Executive balanced scorecard na empresa Mário de Almeida Coutinho & Filhos, Lda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Helena Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14671
Resumo: [...] Num ambiente de incerteza, a aptidão de uma empresa para se adaptar e reinventar é crucial à sua sobrevivência. O BSC representa uma cultura ajustada às reconhecidas necessidades de aprendizagem, flexibilidade e adaptação das empresas - tema que me tem interessado. Em Portugal ainda escasseiam empresas com esta ferramenta de gestão, pelo que, numa fase de depressão económica em que as opções estratégicas devem ser questionadas e quando valorizamos a velocidade de aprendizagem e adaptação, importa divulgar as potencialidades do BSC e o seu possível impacto em termos organizacionais.[...] Dividida a apresentação em 6 secções, depois desta introdução, começo com um capítulo sobre a contabilidade de gestão e sua evolução até surgir o BSC (II secção); a seguir, trato do conceito central ao trabalho contratado – o Balanced Scorecard (III secção). Neste ponto apresento a teoria do BSC, identifico as suas regras e fases do processo da sua conceção e implementação, concluindo com uma síntese das suas vantagens e dificuldades. Julguei pertinente introduzir (na secção IV) uma breve caracterização da empresa na altura do trabalho e também esclarecer sobre os responsáveis pela condução do trabalho. Descrevo as fases de realização do processo de conceção e implementação do BSC na V secção: sensibilização; clarificação da missão e visão; identificação das perspetivas de análise; identificação dos indicadores; elaboração do mapa estratégico; definição das metas e objetivos; descrição de iniciativas e planos de ação; processo de controlo e avaliação; portal BSC. Concluo (VI secção) com algumas notas pessoais sobre a execução do trabalho e suas consequências.
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