A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5779 |
Resumo: | O presente trabalho enquadra-se no 2º ano do Curso de Mestrado em Design Editorial, leccionado na Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar. O mesmo incide sobre um tema relacionado com o Design Editorial (A Comunicação através da Imagem e a Linguagem Fotográfica na Imprensa) e inclui também um capítulo inicial que reflecte sobre a experiência prática desenvolvida no estágio. O estágio decorreu em várias empresas, cujo trabalho desenvolvido incide na área do design editorial, e teve duração de seis meses. Neste relatório poder-se-ão encontrar enumerados os trabalhos e projectos desenvolvidas ao longo dos seis meses de duração do mesmo. De seguida, encontra-se o desenvolvimento do tema escolhido e acima referido que pretende discutir a fotografia e a sua utilização na imprensa, principalmente como veículo de transmissão de informação. Numa primeira abordagem ao tema situa-se histórica e geograficamente o começo da utilização de imagens para transmissão de informação. São referidas, também, algumas das técnicas mais usadas ao longo da História para a impressão de imagens. Faz-se, ainda, alusão ao advento da fotografia e ao começo do seu uso na imprensa. De seguida, destacam-se as relações que se estabelecem entre as imagens quando são impressas juntamente com texto. Realça-se, também, o facto de que a importância que texto e imagem tiveram ao longo da História não foi sempre igual. Faz-se, ainda, uma breve referência a algumas das primeiras publicações ilustradas. Na continuação do trabalho abordam-se os conceitos de Fotojornalismo e de Fotografia Documental, tentando-se estabelecer uma ordem cronológica para os acontecimentos e fotógrafos que deram origem ao fotojornalismo e à fotografia documental modernos. Tenta-se, ainda, compreender a evolução da linguagem fotográfica ao longo do tempo e quais os factores que foram contribuindo para essa evolução. Seguidamente, e porque se achou pertinente, aborda-se o tema no caso particular de Portugal, sobretudo no que diz respeito às primeiras publicações ilustradas e ao fotojornalismo. Da relação entre a fotografia e a imprensa surge a problemática associada às questões éticas e deontológicas. Realça-se a importância do debate destas questões no fotojornalismo como veículo influente e transformador da estética e das abordagens tomadas pelos fotógrafos, referindo- se algumas das questões mais relevantes relacionadas com esta temática, nomeadamente a da manipulação e encenação na fotografia, da qual se faz uma abordagem mais particular. |
id |
RCAP_b2213968f678f407a9cc96f2e5e68476 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5779 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensaFotografiaImagemImprensaPublicações periódicasFotojornalismoO presente trabalho enquadra-se no 2º ano do Curso de Mestrado em Design Editorial, leccionado na Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar. O mesmo incide sobre um tema relacionado com o Design Editorial (A Comunicação através da Imagem e a Linguagem Fotográfica na Imprensa) e inclui também um capítulo inicial que reflecte sobre a experiência prática desenvolvida no estágio. O estágio decorreu em várias empresas, cujo trabalho desenvolvido incide na área do design editorial, e teve duração de seis meses. Neste relatório poder-se-ão encontrar enumerados os trabalhos e projectos desenvolvidas ao longo dos seis meses de duração do mesmo. De seguida, encontra-se o desenvolvimento do tema escolhido e acima referido que pretende discutir a fotografia e a sua utilização na imprensa, principalmente como veículo de transmissão de informação. Numa primeira abordagem ao tema situa-se histórica e geograficamente o começo da utilização de imagens para transmissão de informação. São referidas, também, algumas das técnicas mais usadas ao longo da História para a impressão de imagens. Faz-se, ainda, alusão ao advento da fotografia e ao começo do seu uso na imprensa. De seguida, destacam-se as relações que se estabelecem entre as imagens quando são impressas juntamente com texto. Realça-se, também, o facto de que a importância que texto e imagem tiveram ao longo da História não foi sempre igual. Faz-se, ainda, uma breve referência a algumas das primeiras publicações ilustradas. Na continuação do trabalho abordam-se os conceitos de Fotojornalismo e de Fotografia Documental, tentando-se estabelecer uma ordem cronológica para os acontecimentos e fotógrafos que deram origem ao fotojornalismo e à fotografia documental modernos. Tenta-se, ainda, compreender a evolução da linguagem fotográfica ao longo do tempo e quais os factores que foram contribuindo para essa evolução. Seguidamente, e porque se achou pertinente, aborda-se o tema no caso particular de Portugal, sobretudo