Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Alexandra Manuela Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32803
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_b1cef6e64200bb26fa314b0592287d1e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32803
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescênciaPositive youth development promotion: impact of the Desafio: Ser+ program in early and late adolescenceAdolescênciaDesenvolvimento positivoDesafio : Ser+Programas de intervenção em grupoAdolescencePositive developmentGroup intervention programmes159.922.8Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaNas últimas décadas, a investigação tem-se centrado no estudo do desenvolvimento positivo de adolescentes, aumentando o número de programas de intervenção em grupo voltados para a promoção do desenvolvimento positivo. Em Portugal, destaca-se o Desafio: Ser+. Este programa foi implementado anteriormente com alunos do 9º ano, obtendo-se resultados positivos nas variáveis autoestima, autoconceito, bem-estar psicológico e satisfação com a vida, contribuindo deste modo para o desenvolvimento positivo dos adolescentes. Neste estudo, pretendeu-se avaliar se o programa é eficaz noutros níveis de escolaridade: 8º e 11ºanos. Participaram neste estudo 47 alunos do 8º ano (divididos por um grupo de comparação e outro experimental) e 33 alunos do 11º ano (também divididos por um grupo experimental e um de comparação). Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados quantitativos apontam para um aumento nas variáveis após a implementação do programa, nestes níveis de escolaridade. Revelaram ainda maior impacto do programa no 8º ano do que no 11º ano. Qualitativamente, os adolescentes avaliam positivamente o programa, identificando as mudanças pessoais e o conhecimento pessoal como os aspetos que mais aprenderam com o programa. Em suma, concluiu-se que este programa é eficaz na promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes de diferentes idades.The last decades, research has focused the study of positive development of adolescents, increasing the number of group intervention programmes aimed at positive development promotion. In Portugal, the Desafio: Ser+ is highlighted. This programme was previously implemented with 9th grade students, obtaining positive results on self-esteem, self-concept, psychological well-being and life satisfaction variables, contributing to positive development of adolescents. This study aimed at assessing if the programme is effective in other grades: 8th and 9th. 47 8th grade students participated in the study (divided into one experimental group and one comparison group) and 33 11th grade students (also divided into one experimental group and one comparison group). The results were analysed quantitatively and qualitatively. The quantitative results revealed an increase on the variables after the implementation of the programme, in these grades. It also revealed a major impact of the programme in the 8th grade than in the 9th. Qualitatively, the adolescents evaluate the programme positively, identifying the personal changes and the personal knowledge as the main learning aspects of the programme. In short, this programme was said to be effective in promoting the positive development of adolescents of different ages.Freire, TeresaUniversidade do MinhoMachado, Alexandra Manuela Gonçalves20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32803por201156652info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:13.593439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
Positive youth development promotion: impact of the Desafio: Ser+ program in early and late adolescence
title Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
spellingShingle Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
Machado, Alexandra Manuela Gonçalves
Adolescência
Desenvolvimento positivo
Desafio : Ser+
Programas de intervenção em grupo
Adolescence
Positive development
Group intervention programmes
159.922.8
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
title_full Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
title_fullStr Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
title_full_unstemmed Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
title_sort Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
author Machado, Alexandra Manuela Gonçalves
author_facet Machado, Alexandra Manuela Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Alexandra Manuela Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Desenvolvimento positivo
Desafio : Ser+
Programas de intervenção em grupo
Adolescence
Positive development
Group intervention programmes
159.922.8
Ciências Sociais::Psicologia
topic Adolescência
Desenvolvimento positivo
Desafio : Ser+
Programas de intervenção em grupo
Adolescence
Positive development
Group intervention programmes
159.922.8
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32803
url http://hdl.handle.net/1822/32803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201156652
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132862927077376