A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grácio, Mónica Filomena Simões
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5779
Resumo: O presente trabalho enquadra-se no 2º ano do Curso de Mestrado em Design Editorial, leccionado na Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar. O mesmo incide sobre um tema relacionado com o Design Editorial (A Comunicação através da Imagem e a Linguagem Fotográfica na Imprensa) e inclui também um capítulo inicial que reflecte sobre a experiência prática desenvolvida no estágio. O estágio decorreu em várias empresas, cujo trabalho desenvolvido incide na área do design editorial, e teve duração de seis meses. Neste relatório poder-se-ão encontrar enumerados os trabalhos e projectos desenvolvidas ao longo dos seis meses de duração do mesmo. De seguida, encontra-se o desenvolvimento do tema escolhido e acima referido que pretende discutir a fotografia e a sua utilização na imprensa, principalmente como veículo de transmissão de informação. Numa primeira abordagem ao tema situa-se histórica e geograficamente o começo da utilização de imagens para transmissão de informação. São referidas, também, algumas das técnicas mais usadas ao longo da História para a impressão de imagens. Faz-se, ainda, alusão ao advento da fotografia e ao começo do seu uso na imprensa. De seguida, destacam-se as relações que se estabelecem entre as imagens quando são impressas juntamente com texto. Realça-se, também, o facto de que a importância que texto e imagem tiveram ao longo da História não foi sempre igual. Faz-se, ainda, uma breve referência a algumas das primeiras publicações ilustradas. Na continuação do trabalho abordam-se os conceitos de Fotojornalismo e de Fotografia Documental, tentando-se estabelecer uma ordem cronológica para os acontecimentos e fotógrafos que deram origem ao fotojornalismo e à fotografia documental modernos. Tenta-se, ainda, compreender a evolução da linguagem fotográfica ao longo do tempo e quais os factores que foram contribuindo para essa evolução. Seguidamente, e porque se achou pertinente, aborda-se o tema no caso particular de Portugal, sobretudo no que diz respeito às primeiras publicações ilustradas e ao fotojornalismo. Da relação entre a fotografia e a imprensa surge a problemática associada às questões éticas e deontológicas. Realça-se a importância do debate destas questões no fotojornalismo como veículo influente e transformador da estética e das abordagens tomadas pelos fotógrafos, referindo- se algumas das questões mais relevantes relacionadas com esta temática, nomeadamente a da manipulação e encenação na fotografia, da qual se faz uma abordagem mais particular.
id RCAP_b2213968f678f407a9cc96f2e5e68476
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5779
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensaFotografiaImagemImprensaPublicações periódicasFotojornalismoO presente trabalho enquadra-se no 2º ano do Curso de Mestrado em Design Editorial, leccionado na Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar. O mesmo incide sobre um tema relacionado com o Design Editorial (A Comunicação através da Imagem e a Linguagem Fotográfica na Imprensa) e inclui também um capítulo inicial que reflecte sobre a experiência prática desenvolvida no estágio. O estágio decorreu em várias empresas, cujo trabalho desenvolvido incide na área do design editorial, e teve duração de seis meses. Neste relatório poder-se-ão encontrar enumerados os trabalhos e projectos desenvolvidas ao longo dos seis meses de duração do mesmo. De seguida, encontra-se o desenvolvimento do tema escolhido e acima referido que pretende discutir a fotografia e a sua utilização na imprensa, principalmente como veículo de transmissão de informação. Numa primeira abordagem ao tema situa-se histórica e geograficamente o começo da utilização de imagens para transmissão de informação. São referidas, também, algumas das técnicas mais usadas ao longo da História para a impressão de imagens. Faz-se, ainda, alusão ao advento da fotografia e ao começo do seu uso na imprensa. De seguida, destacam-se as relações que se estabelecem entre as imagens quando são impressas juntamente com texto. Realça-se, também, o facto de que a importância que texto e imagem tiveram ao longo da História não foi sempre igual. Faz-se, ainda, uma breve referência a algumas das primeiras publicações ilustradas. Na continuação do trabalho abordam-se os conceitos de Fotojornalismo e de Fotografia Documental, tentando-se estabelecer uma ordem cronológica para os acontecimentos e fotógrafos que deram origem ao fotojornalismo e à fotografia documental modernos. Tenta-se, ainda, compreender a evolução da linguagem fotográfica ao longo do tempo e quais os factores que foram contribuindo para essa evolução. Seguidamente, e porque se achou