Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aurinéia Cândida dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26743
Resumo: As abordagens sobre a temática formação de professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes no que concerne à qualidade do profissional formado por meio dessa modalidade de ensino, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial sobre a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores na modalidade a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizando a Licenciatura em Geografia. Para isso, o estudo traçou a trajetória do Ensino a Distância, como projeto nacional de democratização da Educação fundamentado nas Tecnologias de Comunicação e Informação, com ênfase na formação de professores no contexto nacional e na UFRN, assumindo a Licenciatura em Geografia como referência de análise. A metodologia utilizada nesta pesquisa abrangeu dois procedimentos técnicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFRN, respectivamente. Dos resultados obtidos da pesquisa, infere-se que a oferta de cursos a distância na UFRN apresenta significativos progressos desde sua criação, o que se deu principalmente por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN – SEDIS. Nessa tessitura, a Licenciatura em Geografia a Distância contribui para a formação de professores da Educação Básica, especialmente nas áreas interioranas, onde a oferta de curso superior somente se viabilizou a partir da educação a distância. Destaca-se, ainda, a relevância de curso ofertados nessa modalidade como única possibilidade de obtenção do diploma de graduação para muitos, o que resulta em melhoria da qualidade da educação e no reconhecimento desse profissional perante a sociedade.
id UFRN_ef50e0aa60caa0141cdcfaeba5f85df8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26743
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Aurinéia Cândida dosDantas, Eugênia MariaMelo, Evaneide Maria deMorais, Ione Rodrigues Diniz2019-03-11T23:23:39Z2019-03-11T23:23:39Z2018-12-18SANTOS, Aurinéia Cândida dos. Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26743As abordagens sobre a temática formação de professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes no que concerne à qualidade do profissional formado por meio dessa modalidade de ensino, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial sobre a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores na modalidade a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizando a Licenciatura em Geografia. Para isso, o estudo traçou a trajetória do Ensino a Distância, como projeto nacional de democratização da Educação fundamentado nas Tecnologias de Comunicação e Informação, com ênfase na formação de professores no contexto nacional e na UFRN, assumindo a Licenciatura em Geografia como referência de análise. A metodologia utilizada nesta pesquisa abrangeu dois procedimentos técnicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFRN, respectivamente. Dos resultados obtidos da pesquisa, infere-se que a oferta de cursos a distância na UFRN apresenta significativos progressos desde sua criação, o que se deu principalmente por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN – SEDIS. Nessa tessitura, a Licenciatura em Geografia a Distância contribui para a formação de professores da Educação Básica, especialmente nas áreas interioranas, onde a oferta de curso superior somente se viabilizou a partir da educação a distância. Destaca-se, ainda, a relevância de curso ofertados nessa modalidade como única possibilidade de obtenção do diploma de graduação para muitos, o que resulta em melhoria da qualidade da educação e no reconhecimento desse profissional perante a sociedade.The approaches about teacher education through the Distance Learning become relevant today, in view of the social barriers of acceptability that still exist regarding quality of the professional graduated by this modality of education, mainly due to superficial knowledge on the issue. This work aims to analyze the process of teacher training in the distance modality at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), emphasizing the Degree in Geography. To this end, the study traced the Distance Learning course, as a national project for the democratization of Education based on Communication and Information Technologies, with emphasis on teacher training in the national context and at UFRN, assuming the Degree in Geography as a reference for analysis. The methodology used in this research covered two technical procedures, documentary research and bibliographical research, and the data were analyzed in a qualitative and quantitative perspective. The temporal cut of the research covered the period from 2007 to 2017, the years of entry of the first and last group of students in the Degree in Distance Geography of UFRN, respectively. From the results obtained from the research, it is inferred that the offer of distance courses at UFRN has made significant progress since its inception, mainly through the creation of the UFRN - SEDIS Secretariat for Distance Education. In this context, the Degree in Distance Geography contributes to the formation of Basic Education teachers, especially in the interior areas, where the offer of higher education was only feasible from distance education. It is also worth noting the relevance of the course offered in this modality as the only possibility of obtaining the degree certification for many, which results in an improvement in the quality of education and in the recognition of this professional before society.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino a distânciaFormação de professoresLicenciatura em GeografiaFormação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.txtFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain191794https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/2/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.txtc01bdd05fc9867155feecdc3f8292a26MD52THUMBNAILFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.jpgFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/3/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.jpg867712bdda276335cad42f4e625f64fbMD53ORIGINALFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdfapplication/pdf1133049https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/1/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf82d768e4daf9963164bb5a7d4a2cc993MD51123456789/267432019-05-26 03:17:56.096oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26743Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:17:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
title Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
spellingShingle Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
Santos, Aurinéia Cândida dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino a distância
Formação de professores
Licenciatura em Geografia
title_short Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
title_full Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
title_fullStr Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
title_full_unstemmed Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
title_sort Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
author Santos, Aurinéia Cândida dos
author_facet Santos, Aurinéia Cândida dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Eugênia Maria
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Evaneide Maria de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aurinéia Cândida dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Ione Rodrigues Diniz
contributor_str_mv Morais, Ione Rodrigues Diniz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino a distância
Formação de professores
Licenciatura em Geografia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Formação de professores
Licenciatura em Geografia
description As abordagens sobre a temática formação de professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes no que concerne à qualidade do profissional formado por meio dessa modalidade de ensino, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial sobre a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores na modalidade a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizando a Licenciatura em Geografia. Para isso, o estudo traçou a trajetória do Ensino a Distância, como projeto nacional de democratização da Educação fundamentado nas Tecnologias de Comunicação e Informação, com ênfase na formação de professores no contexto nacional e na UFRN, assumindo a Licenciatura em Geografia como referência de análise. A metodologia utilizada nesta pesquisa abrangeu dois procedimentos técnicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFRN, respectivamente. Dos resultados obtidos da pesquisa, infere-se que a oferta de cursos a distância na UFRN apresenta significativos progressos desde sua criação, o que se deu principalmente por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN – SEDIS. Nessa tessitura, a Licenciatura em Geografia a Distância contribui para a formação de professores da Educação Básica, especialmente nas áreas interioranas, onde a oferta de curso superior somente se viabilizou a partir da educação a distância. Destaca-se, ainda, a relevância de curso ofertados nessa modalidade como única possibilidade de obtenção do diploma de graduação para muitos, o que resulta em melhoria da qualidade da educação e no reconhecimento desse profissional perante a sociedade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-11T23:23:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-11T23:23:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Aurinéia Cândida dos. Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26743
identifier_str_mv SANTOS, Aurinéia Cândida dos. Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/2/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/3/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/1/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c01bdd05fc9867155feecdc3f8292a26
867712bdda276335cad42f4e625f64fb
82d768e4daf9963164bb5a7d4a2cc993
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777278173708288