensino e aprendizagem não se deve afastar muito dos princípios da sociedade em que vivemos. A Educação do século XXI é caracterizada pelo fácil acesso à informação e pelo constante contacto dos alunos com o conhecimento. Nesta situação, a escola deve tirar o maior proveito da existência de abundantes recursos e materiais educativos. A utilização de muitos e diversos recursos de ensino não é, por si só, sinónimo de aprendizagens significativas, é necessário também saber aproveitá-los e potencializá-los da melhor forma. O maior desafio que é colocado aos professores é gerir a infinidade de materiais e recursos que têm disponíveis nos dias de hoje. No âmbito do presente Relatório Final de Estágio procuramos retratar e analisar, com base em diversos autores de referência da área, os diferentes Meios e Recursos de Ensino, tal como os seus impactos e influências no processo de aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É também realizada uma abordagem ao contexto de Prática de Ensino Supervisionada, onde é feita a sua descrição, assim como diversas reflexões acerca da utilização de diferentes recursos de ensino. No presente trabalho irá ainda constar um estudo de caso focado na influência da tecnologia na sala de aula, uma investigação realizada nas perceções de 38 alunos, do 4.º e 6.º anos, das turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada.The teaching-learning process must always be based on the principles of the society we live in. The twenty-first century education is characterized by the easy access to information and the students’ constant contact with knowledge in general. In this situation, School as an institution should always get the most of the enormous variety of the existing resources and educational material. Nevertheless, the usage of several and diversified teaching resources cannot by itself, guarantee a meaningful learning. It is also necessary to discover how to seize the available resources and maximize them in the best possible way. The biggest challenge a teacher has to face is, undoubtedly, managing the myriad of materials and resources available nowadays. This Internship Final Report presents an analysis of the different teaching Means and Resources, as well as their influence and impact on the teaching-learning process of Mathematics in the primary school (first to fourth grades) and the second stage of basic education (fifth and sixth grades). Furthermore, it ilustrates a detailed description of the Supervised Teaching Practice as well as several considerations regarding the usage of differing teaching resources. This Report also portrays a study case which focus on the influence of Technology in the Classroom, a research involving thirty-eight students (fourth and sixth graders) whose classes were involved in the Supervised Teaching Practice.2021-07-06T14:25:04Z2021-05-30T00:00:00Z2021-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10552porMonteiro, Luís Carlos Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:17.527759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
spellingShingle |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Monteiro, Luís Carlos Martins Meios e Recursos de Ensino Matemática |
title_short |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_fullStr |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_sort |
A integração de meios e recursos de ensino nas aulas de matemática do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
author |
Monteiro, Luís Carlos Martins |
author_facet |
Monteiro, Luís Carlos Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Luís Carlos Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios e Recursos de Ensino Matemática |
topic |
Meios e Recursos de Ensino Matemática |
description |
O processo de ensino e aprendizagem não se deve afastar muito dos princípios da sociedade em que vivemos. A Educação do século XXI é caracterizada pelo fácil acesso à informação e pelo constante contacto dos alunos com o conhecimento. Nesta situação, a escola deve tirar o maior proveito da existência de abundantes recursos e materiais educativos. A utilização de muitos e diversos recursos de ensino não é, por si só, sinónimo de aprendizagens significativas, é necessário também saber aproveitá-los e potencializá-los da melhor forma. O maior desafio que é colocado aos professores é gerir a infinidade de materiais e recursos que têm disponíveis nos dias de hoje. No âmbito do presente Relatório Final de Estágio procuramos retratar e analisar, com base em diversos autores de referência da área, os diferentes Meios e Recursos de Ensino, tal como os seus impactos e influências no processo de aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É também realizada uma abordagem ao contexto de Prática de Ensino Supervisionada, onde é feita a sua descrição, assim como diversas reflexões acerca da utilização de diferentes recursos de ensino. No presente trabalho irá ainda constar um estudo de caso focado na influência da tecnologia na sala de aula, uma investigação realizada nas perceções de 38 alunos, do 4.º e 6.º anos, das turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06T14:25:04Z 2021-05-30T00:00:00Z 2021-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10552 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137140057047040 |