Políticas de inclusão escolar de alunos com deficiência visual e sua implementação em quatro escolas de Uberaba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10774 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral perceber a efetividade da implementação das práticas das políticas públicas no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência visual em quatro escolas regulares na cidade de Uberaba em Minas Gerais, Brasil. Das escolas estudadas, duas fazem parte da rede Estadual de ensino e duas da rede Municipal. Emprega-se o estudo de caso como percurso metodológico e os procedimentos adotados para o alcance do objetivo incluem revisão bibliográfica, análise documental, assim como aplicação de inquéritos por entrevistas e por questionários com alunos, diretores, especialistas e professores de escolas regulares de Uberaba que possuem alunos portadores de deficiência visual. Após a análise dos dados coletados pôde-se concluir com este estudo que há legislação sobre a inclusão escolar que define como proceder, porém não há efetividade no cumprimento destas leis. |
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Políticas de inclusão escolar de alunos com deficiência visual e sua implementação em quatro escolas de UberabaInclusãoDeficiência visualEfetividadePolíticas públicasInclusionVisual impairmentEffectivenessPublic policyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem como objetivo geral perceber a efetividade da implementação das práticas das políticas públicas no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência visual em quatro escolas regulares na cidade de Uberaba em Minas Gerais, Brasil. Das escolas estudadas, duas fazem parte da rede Estadual de ensino e duas da rede Municipal. Emprega-se o estudo de caso como percurso metodológico e os procedimentos adotados para o alcance do objetivo incluem revisão bibliográfica, análise documental, assim como aplicação de inquéritos por entrevistas e por questionários com alunos, diretores, especialistas e professores de escolas regulares de Uberaba que possuem alunos portadores de deficiência visual. Após a análise dos dados coletados pôde-se concluir com este estudo que há legislação sobre a inclusão escolar que define como proceder, porém não há efetividade no cumprimento destas leis.This paper aims to understand the effectiveness of the implementation of public policy practices regarding the inclusion of people with visual v impaired in four regular schools in the city of Uberaba, Minas Gerais, Brazil. Of the schools studied, two are part of the State education network and two of the Municipal network. The case study is used as a methodological course and the procedures adopted to reach the objective include bibliographical review, documentary analysis, as well as the application of interviews by questionnaires with students, principals, specialists and teachers of regular Uberaba schools that have students with visual impairments. After analyzing the data collected it was possible to conclude from this study that there is legislation on school inclusion that defines how to proceed, but there is no effectiveness in complying with these laws.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMartins, Susana Isabel da Costa OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSouza, Carolina Fernandes Caetano de2018-01-15T14:35:16Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10774TID:201834189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:12.895046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho tem como objetivo geral perceber a efetividade da implementação das práticas das políticas públicas no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência visual em quatro escolas regulares na cidade de Uberaba em Minas Gerais, Brasil. Das escolas estudadas, duas fazem parte da rede Estadual de ensino e duas da rede Municipal. Emprega-se o estudo de caso como percurso metodológico e os procedimentos adotados para o alcance do objetivo incluem revisão bibliográfica, análise documental, assim como aplicação de inquéritos por entrevistas e por questionários com alunos, diretores, especialistas e professores de escolas regulares de Uberaba que possuem alunos portadores de deficiência visual. Após a análise dos dados coletados pôde-se concluir com este estudo que há legislação sobre a inclusão escolar que define como proceder, porém não há efetividade no cumprimento destas leis. |
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