Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Manuela Malheiro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/163
Resumo: Neste artigo apresentam-se alguns aspectos da evolução de uma metodologia de ensino a distância multimédia para uma metodologia de ensino a distância on-line. Inicialmente, são abordadas as características do ensino a distância multimédia e do ensino a distância on-line, assim como as respectivas vantagens e inconvenientes. Seguidamente, são dados exemplos de como se processa o ensino da Geografia a nível do Ensino Superior, mediante a utilização dos dois sistemas de ensino a distância acima referidos, assim como a Formação de Professores da mesma disciplina. Como conclusão refere-se que o ensino a distância, nomeadamente o ensino a distância on-line oferece novas possibilidades ao ensino da Geografia, pois permite o desenvolvimento de um processo colaborativo entre estudantes localizados em diferentes lugares, regiões ou mesmo pontos do Globo, virtualidade que se torna importante numa era de globalização. O ensino a distância multimédia continua a permitir um ensino da Geografia, cuja qualidade se baseia nas características dos materiais postos à disposição dos estudantes e oferece também a possibilidade de uma efectiva colaboração entre estes, nomeadamente, às escalas locais e regionais.
id RCAP_b22ee373945c718d255c11fa77af1000
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografiaEnsino a distânciaSistemas on-lineEnsino da geografiaFormação de professoresEnsino superiorNeste artigo apresentam-se alguns aspectos da evolução de uma metodologia de ensino a distância multimédia para uma metodologia de ensino a distância on-line. Inicialmente, são abordadas as características do ensino a distância multimédia e do ensino a distância on-line, assim como as respectivas vantagens e inconvenientes. Seguidamente, são dados exemplos de como se processa o ensino da Geografia a nível do Ensino Superior, mediante a utilização dos dois sistemas de ensino a distância acima referidos, assim como a Formação de Professores da mesma disciplina. Como conclusão refere-se que o ensino a distância, nomeadamente o ensino a distância on-line oferece novas possibilidades ao ensino da Geografia, pois permite o desenvolvimento de um processo colaborativo entre estudantes localizados em diferentes lugares, regiões ou mesmo pontos do Globo, virtualidade que se torna importante numa era de globalização. O ensino a distância multimédia continua a permitir um ensino da Geografia, cuja qualidade se baseia nas características dos materiais postos à disposição dos estudantes e oferece também a possibilidade de uma efectiva colaboração entre estes, nomeadamente, às escalas locais e regionais.Universidade AbertaRepositório AbertoFerreira, Manuela Malheiro2008-12-06T12:33:55Z2004-122004-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/163porFerreira, Manuela Malheiro Dias - Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2 (Dez. 2004), p. 161-1690872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T01:47:20Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:44.197904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia
title Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia
spellingShingle Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia
Ferreira, Manuela Malheiro
Ensino a distância
Sistemas on-line
Ensino da geografia
Formação de professores
Ensino superior
title_short Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia
title_full Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia
title_fullStr Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia
title_full_unstemmed Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia
title_sort Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia
author Ferreira, Manuela Malheiro
author_facet Ferreira, Manuela Malheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Manuela Malheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Sistemas on-line
Ensino da geografia
Formação de professores
Ensino superior
topic Ensino a distância
Sistemas on-line
Ensino da geografia
Formação de professores
Ensino superior
description Neste artigo apresentam-se alguns aspectos da evolução de uma metodologia de ensino a distância multimédia para uma metodologia de ensino a distância on-line. Inicialmente, são abordadas as características do ensino a distância multimédia e do ensino a distância on-line, assim como as respectivas vantagens e inconvenientes. Seguidamente, são dados exemplos de como se processa o ensino da Geografia a nível do Ensino Superior, mediante a utilização dos dois sistemas de ensino a distância acima referidos, assim como a Formação de Professores da mesma disciplina. Como conclusão refere-se que o ensino a distância, nomeadamente o ensino a distância on-line oferece novas possibilidades ao ensino da Geografia, pois permite o desenvolvimento de um processo colaborativo entre estudantes localizados em diferentes lugares, regiões ou mesmo pontos do Globo, virtualidade que se torna importante numa era de globalização. O ensino a distância multimédia continua a permitir um ensino da Geografia, cuja qualidade se baseia nas características dos materiais postos à disposição dos estudantes e oferece também a possibilidade de uma efectiva colaboração entre estes, nomeadamente, às escalas locais e regionais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12
2004-12-01T00:00:00Z
2008-12-06T12:33:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/163
url http://hdl.handle.net/10400.2/163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Manuela Malheiro Dias - Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2 (Dez. 2004), p. 161-169
0872-0738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134993858953216