Estudo de Caso RTP – O Espaço da Cultura no Telejornal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luís Carlos da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/155433
Resumo: Intitulado de “Estudo de Caso RTP – O Espaço da Cultura no Telejornal”, o presente relatório de estágio tem como objetivo primordial discutir a importância da presença de Cultura no dito “horário nobre” da RTP, nomeadamente, no Telejornal. Por se tratar da estação pública – responsável pelo modelo de Serviço Público de Televisão – de que forma cumpre com os seus deveres referentes à transmissão de notícias do âmbito cultural, e assim, chegar ao maior número de telespectadores. Não só, correspondendo aos seus interesses, como informar sobre manifestações culturais, promovendo um maior conhecimento das mesmas, e assim, corresponder a um dos princípios do Serviço Público: formar a sociedade. Na primeira parte, o trabalho foca-se sobre a instituição e, particularmente, na experiência de estágio. Já na segunda parte, são contruídos os alicerces para a investigação, através do corpo teórico, onde são desenvolvidos os temas de Serviço Púbico, a marca Telejornal, bem como a relação do jornalismo com a cultura e de como pode ser complexa a sua definição e o posicionamento do jornalismo cultural. A terceira e última parte é constituída pela fase prática da investigação, com uma análise de conteúdos a 32 alinhamentos do Telejornal, pertencentes ao intervalo de tempo ocorrido entre 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022, contabilizando um total de 28 horas, 7 minutos e 22 segundos de tempo analisado, com recurso a categorizações temáticas e comparações entre as diferentes editorias da redação da RTP. Também foram executadas entrevistas exploratórias a profissionais da área de modo a complementar a análise. Ao longo do trabalho, há frequentemente a referência a documentos oficiais, como a Lei da Televisão (2007) e o Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão (2015), para que se consiga perceber o cumprimento destes. Todo este processo, tem em perspetiva a obtenção da resposta à pergunta homónima ao título do trabalho: Qual é o Espaço da Cultura no Telejornal?
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