Amostragem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Teresa Ferreira de Amorim da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2909
Resumo: Na presente dissertação apresenta-se um estudo dos métodos de amostragem mais utilizados na recolha de dados estatísticos. Far-se-á uma descrição, com exemplificação, de cada um deles explorando temas directamente relacionados com a problemática da amostragem como, por exemplo, a estimação de parâmetros, o dimensionamento da amostra e a realização de inquéritos. Por último, será apresentado um exemplo real de aplicação descrevendo um processo de sondagem levado a cabo em Abril passado com o objectivo de analisar o papel da disciplina de Matemática A no percurso escolar dos alunos das escolas secundárias do Concelho de Vila Nova de Gaia. Concretamente, investiga-se se o insucesso na disciplina de Matemática A, no 10ºano, interfere nas escolhas de progressão de estudos e até que ponto influencia a escolha de outra oferta educativa e formativa em que a disciplina de Componente de Formação Específica, Científica ou Tecnológica deixe de ser Matemática A para passar a ser outra opção que não Matemática A. ABSTRACT: In this dissertation are discussed sampling procedures most frequently used on statistical data collections. Examples and calculation of the sample size for each sampling procedure is also included. In the last chapter, a real example of application - a survey sampling- is presented. This survey sampling was executed in April. The main goal is the analysis of the role of the discipline of Mathematics A in the educational course of the students of secondary schools of Vila Nova de Gaia. The survey results are analyzed using classical statistical procedures. The dissertation is concluded with a brief summary of the survey results.
id RCAP_b20560a45ec79da32d72ee8500091a66
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AmostragemEnsino da matemáticaAmostragemInquéritosNa presente dissertação apresenta-se um estudo dos métodos de amostragem mais utilizados na recolha de dados estatísticos. Far-se-á uma descrição, com exemplificação, de cada um deles explorando temas directamente relacionados com a problemática da amostragem como, por exemplo, a estimação de parâmetros, o dimensionamento da amostra e a realização de inquéritos. Por último, será apresentado um exemplo real de aplicação descrevendo um processo de sondagem levado a cabo em Abril passado com o objectivo de analisar o papel da disciplina de Matemática A no percurso escolar dos alunos das escolas secundárias do Concelho de Vila Nova de Gaia. Concretamente, investiga-se se o insucesso na disciplina de Matemática A, no 10ºano, interfere nas escolhas de progressão de estudos e até que ponto influencia a escolha de outra oferta educativa e formativa em que a disciplina de Componente de Formação Específica, Científica ou Tecnológica deixe de ser Matemática A para passar a ser outra opção que não Matemática A. ABSTRACT: In this dissertation are discussed sampling procedures most frequently used on statistical data collections. Examples and calculation of the sample size for each sampling procedure is also included. In the last chapter, a real example of application - a survey sampling- is presented. This survey sampling was executed in April. The main goal is the analysis of the role of the discipline of Mathematics A in the educational course of the students of secondary schools of Vila Nova de Gaia. The survey results are analyzed using classical statistical procedures. The dissertation is concluded with a brief summary of the survey results.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:29:56Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2909porVieira, Maria Teresa Ferreira de Amorim da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:28Zoai:ria.ua.pt:10773/2909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:13.741450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Amostragem
title Amostragem
spellingShingle Amostragem
Vieira, Maria Teresa Ferreira de Amorim da Silva
Ensino da matemática
Amostragem
Inquéritos
title_short Amostragem
title_full Amostragem
title_fullStr Amostragem
title_full_unstemmed Amostragem
title_sort Amostragem
author Vieira, Maria Teresa Ferreira de Amorim da Silva
author_facet Vieira, Maria Teresa Ferreira de Amorim da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Teresa Ferreira de Amorim da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Amostragem
Inquéritos
topic Ensino da matemática
Amostragem
Inquéritos
description Na presente dissertação apresenta-se um estudo dos métodos de amostragem mais utilizados na recolha de dados estatísticos. Far-se-á uma descrição, com exemplificação, de cada um deles explorando temas directamente relacionados com a problemática da amostragem como, por exemplo, a estimação de parâmetros, o dimensionamento da amostra e a realização de inquéritos. Por último, será apresentado um exemplo real de aplicação descrevendo um processo de sondagem levado a cabo em Abril passado com o objectivo de analisar o papel da disciplina de Matemática A no percurso escolar dos alunos das escolas secundárias do Concelho de Vila Nova de Gaia. Concretamente, investiga-se se o insucesso na disciplina de Matemática A, no 10ºano, interfere nas escolhas de progressão de estudos e até que ponto influencia a escolha de outra oferta educativa e formativa em que a disciplina de Componente de Formação Específica, Científica ou Tecnológica deixe de ser Matemática A para passar a ser outra opção que não Matemática A. ABSTRACT: In this dissertation are discussed sampling procedures most frequently used on statistical data collections. Examples and calculation of the sample size for each sampling procedure is also included. In the last chapter, a real example of application - a survey sampling- is presented. This survey sampling was executed in April. The main goal is the analysis of the role of the discipline of Mathematics A in the educational course of the students of secondary schools of Vila Nova de Gaia. The survey results are analyzed using classical statistical procedures. The dissertation is concluded with a brief summary of the survey results.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T14:29:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2909
url http://hdl.handle.net/10773/2909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137460565835776