O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintela, J. L.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20651
Resumo: Objetivo do estudo: Traçar o perfil do Diretor de Comunicação (DirCom) nos grandes clubes do futebol português e analisar a sua atividade, não só enquanto pivô do processo comunicativo, mas também como protagonista de um processo de comunicação, influência e poder. Pretende-se assim analisar as competências necessárias para o exercício desta função. Metodologia/abordagem: A partir de uma revisão da literatura problematizamos a centralidade midiática do DirCom, tendo como estratégia metodológica a observação participante completa no Sporting Clube de Portugal. Foi ainda efetuada uma análise documental, de caráter descritivo/comparativo, da imprensa desportiva, currículos e trajetos profissionais dos DirCom dos “três grandes” (Benfica, Porto e Sporting). Originalidade/relevância: A centralidade da função DirCom nas Sociedades Anônimas Desportivas (SAD) em Portugal não encontra, ainda, correspondência ao nível das pesquisas acadêmicas e científicas desenvolvidas. Este estudo exploratório ganha relevância ao contribuir para o aprofundamento e conhecimento deste assunto. Principais resultados: O perfil identificado caracteriza-se pela senioridade, experiência política e empresarial dos DirCom, em detrimento da esportiva. São privilegiados modelos de comunicação unidirecionais (propagandísticos) num ecossistema comunicacional que proporciona aos clubes um maior controle sobre as suas mensagens, com as suas próprias plataformas de comunicação e sem necessidade de intermediação jornalística. Contribuições teóricas/metodológicas: Promove a discussão da relação entre a mercantilização, a política e o futebol, em torno do DirCom e o seu papel na atualidade, objeto por explorar. Contribuições sociais/para a gestão: Analisa o papel do DirCom na governança das SAD e na relação com os stakeholders, num mundo cada vez mais digital, abrindo caminho a novas pesquisas.
id RCAP_b1c6ff59792f3a9349c4ae81ef1d9461
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20651
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portuguesesComunicaçãoDircomFutebolPoderRelações PúblicasObjetivo do estudo: Traçar o perfil do Diretor de Comunicação (DirCom) nos grandes clubes do futebol português e analisar a sua atividade, não só enquanto pivô do processo comunicativo, mas também como protagonista de um processo de comunicação, influência e poder. Pretende-se assim analisar as competências necessárias para o exercício desta função. Metodologia/abordagem: A partir de uma revisão da literatura problematizamos a centralidade midiática do DirCom, tendo como estratégia metodológica a observação participante completa no Sporting Clube de Portugal. Foi ainda efetuada uma análise documental, de caráter descritivo/comparativo, da imprensa desportiva, currículos e trajetos profissionais dos DirCom dos “três grandes” (Benfica, Porto e Sporting). Originalidade/relevância: A centralidade da função DirCom nas Sociedades Anônimas Desportivas (SAD) em Portugal não encontra, ainda, correspondência ao nível das pesquisas acadêmicas e científicas desenvolvidas. Este estudo exploratório ganha relevância ao contribuir para o aprofundamento e conhecimento deste assunto. Principais resultados: O perfil identificado caracteriza-se pela senioridade, experiência política e empresarial dos DirCom, em detrimento da esportiva. São privilegiados modelos de comunicação unidirecionais (propagandísticos) num ecossistema comunicacional que proporciona aos clubes um maior controle sobre as suas mensagens, com as suas próprias plataformas de comunicação e sem necessidade de intermediação jornalística. Contribuições teóricas/metodológicas: Promove a discussão da relação entre a mercantilização, a política e o futebol, em torno do DirCom e o seu papel na atualidade, objeto por explorar. Contribuições sociais/para a gestão: Analisa o papel do DirCom na governança das SAD e na relação com os stakeholders, num mundo cada vez mais digital, abrindo caminho a novas pesquisas.Uninove2020-08-04T11:35:14Z2020-01-01T00:00:00Z20202020-08-04T12:33:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20651por2316-932X10.5585/podium.v9i1.13748Quintela, J. L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:52.783179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses
title O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses
spellingShingle O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses
Quintela, J. L.
Comunicação
Dircom
Futebol
Poder
Relações Públicas
title_short O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses
title_full O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses
title_fullStr O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses
title_full_unstemmed O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses
title_sort O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses
author Quintela, J. L.
author_facet Quintela, J. L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintela, J. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Dircom
Futebol
Poder
Relações Públicas
topic Comunicação
Dircom
Futebol
Poder
Relações Públicas
description Objetivo do estudo: Traçar o perfil do Diretor de Comunicação (DirCom) nos grandes clubes do futebol português e analisar a sua atividade, não só enquanto pivô do processo comunicativo, mas também como protagonista de um processo de comunicação, influência e poder. Pretende-se assim analisar as competências necessárias para o exercício desta função. Metodologia/abordagem: A partir de uma revisão da literatura problematizamos a centralidade midiática do DirCom, tendo como estratégia metodológica a observação participante completa no Sporting Clube de Portugal. Foi ainda efetuada uma análise documental, de caráter descritivo/comparativo, da imprensa desportiva, currículos e trajetos profissionais dos DirCom dos “três grandes” (Benfica, Porto e Sporting). Originalidade/relevância: A centralidade da função DirCom nas Sociedades Anônimas Desportivas (SAD) em Portugal não encontra, ainda, correspondência ao nível das pesquisas acadêmicas e científicas desenvolvidas. Este estudo exploratório ganha relevância ao contribuir para o aprofundamento e conhecimento deste assunto. Principais resultados: O perfil identificado caracteriza-se pela senioridade, experiência política e empresarial dos DirCom, em detrimento da esportiva. São privilegiados modelos de comunicação unidirecionais (propagandísticos) num ecossistema comunicacional que proporciona aos clubes um maior controle sobre as suas mensagens, com as suas próprias plataformas de comunicação e sem necessidade de intermediação jornalística. Contribuições teóricas/metodológicas: Promove a discussão da relação entre a mercantilização, a política e o futebol, em torno do DirCom e o seu papel na atualidade, objeto por explorar. Contribuições sociais/para a gestão: Analisa o papel do DirCom na governança das SAD e na relação com os stakeholders, num mundo cada vez mais digital, abrindo caminho a novas pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04T11:35:14Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
2020-08-04T12:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20651
url http://hdl.handle.net/10071/20651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2316-932X
10.5585/podium.v9i1.13748
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uninove
publisher.none.fl_str_mv Uninove
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134684252209152