Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6840 |
Resumo: | O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de jardim-de-infância inserido no meio urbano, com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos de idade. Este trabalho procurou compreender de que forma o conhecimento do meio físico e social envolvente podia propiciar a construção de novos conhecimentos em crianças em idade pré-escolar, analisando também se a parceria entre a instituição pré-escolar e a família poderia contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Neste sentido, construímos um quadro teórico em que procurámos aprofundar saberes ao nível dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e a importância que pode assumir a cooperação entre família e a instituição pré-escolar nesse processo, orientando-nos por uma perspectiva socioconstrutivista. Foi sustentado na metodologia de investigação-acção, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados para ser possível responder às questões delineadas e atingir os objectivos propostos. Procurámos promover experiências de aprendizagem partindo da exploração do meio em que estamos inseridos, integrando-as com todas as outras áreas e domínios evidenciadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Os resultados que emergiram deste trabalho demonstram que o meio em que estamos inseridos possibilita a realização de aprendizagens múltiplas e que a parceria entre a família e a instituição pré-escolar assume-se como uma mais-valia na educação das crianças. This stage report was developed in the course of supervised teaching practice, which aims to obtain the master's degree in pre-school education. It corresponds to a description of work done in the context of a kindergarten housed in a urban environment and which has children aged three, four and five years old. This work tried to understand how the environment knowledge could be favorable for the construction of pre-school children‟s new knowledge, and also examine whether the partnership between the pre-school institution and family could contribute to more significant learning. In this sense, we build a theoretical framework in which we sought to deepen the knowledge level of learning processes, children‟s development and the importance of cooperation that the family and pre-school institution may take in the process, guiding us through a social and constructivist perspective. It was held in the methodology of research and action which leads to the use of various techniques and instruments in order to collect data and to be able to respond to the outlined questions and also to achieve all proposed objectives. We have tried to promote the achievement of learning experiences starting from the exploitation of the environment where we are and also integrating them with all the other areas and domains highlighted in the curriculum guidelines for Pre-school Education. The results that emerged from this work show us that this environment gives us multiple learning and that the partnership between the family and pre-school institution is an add-value for child education. |
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