Perfil profissional dos técnicos do serviço de informação à comunidade nas bibliotecas públicas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Isabel D. Pereira da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15621
Resumo: Este estudo teve lugar cerca de quinze anos após o lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, período durante o qual ocorreram grandes alterações nas bibliotecas públicas portuguesas. O modelo de Serviço de Informação à Comunidade que emerge deste estudo assenta numa ideia de que toda a biblioteca é um Serviço de Informação à Comunidade e em que este serviço aparece sobretudo ligado ao Fundo Local. Os materiais utilizados são sobretudo documentos impressos, normalmente produzidos por outras instituições. Quanto às aptidões (saber - ser) referiram: capacidade de comunicação, o espírito de curiosidade, a capacidade de ouvir, o espírito de iniciativa, o rigor e a perseverança. Quanto aos perfis dos técnicos deste serviço, mais do que os conhecimentos de carácter técnico, os responsáveis pelas bibliotecas valorizam os conhecimentos relacionados com a pesquisa, organização, gestão e disponibilização da informação – conhecimentos específicos de Informação e Documentação. Outros domínios de competências: comunicação interpessoal e interinstitucional, prática de uma língua estrangeira, conhecimentos na área das TIC's, avaliação das necessidades dos utilizadores e conhecimentos em História local e Direito Administrativo. Uma questão ressaltou deste estudo: a necessidade de se apostar na formação contínua dos profissionais da informação para estes serem capazes de responder aos desafios que as tecnologias da informação e da comunicação estão e irão continuar a colocar às bibliotecas públicas. /***Abstract - This study was conducted fifteen years after the launch of the National Public Library Network, a period during which major changes occurred in Portuguese public libraries. The Community Information Service modal that emerges from this study is based on the idea that the whole library is a Community Information Service and that this service is primarily linked to the Local Collection. The materials used are above all printed document, normally produced by other institutions. The skills (knowing - being) referred to include: communication skills, spirit of curiosity, capacity to listen, spirit of initiative, rigor and perseverance. As regards the profiles of professionals in this service, rather than knowledge of a technical nature, what heads of libraries indeed favour is knowledge related to the research, organization, management and provision of information – specific knowledge of Information and Documentation. Other areas of skills: interpersonal and interinstitutional communication, knowledge of a foreign language, knowledge in the field of ICTs, ability to assess user requirements and knowledge of local history and administrative law. An important issue emerging from this study was the following: there is a need to invest in the continuing training of information professionals so that they can respond to the challenges that information and communication technologies raise and will continue to rise for public libraries.
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