Os portefólios digitais na educação de infância: Perspetivas práticas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria da Conceição Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2970
Resumo: presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A principal intencionalidade reside em perceber as particularidades, vantagens e desvantagens do suporte papel e suporte digital dos portefólios em Educação de Infância. Neste sentido, procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: A utilização de um suporte digital constitui uma mais-valia para o processo de realização de portefólios de crianças? Os objetivos principais deste estudo incidiram, então, em entender os motivos que conduziram instituições portuguesas de educação de infância portugueses a adotar o portefólio digital de criança em formato digital; compreender o processo antes e após o modelo tecnológico; saber as vantagens e desvantagens de ambos os formatos de portefólios (papel e digital) para os profissionais de educação, crianças e famílias; entender as diferenças entre um portefólio de crianças em formato papel e um portefólio de criança em formato digital bem como notar os impactos que esta metodologia digital tem nas crianças, profissionais de educação e nas famílias, considerando também a situação pandémica que nos dias de hoje vivenciamos. Desta forma, realizou-se um enquadramento teórico acerca da temática, a aplicação de duas entrevistas, em fases diferentes (de maio a junho de 2019 e de dezembro de 2020 a janeiro de 2021), a educadoras de infância de uma instituição educativa que se encontrava em processo de alteração dos portefólios das crianças de suporte papel para suporte digital, como também a aplicação de um inquérito por questionário a 644 profissionais de educação de infância portugueses. Assim, foi relevante compreender o conhecimento que os profissionais de educação demonstram a respeito do portefólio das crianças, conhecer as razões da implementação (ou não) do portefólio, conhecer o formato em que é realizado, bem como as dinâmicas de construção e realização dos diferentes suportes, assim como perceber as suas vantagens e desvantagens. Os dados obtidos indiciam a pertinência de se efetivar um conjunto de práticas entre profissionais de educação, criadores das plataformas digitais e investigadores especializados na temática que salientem (i) o respeito pelos pressupostos do portefólio, através da formação sobre a metodologia; (ii) a divulgação científica e pedagógica acerca do assunto; (iii) o assegurar da participação da criança no processo de construção e elaboração e (iv) o desenvolvimento de estratégias facilitadoras na dinâmica do portefólio em suporte papel e suporte digital.
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