Estudo de Caso RTP – O Espaço da Cultura no Telejornal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/155433 |
Resumo: | Intitulado de “Estudo de Caso RTP – O Espaço da Cultura no Telejornal”, o presente relatório de estágio tem como objetivo primordial discutir a importância da presença de Cultura no dito “horário nobre” da RTP, nomeadamente, no Telejornal. Por se tratar da estação pública – responsável pelo modelo de Serviço Público de Televisão – de que forma cumpre com os seus deveres referentes à transmissão de notícias do âmbito cultural, e assim, chegar ao maior número de telespectadores. Não só, correspondendo aos seus interesses, como informar sobre manifestações culturais, promovendo um maior conhecimento das mesmas, e assim, corresponder a um dos princípios do Serviço Público: formar a sociedade. Na primeira parte, o trabalho foca-se sobre a instituição e, particularmente, na experiência de estágio. Já na segunda parte, são contruídos os alicerces para a investigação, através do corpo teórico, onde são desenvolvidos os temas de Serviço Púbico, a marca Telejornal, bem como a relação do jornalismo com a cultura e de como pode ser complexa a sua definição e o posicionamento do jornalismo cultural. A terceira e última parte é constituída pela fase prática da investigação, com uma análise de conteúdos a 32 alinhamentos do Telejornal, pertencentes ao intervalo de tempo ocorrido entre 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022, contabilizando um total de 28 horas, 7 minutos e 22 segundos de tempo analisado, com recurso a categorizações temáticas e comparações entre as diferentes editorias da redação da RTP. Também foram executadas entrevistas exploratórias a profissionais da área de modo a complementar a análise. Ao longo do trabalho, há frequentemente a referência a documentos oficiais, como a Lei da Televisão (2007) e o Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão (2015), para que se consiga perceber o cumprimento destes. Todo este processo, tem em perspetiva a obtenção da resposta à pergunta homónima ao título do trabalho: Qual é o Espaço da Cultura no Telejornal? |
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Estudo de Caso RTP – O Espaço da Cultura no TelejornalCulturaJornalismoTelejornalTelevisãoRTPServiço PúblicoCultureJournalismTV newsTVPublic serviceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoIntitulado de “Estudo de Caso RTP – O Espaço da Cultura no Telejornal”, o presente relatório de estágio tem como objetivo primordial discutir a importância da presença de Cultura no dito “horário nobre” da RTP, nomeadamente, no Telejornal. Por se tratar da estação pública – responsável pelo modelo de Serviço Público de Televisão – de que forma cumpre com os seus deveres referentes à transmissão de notícias do âmbito cultural, e assim, chegar ao maior número de telespectadores. Não só, correspondendo aos seus interesses, como informar sobre manifestações culturais, promovendo um maior conhecimento das mesmas, e assim, corresponder a um dos princípios do Serviço Público: formar a sociedade. Na primeira parte, o trabalho foca-se sobre a instituição e, particularmente, na experiência de estágio. Já na segunda parte, são contruídos os alicerces para a investigação, através do corpo teórico, onde são desenvolvidos os temas de Serviço Púbico, a marca Telejornal, bem como a relação do jornalismo com a cultura e de como pode ser complexa a sua definição e o posicionamento do jornalismo cultural. A terceira e última parte é constituída pela fase prática da investigação, com uma análise de conteúdos a 32 alinhamentos do Telejornal, pertencentes ao intervalo de tempo ocorrido entre 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022, contabilizando um total de 28 horas, 7 minutos e 22 segundos de tempo analisado, com recurso a categorizações temáticas e comparações entre as diferentes editorias da redação da RTP. Também foram executadas entrevistas exploratórias a profissionais da área de modo a complementar a análise. Ao longo do trabalho, há frequentemente a referência a documentos oficiais, como a Lei da Televisão (2007) e o Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão (2015), para que se consiga perceber o cumprimento destes. Todo este processo, tem em perspetiva a obtenção da resposta à pergunta homónima ao título do trabalho: Qual é o Espaço da Cultura no Telejornal?Titled “RTP Case Study – The Culture Space in the Telejornal newcast”, this internship report main porpose is to discuss the importance of the presence of Culture in the so-called “prime time” of RTP, particularly, in the Telejornal. As it is the public station – responsible for the Public Television Service model – how does it fulfill it’s duties regarding the transmission of cultural news, and thus reach the largest number of viewers. Not only, corresponding to their interests, such as informing about cultural events, promoting greater knowledge of them and thus corresponding to one of the principles of the Public Service: forming a society. In the first part, the work focuses on the institution and, specifically, on the internship experience. In the second part, the foundations for the investigation are built, through the theoretical body, where the themes of Public Service, the Telejornal brand are developed, as well as the relationship between journalism and culture and how complex it’s definition and the positioning of cultural journalism can be. The third and final part consists of the practical phase of the investigation, with a content analysis of 32 Telejornal alignments, belonging to the time interval between January 10 and February 10, 2022, accounting for a total of 28 hours, 7 minutes and 22 seconds of analyzed time, using thematic categorizations and comparisons between the different editorials of the RTP newsroom. Exploratory interviews were also carried out with professionals in the area in order to complement the analysis. Throughout the work, there is often reference to official documents, such as the Television Law (2007) and the Public Service Radio and Television Concession Contract (2015), so that compliance with these can be perceived. This whole process aims to obtain the answer to the homonymous question of the title of the work: What is the Culture Space on Telejornal newcast?Granado, António Maria Salvado CoxitoRUNMachado, Luís Carlos da Costa2023-07-18T10:33:20Z2022-11-292022-07-112022-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155433TID:203118707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:00Zoai:run.unl.pt:10362/155433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:04.027749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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