Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26743 |
Resumo: | As abordagens sobre a temática formação de professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes no que concerne à qualidade do profissional formado por meio dessa modalidade de ensino, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial sobre a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores na modalidade a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizando a Licenciatura em Geografia. Para isso, o estudo traçou a trajetória do Ensino a Distância, como projeto nacional de democratização da Educação fundamentado nas Tecnologias de Comunicação e Informação, com ênfase na formação de professores no contexto nacional e na UFRN, assumindo a Licenciatura em Geografia como referência de análise. A metodologia utilizada nesta pesquisa abrangeu dois procedimentos técnicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFRN, respectivamente. Dos resultados obtidos da pesquisa, infere-se que a oferta de cursos a distância na UFRN apresenta significativos progressos desde sua criação, o que se deu principalmente por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN – SEDIS. Nessa tessitura, a Licenciatura em Geografia a Distância contribui para a formação de professores da Educação Básica, especialmente nas áreas interioranas, onde a oferta de curso superior somente se viabilizou a partir da educação a distância. Destaca-se, ainda, a relevância de curso ofertados nessa modalidade como única possibilidade de obtenção do diploma de graduação para muitos, o que resulta em melhoria da qualidade da educação e no reconhecimento desse profissional perante a sociedade. |
id |
UFRN_ef50e0aa60caa0141cdcfaeba5f85df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26743 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Aurinéia Cândida dosDantas, Eugênia MariaMelo, Evaneide Maria deMorais, Ione Rodrigues Diniz2019-03-11T23:23:39Z2019-03-11T23:23:39Z2018-12-18SANTOS, Aurinéia Cândida dos. Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26743As abordagens sobre a temática formação de professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes no que concerne à qualidade do profissional formado por meio dessa modalidade de ensino, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial sobre a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores na modalidade a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizando a Licenciatura em Geografia. Para isso, o estudo traçou a trajetória do Ensino a Distância, como projeto nacional de democratização da Educação fundamentado nas Tecnologias de Comunicação e Informação, com ênfase na formação de professores no contexto nacional e na UFRN, assumindo a Licenciatura em Geografia como referência de análise. A metodologia utilizada nesta pesquisa abrangeu dois procedimentos técnicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFRN, respectivamente. Dos resultados obtidos da pesquisa, infere-se que a oferta de cursos a distância na UFRN apresenta significativos progressos desde sua criação, o que se deu principalmente por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN – SEDIS. Nessa tessitura, a Licenciatura em Geografia a Distância contribui para a formação de professores da Educação Básica, especialmente nas áreas interioranas, onde a oferta de curso superior somente se viabilizou a partir da educação a distância. Destaca-se, ainda, a relevância de curso ofertados nessa modalidade como única possibilidade de obtenção do diploma de graduação para muitos, o que resulta em melhoria da qualidade da educação e no reconhecimento desse profissional perante a sociedade.The approaches about teacher education through the Distance Learning become relevant today, in view of the social barriers of acceptability that still exist regarding quality of the professional graduated by this modality of education, mainly due to superficial knowledge on the issue. This work aims to analyze the process of teacher training in the distance modality at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), emphasizing the Degree in Geography. To this end, the study traced the Distance Learning course, as a national project for the democratization of Education based on Communication and Information Technologies, with emphasis on teacher training in the national context and at UFRN, assuming the Degree in Geography as a reference for analysis. The methodology used in this research covered two technical procedures, documentary research and bibliographical research, and the data were analyzed in a qualitative and quantitative perspective. The temporal cut of the research covered the period from 2007 to 2017, the years of entry of the first and last group of students in the Degree in Distance Geography of UFRN, respectively. From the results obtained from the research, it is inferred that the offer of distance courses at UFRN has made significant progress since its inception, mainly through the creation of the UFRN - SEDIS Secretariat for Distance Education. In this context, the Degree in Distance Geography contributes to the formation of Basic Education teachers, especially in the interior areas, where the offer of higher education was only feasible from distance education. It is also worth noting the relevance of the course offered in this modality as the only possibility of obtaining the degree certification for many, which results in an improvement in the quality of education and in the recognition of this professional before society.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino a distânciaFormação de professoresLicenciatura em GeografiaFormação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.txtFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain191794https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/2/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.txtc01bdd05fc9867155feecdc3f8292a26MD52THUMBNAILFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.jpgFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/3/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.jpg867712bdda276335cad42f4e625f64fbMD53ORIGINALFormaçãoprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdfapplication/pdf1133049https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/1/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf82d768e4daf9963164bb5a7d4a2cc993MD51123456789/267432019-05-26 03:17:56.096oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26743Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:17:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN |
title |
Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN |
spellingShingle |
Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN Santos, Aurinéia Cândida dos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino a distância Formação de professores Licenciatura em Geografia |
title_short |
Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN |
title_full |
Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN |
title_fullStr |
Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN |
title_sort |
Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN |
author |
Santos, Aurinéia Cândida dos |
author_facet |
Santos, Aurinéia Cândida dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Eugênia Maria |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Melo, Evaneide Maria de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aurinéia Cândida dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
contributor_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino a distância Formação de professores Licenciatura em Geografia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Formação de professores Licenciatura em Geografia |
description |
As abordagens sobre a temática formação de professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes no que concerne à qualidade do profissional formado por meio dessa modalidade de ensino, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial sobre a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores na modalidade a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizando a Licenciatura em Geografia. Para isso, o estudo traçou a trajetória do Ensino a Distância, como projeto nacional de democratização da Educação fundamentado nas Tecnologias de Comunicação e Informação, com ênfase na formação de professores no contexto nacional e na UFRN, assumindo a Licenciatura em Geografia como referência de análise. A metodologia utilizada nesta pesquisa abrangeu dois procedimentos técnicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFRN, respectivamente. Dos resultados obtidos da pesquisa, infere-se que a oferta de cursos a distância na UFRN apresenta significativos progressos desde sua criação, o que se deu principalmente por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN – SEDIS. Nessa tessitura, a Licenciatura em Geografia a Distância contribui para a formação de professores da Educação Básica, especialmente nas áreas interioranas, onde a oferta de curso superior somente se viabilizou a partir da educação a distância. Destaca-se, ainda, a relevância de curso ofertados nessa modalidade como única possibilidade de obtenção do diploma de graduação para muitos, o que resulta em melhoria da qualidade da educação e no reconhecimento desse profissional perante a sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-11T23:23:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-11T23:23:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Aurinéia Cândida dos. Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26743 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Aurinéia Cândida dos. Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/2/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/3/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26743/1/Forma%c3%a7%c3%a3oprofessoresmodalidade_Santos_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c01bdd05fc9867155feecdc3f8292a26 867712bdda276335cad42f4e625f64fb 82d768e4daf9963164bb5a7d4a2cc993 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777278173708288 |