Contextos promotores de iniciativa na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Jéssica Correia Martins da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2439
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo demonstrar uma investigação e intervenção decorridos ao longo dos estágios em contexto de Creche e em contexto de Educação Pré-Escolar. O tema principal deste relatório incide em perceber como o educador promove a iniciativa, tendo como objetivos perceber a importância da iniciativa, perceber as estratégias que fomentem a iniciativa, perceber o papel do educador de infância na promoção da iniciativa e perceber se as crianças podem exercer iniciativa. É fundamental perceber através da educadora, do ambiente vivido na sala e da opinião das crianças as condições e os instrumentos utilizados para o reforço de um ambiente participativo. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente foram realizadas as entrevistas a cinco educadoras e a dezasseis crianças além da realização de registos de observação no contexto. Esta investigação permitiu demonstrar o que acontece na prática em relação à iniciativa da criança tentando perceber de que forma é que esta decorre no quotidiano da criança.
id RCAP_b1d8eed3273b7c0891dbdfa9793012b2
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contextos promotores de iniciativa na educação de infânciaPapel do educador de infânciaParticipação das criançasO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo demonstrar uma investigação e intervenção decorridos ao longo dos estágios em contexto de Creche e em contexto de Educação Pré-Escolar. O tema principal deste relatório incide em perceber como o educador promove a iniciativa, tendo como objetivos perceber a importância da iniciativa, perceber as estratégias que fomentem a iniciativa, perceber o papel do educador de infância na promoção da iniciativa e perceber se as crianças podem exercer iniciativa. É fundamental perceber através da educadora, do ambiente vivido na sala e da opinião das crianças as condições e os instrumentos utilizados para o reforço de um ambiente participativo. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente foram realizadas as entrevistas a cinco educadoras e a dezasseis crianças além da realização de registos de observação no contexto. Esta investigação permitiu demonstrar o que acontece na prática em relação à iniciativa da criança tentando perceber de que forma é que esta decorre no quotidiano da criança.This training report is part of the Masters in Pre-School Education and aims to show the research and other work done throughout the workplace training period in Kindergarten and Pre-School contexts. The main theme of this report is to understand how the educator promotes initiative in terms of its importance, the strategies used to encourage it, to understand the role of the kindergarten teacher in promoting initiative, and to understand whether or not children can practice it. It is vital to understand through the educator, the classroom environment and the opinion of children which conditions and instruments are used to build up a more engaging work environment. First, a bibliographical research on the theme was carried out, followed by interviews to five educators and sixteen children and in-context monitoring records. This research has allowed us to show and understand how the children’s initiative works in practice in their daily activities.2017-04-20T10:41:08Z2017-04-07T00:00:00Z2017-04-072017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2439TID:201679809porCunha, Jéssica Correia Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:05Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:14.858721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contextos promotores de iniciativa na educação de infância
title Contextos promotores de iniciativa na educação de infância
spellingShingle Contextos promotores de iniciativa na educação de infância
Cunha, Jéssica Correia Martins da
Papel do educador de infância
Participação das crianças
title_short Contextos promotores de iniciativa na educação de infância
title_full Contextos promotores de iniciativa na educação de infância
title_fullStr Contextos promotores de iniciativa na educação de infância
title_full_unstemmed Contextos promotores de iniciativa na educação de infância
title_sort Contextos promotores de iniciativa na educação de infância
author Cunha, Jéssica Correia Martins da
author_facet Cunha, Jéssica Correia Martins da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Jéssica Correia Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do educador de infância
Participação das crianças
topic Papel do educador de infância
Participação das crianças
description O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo demonstrar uma investigação e intervenção decorridos ao longo dos estágios em contexto de Creche e em contexto de Educação Pré-Escolar. O tema principal deste relatório incide em perceber como o educador promove a iniciativa, tendo como objetivos perceber a importância da iniciativa, perceber as estratégias que fomentem a iniciativa, perceber o papel do educador de infância na promoção da iniciativa e perceber se as crianças podem exercer iniciativa. É fundamental perceber através da educadora, do ambiente vivido na sala e da opinião das crianças as condições e os instrumentos utilizados para o reforço de um ambiente participativo. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente foram realizadas as entrevistas a cinco educadoras e a dezasseis crianças além da realização de registos de observação no contexto. Esta investigação permitiu demonstrar o que acontece na prática em relação à iniciativa da criança tentando perceber de que forma é que esta decorre no quotidiano da criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-20T10:41:08Z
2017-04-07T00:00:00Z
2017-04-07
2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2439
TID:201679809
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2439
identifier_str_mv TID:201679809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627415142400