A gestão dos destinos turísticos: o caso do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Adão
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/826
Resumo: A evolução do turismo como sistema complexo, simultaneamente, produtivo e de consumo, fez emergir o conceito de destino turístico, como lugar geométrico da experiência do turista, de um sistema da oferta privado e institucional, assente num core de atracções e atributos no quadro de uma comunidade residente. O sistema mundial do turismo tem vindo a deslocar o ónus da concorrência para o nível do destino turístico implicando o advento de um sistema de gestão articulada capaz de assegurar a coerência entre os múltiplos interesses que confluem nesse sistema localizado de produção e consumo. Compreender o carácter dinâmico e complexo dos sistemas de gestão de destinos regional, sub-regional e local no quadro do Algarve e o objectivo desta tese, desenvolvendo-se uma abordagem, design e implementação no quadro de uma investigação qualitativa que utiliza um estudo multicasos, visando descrever e compreender as práticas de gestão dos vários subsistemas bem como o grau de articulação no quadro de um destino complexo como o Algarve. Obteve-se assim a compreensão de como se faz a gestão dos destinos a partir do ponto de vista dos seus actores, e emergiram modos de intervenção que configuram padrões de gestão seja a nível local, sub-regional e regional, em graus diferentes de desenvolvimento, organização e afirmação politicas, no quadro dos vários contextos A gestão de destinos turísticos xxviii descritos e produzidos, contribuindo-se para a produção de uma teoria enraizada nas práticas e interpretações dos actores contemplando a manifestação diversificada de perspectivas.
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