no que diz respeito às primeiras publicações ilustradas e ao fotojornalismo. Da relação entre a fotografia e a imprensa surge a problemática associada às questões éticas e deontológicas. Realça-se a importância do debate destas questões no fotojornalismo como veículo influente e transformador da estética e das abordagens tomadas pelos fotógrafos, referindo- se algumas das questões mais relevantes relacionadas com esta temática, nomeadamente a da manipulação e encenação na fotografia, da qual se faz uma abordagem mais particular.Instituto Politécnico de TomarMoreira, Luís Filipe CunhaRepositório ComumGrácio, Mónica Filomena Simões2014-02-25T17:35:18Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5779TID:201826208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:28.508233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa |
title |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa |
spellingShingle |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa Grácio, Mónica Filomena Simões Fotografia Imagem Imprensa Publicações periódicas Fotojornalismo |
title_short |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa |
title_full |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa |
title_fullStr |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa |
title_full_unstemmed |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa |
title_sort |
A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa |
author |
Grácio, Mónica Filomena Simões |
author_facet |
Grácio, Mónica Filomena Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Luís Filipe Cunha Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grácio, Mónica Filomena Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Imagem Imprensa Publicações periódicas Fotojornalismo |
topic |
Fotografia Imagem Imprensa Publicações periódicas Fotojornalismo |
description |
O presente trabalho enquadra-se no 2º ano do Curso de Mestrado em Design Editorial, leccionado na Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar. O mesmo incide sobre um tema relacionado com o Design Editorial (A Comunicação através da Imagem e a Linguagem Fotográfica na Imprensa) e inclui também um capítulo inicial que reflecte sobre a experiência prática desenvolvida no estágio. O estágio decorreu em várias empresas, cujo trabalho desenvolvido incide na área do design editorial, e teve duração de seis meses. Neste relatório poder-se-ão encontrar enumerados os trabalhos e projectos desenvolvidas ao longo dos seis meses de duração do mesmo. De seguida, encontra-se o desenvolvimento do tema escolhido e acima referido que pretende discutir a fotografia e a sua utilização na imprensa, principalmente como veículo de transmissão de informação. Numa primeira abordagem ao tema situa-se histórica e geograficamente o começo da utilização de imagens para transmissão de informação. São referidas, também, algumas das técnicas mais usadas ao longo da História para a impressão de imagens. Faz-se, ainda, alusão ao advento da fotografia e ao começo do seu uso na imprensa. De seguida, destacam-se as relações que se estabelecem entre as imagens quando são impressas juntamente com texto. Realça-se, também, o facto de que a importância que texto e imagem tiveram ao longo da História não foi sempre igual. Faz-se, ainda, uma breve referência a algumas das primeiras publicações ilustradas. Na continuação do trabalho abordam-se os conceitos de Fotojornalismo e de Fotografia Documental, tentando-se estabelecer uma ordem cronológica para os acontecimentos e fotógrafos que deram origem ao fotojornalismo e à fotografia documental modernos. Tenta-se, ainda, compreender a evolução da linguagem fotográfica ao longo do tempo e quais os factores que foram contribuindo para essa evolução. Seguidamente, e porque se achou pertinente, aborda-se o tema no caso particular de Portugal, sobretudo no que diz respeito às primeiras publicações ilustradas e ao fotojornalismo. Da relação entre a fotografia e a imprensa surge a problemática associada às questões éticas e deontológicas. Realça-se a importância do debate destas questões no fotojornalismo como veículo influente e transformador da estética e das abordagens tomadas pelos fotógrafos, referindo- se algumas das questões mais relevantes relacionadas com esta temática, nomeadamente a da manipulação e encenação na fotografia, da qual se faz uma abordagem mais particular. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-02-25T17:35:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/5779 TID:201826208 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/5779 |
identifier_str_mv |
TID:201826208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Tomar |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Tomar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133627418673152 |