A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Rui Pedro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100002
Resumo: Na contemporaneidade, o contacto entre consumidores/as e animais não humanos explorados para consumo é essencialmente mediado por representações culturais, em particular a publicidade. Uma das fórmulas de representação publicitária de animais não humanos consiste na sua antropomorfização - estes surgem como personagens fictícias que, por princípio, têm como função alcançar uma boa continuidade promocional. Mediante a seleção de um estudo do caso publicitário ‘A vaca que ri', bem como uma definição e contextualização histórica do termo, este estudo tem como objetivo compreender os corolários da antropomorfização - quer para os animais não humanos explorados para consumo, quer para os/as consumidores/as.
id RCAP_b1e0ccdcae696ef4b8550224b9905d26
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-74352017000100002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'animaisantropomorfismopublicidaderepresentações‘vaca que ri'Na contemporaneidade, o contacto entre consumidores/as e animais não humanos explorados para consumo é essencialmente mediado por representações culturais, em particular a publicidade. Uma das fórmulas de representação publicitária de animais não humanos consiste na sua antropomorfização - estes surgem como personagens fictícias que, por princípio, têm como função alcançar uma boa continuidade promocional. Mediante a seleção de um estudo do caso publicitário ‘A vaca que ri', bem como uma definição e contextualização histórica do termo, este estudo tem como objetivo compreender os corolários da antropomorfização - quer para os animais não humanos explorados para consumo, quer para os/as consumidores/as.Centro de Estudos Sociais2017-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100002Revista Crítica de Ciências Sociais n.112 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100002Fonseca,Rui Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:28:33Zoai:scielo:S2182-74352017000100002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:32:48.403459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'
title A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'
spellingShingle A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'
Fonseca,Rui Pedro
animais
antropomorfismo
publicidade
representações
‘vaca que ri'
title_short A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'
title_full A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'
title_fullStr A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'
title_full_unstemmed A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'
title_sort A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'
author Fonseca,Rui Pedro
author_facet Fonseca,Rui Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Rui Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv animais
antropomorfismo
publicidade
representações
‘vaca que ri'
topic animais
antropomorfismo
publicidade
representações
‘vaca que ri'
description Na contemporaneidade, o contacto entre consumidores/as e animais não humanos explorados para consumo é essencialmente mediado por representações culturais, em particular a publicidade. Uma das fórmulas de representação publicitária de animais não humanos consiste na sua antropomorfização - estes surgem como personagens fictícias que, por princípio, têm como função alcançar uma boa continuidade promocional. Mediante a seleção de um estudo do caso publicitário ‘A vaca que ri', bem como uma definição e contextualização histórica do termo, este estudo tem como objetivo compreender os corolários da antropomorfização - quer para os animais não humanos explorados para consumo, quer para os/as consumidores/as.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Crítica de Ciências Sociais n.112 2017
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137388806537216