pertinente, aborda-se o tema no caso particular de Portugal, sobretudo no que diz respeito às primeiras publicações ilustradas e ao fotojornalismo. Da relação entre a fotografia e a imprensa surge a problemática associada às questões éticas e deontológicas. Realça-se a importância do debate destas questões no fotojornalismo como veículo influente e transformador da estética e das abordagens tomadas pelos fotógrafos, referindo- se algumas das questões mais relevantes relacionadas com esta temática, nomeadamente a da manipulação e encenação na fotografia, da qual se faz uma abordagem mais particular.Instituto Politécnico de TomarMoreira, Luís Filipe CunhaRepositório ComumGrácio, Mónica Filomena Simões2014-02-25T17:35:18Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5779TID:201826208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:28.508233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
title A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
spellingShingle A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
Grácio, Mónica Filomena Simões
Fotografia
Imagem
Imprensa
Publicações periódicas
Fotojornalismo
title_short A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
title_full A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
title_fullStr A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
title_full_unstemmed A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
title_sort A comunicação através da imagem e a linguagem fotográfica na imprensa
author Grácio, Mónica Filomena Simões
author_facet Grácio, Mónica Filomena Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Luís Filipe Cunha
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Grácio, Mónica Filomena Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Imagem
Imprensa
Publicações periódicas
Fotojornalismo
topic Fotografia
Imagem
Imprensa
Publicações periódicas
Fotojornalismo
description O presente trabalho enquadra-se no 2º ano do Curso de Mestrado em Design Editorial, leccionado na Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar. O mesmo incide sobre um tema relacionado com o Design Editorial (A Comunicação através da Imagem e a Linguagem Fotográfica na Imprensa) e inclui também um capítulo inicial que reflecte sobre a experiência prática desenvolvida no estágio. O estágio decorreu em várias empresas, cujo trabalho desenvolvido incide na área do design editorial, e teve duração de seis meses. Neste relatório poder-se-ão encontrar enumerados os trabalhos e projectos desenvolvidas ao longo dos seis meses de duração do mesmo. De seguida, encontra-se o desenvolvimento do tema escolhido e acima referido que pretende discutir a fotografia e a sua utilização na imprensa, principalmente como veículo de transmissão de informação. Numa primeira abordagem ao tema situa-se histórica e geograficamente o começo da utilização de imagens para transmissão de informação. São referidas, também, algumas das técnicas mais usadas ao longo da História para a impressão de imagens. Faz-se, ainda, alusão ao advento da fotografia e ao começo do seu uso na imprensa. De seguida, destacam-se as relações que se estabelecem entre as imagens quando são impressas juntamente com texto. Realça-se, também, o facto de que a importância que texto e imagem tiveram ao longo da História não foi sempre igual. Faz-se, ainda, uma breve referência a algumas das primeiras publicações ilustradas. Na continuação do trabalho abordam-se os conceitos de Fotojornalismo e de Fotografia Documental, tentando-se estabelecer uma ordem cronológica para os acontecimentos e fotógrafos que deram origem ao fotojornalismo e à fotografia documental modernos. Tenta-se, ainda, compreender a evolução da linguagem fotográfica ao longo do tempo e quais os factores que foram contribuindo para essa evolução. Seguidamente, e porque se achou pertinente, aborda-se o tema no caso particular de Portugal, sobretudo no que diz respeito às primeiras publicações ilustradas e ao fotojornalismo. Da relação entre a fotografia e a imprensa surge a problemática associada às questões éticas e deontológicas. Realça-se a importância do debate destas questões no fotojornalismo como veículo influente e transformador da estética e das abordagens tomadas pelos fotógrafos, referindo- se algumas das questões mais relevantes relacionadas com esta temática, nomeadamente a da manipulação e encenação na fotografia, da qual se faz uma abordagem mais particular.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-02-25T17:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5779
TID:201826208
url http://hdl.handle.net/10400.26/5779
identifier_str_mv TID:201826208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Tomar
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Tomar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133627418673152