Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira-Amaral, João M.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2001.5254
Resumo: O ensino-aprendizagem em medicina é um processo sequencial compreendendo a pré-graduação, a pós-graduação e a formação profissional contínua. De facto, a qualificação proporcionada no termo do curso de medicina (e de outros cursos) não é entendida, à luz dos conceitos actuais, como um certificado vitalício de competência o que implica a necessidade de um processo formativo, aplicável durante toda a carreira e abrangendo todas as hierarquias, designado habitualmente por Formação Profissional Contínua (FPC) (ou Desenvolvimento Profissional Contínuo). Para a efectividade de tal processo é fundamental existir uma estrutura organizativa que permita, não só propiciar e coordenar as diversas acções de formação, mas também avaliar o processo formativo abrangendo todos os profissionais (neste caso pediatras) que têm o dever ético de actualização e aperfeiçoamento, mas igualmente, o direito a tal processo formativo. Na primeira parte deste artigo são descritos os princípios basilares da FPC aplicáveis à Pediatria (conveniência, relevância, individualização, auto-avaliação, interesse, sistematização e especulação) assim como um modelo de sistematização das diversas respectivas actividades susceptíveis de serem contabilizadas sob a forma de créditos (actividades externas e internas, cursos e estágios práticos e actividades de auto-aprendizagem).
id RCAP_b2300b656ec75b2188e07f523b4fde49
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e SistematizaçãoEducação MédicaO ensino-aprendizagem em medicina é um processo sequencial compreendendo a pré-graduação, a pós-graduação e a formação profissional contínua. De facto, a qualificação proporcionada no termo do curso de medicina (e de outros cursos) não é entendida, à luz dos conceitos actuais, como um certificado vitalício de competência o que implica a necessidade de um processo formativo, aplicável durante toda a carreira e abrangendo todas as hierarquias, designado habitualmente por Formação Profissional Contínua (FPC) (ou Desenvolvimento Profissional Contínuo). Para a efectividade de tal processo é fundamental existir uma estrutura organizativa que permita, não só propiciar e coordenar as diversas acções de formação, mas também avaliar o processo formativo abrangendo todos os profissionais (neste caso pediatras) que têm o dever ético de actualização e aperfeiçoamento, mas igualmente, o direito a tal processo formativo. Na primeira parte deste artigo são descritos os princípios basilares da FPC aplicáveis à Pediatria (conveniência, relevância, individualização, auto-avaliação, interesse, sistematização e especulação) assim como um modelo de sistematização das diversas respectivas actividades susceptíveis de serem contabilizadas sob a forma de créditos (actividades externas e internas, cursos e estágios práticos e actividades de auto-aprendizagem).Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.2001.5254por2184-44532184-3333Videira-Amaral, João M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:55:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:24:46.104549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização
title Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização
spellingShingle Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização
Videira-Amaral, João M.
Educação Médica
title_short Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização
title_full Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização
title_fullStr Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização
title_full_unstemmed Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização
title_sort Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização
author Videira-Amaral, João M.
author_facet Videira-Amaral, João M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Videira-Amaral, João M.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
topic Educação Médica
description O ensino-aprendizagem em medicina é um processo sequencial compreendendo a pré-graduação, a pós-graduação e a formação profissional contínua. De facto, a qualificação proporcionada no termo do curso de medicina (e de outros cursos) não é entendida, à luz dos conceitos actuais, como um certificado vitalício de competência o que implica a necessidade de um processo formativo, aplicável durante toda a carreira e abrangendo todas as hierarquias, designado habitualmente por Formação Profissional Contínua (FPC) (ou Desenvolvimento Profissional Contínuo). Para a efectividade de tal processo é fundamental existir uma estrutura organizativa que permita, não só propiciar e coordenar as diversas acções de formação, mas também avaliar o processo formativo abrangendo todos os profissionais (neste caso pediatras) que têm o dever ético de actualização e aperfeiçoamento, mas igualmente, o direito a tal processo formativo. Na primeira parte deste artigo são descritos os princípios basilares da FPC aplicáveis à Pediatria (conveniência, relevância, individualização, auto-avaliação, interesse, sistematização e especulação) assim como um modelo de sistematização das diversas respectivas actividades susceptíveis de serem contabilizadas sob a forma de créditos (actividades externas e internas, cursos e estágios práticos e actividades de auto-aprendizagem).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25754/pjp.2001.5254
url https://doi.org/10.25754/pjp.2001.5254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-4453
2184-3333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133518597455872