Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco das Chagas Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7151
Resumo: Esta investigação pretende demonstrar os resultados da abordagem realizada sobre a influência das tecnologias da informação como ferramenta facilitadora das atividades administrativas e pedagógicas desenvolvidas pela equipe da escola pública estadual do estado de Rondônia no Brasil. Este estudo realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH1 na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia. A problemática que deu origem a esta investigação foi à implantação do software diário eletrônico, desenvolvido pela equipe de TI2 do governo do estado e as interferências deste software na rotina diária dos profissionais que trabalham na escola. A metodologia aplicada nesta investigação foi a observação, entrevistas semi-estruturadas e questionário na modalidade fechada. O ponto de partida da pesquisa foi à interferência deste software no dia a dia da equipe da escola, diretores, secretário, equipe pedagógica e professores. Ao final do processo de investigação, seguindo o roteiro metodológico e fundamentado, pretendo apresentar os resultados deste trabalho, com base nas hipóteses propostas e рог fim, demonstrar se houve ou não contribuição no ensino aprendizado dos alunos da escola investigada. Este estudo de caso realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia.
id RCAP_b24fdd9001687d5b4542af3cab72e4dd
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônicoAdministração do ensinoTecnologia da informaçãoSoftwareDiário eletrónicoEstabelecimentos de ensino públicoEstudo de casosBrasilSchool administrationTools technologiesEducation and researchCiências Sociais: Ciências da EducaçãoEsta investigação pretende demonstrar os resultados da abordagem realizada sobre a influência das tecnologias da informação como ferramenta facilitadora das atividades administrativas e pedagógicas desenvolvidas pela equipe da escola pública estadual do estado de Rondônia no Brasil. Este estudo realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH1 na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia. A problemática que deu origem a esta investigação foi à implantação do software diário eletrônico, desenvolvido pela equipe de TI2 do governo do estado e as interferências deste software na rotina diária dos profissionais que trabalham na escola. A metodologia aplicada nesta investigação foi a observação, entrevistas semi-estruturadas e questionário na modalidade fechada. O ponto de partida da pesquisa foi à interferência deste software no dia a dia da equipe da escola, diretores, secretário, equipe pedagógica e professores. Ao final do processo de investigação, seguindo o roteiro metodológico e fundamentado, pretendo apresentar os resultados deste trabalho, com base nas hipóteses propostas e рог fim, demonstrar se houve ou não contribuição no ensino aprendizado dos alunos da escola investigada. Este estudo de caso realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia.This research intends to demonstrate the results of the approach carried out on the influence of information technologies as a facilitating tool of the administrative and pedagogical activities developed by the public school staff of the state of Rondônia in Brazil. This study was carried out at the state school Marcos Bispo da Silva, located in the second district of the BNH3 neighborhood in the city of Ji-Paraná, Rondônia State. The problem that gave rise to this investigation was the implementation of electronic diary software developed by the IT4 staff of the state government and the interferences of this software in the daily routine of professionals working in the school. The methodology applied in this investigation was observation, semi-structured interviews and closed-ended questionnaire. The starting point of the research was the interference of this software in the day to day of the school staff, principals, secretary, pedagogical team and teachers. At the end of the research process, following the methodological and reasoned script, I intend to present the results of this work, based on the hypotheses proposed and finally, to demonstrate whether or not there was a contribution in the teaching of the students of the investigated school. This case study was carried out at the state school Marcos Bispo da Silva, located in the second district of the BNH neighborhood in the city of Ji- Paraná, Rondônia State.Negas, MárioRepositório AbertoOliveira, Francisco das Chagas Ferreira de2018-02-19T10:34:55Z2017-12-072018-02-192017-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7151TID:201872161porOliveira, Francisco das Chagas Ferreira de - Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia [Em linha]: um estudo de caso do diário eletrônico. [S.l.]: [s.n.], 2016. 95 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:29.830999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico
title Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico
spellingShingle Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico
Oliveira, Francisco das Chagas Ferreira de
Administração do ensino
Tecnologia da informação
Software
Diário eletrónico
Estabelecimentos de ensino público
Estudo de casos
Brasil
School administration
Tools technologies
Education and research
Ciências Sociais: Ciências da Educação
title_short Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico
title_full Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico
title_fullStr Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico
title_full_unstemmed Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico
title_sort Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônico
author Oliveira, Francisco das Chagas Ferreira de
author_facet Oliveira, Francisco das Chagas Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Negas, Mário
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco das Chagas Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração do ensino
Tecnologia da informação
Software
Diário eletrónico
Estabelecimentos de ensino público
Estudo de casos
Brasil
School administration
Tools technologies
Education and research
Ciências Sociais: Ciências da Educação
topic Administração do ensino
Tecnologia da informação
Software
Diário eletrónico
Estabelecimentos de ensino público
Estudo de casos
Brasil
School administration
Tools technologies
Education and research
Ciências Sociais: Ciências da Educação
description Esta investigação pretende demonstrar os resultados da abordagem realizada sobre a influência das tecnologias da informação como ferramenta facilitadora das atividades administrativas e pedagógicas desenvolvidas pela equipe da escola pública estadual do estado de Rondônia no Brasil. Este estudo realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH1 na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia. A problemática que deu origem a esta investigação foi à implantação do software diário eletrônico, desenvolvido pela equipe de TI2 do governo do estado e as interferências deste software na rotina diária dos profissionais que trabalham na escola. A metodologia aplicada nesta investigação foi a observação, entrevistas semi-estruturadas e questionário na modalidade fechada. O ponto de partida da pesquisa foi à interferência deste software no dia a dia da equipe da escola, diretores, secretário, equipe pedagógica e professores. Ao final do processo de investigação, seguindo o roteiro metodológico e fundamentado, pretendo apresentar os resultados deste trabalho, com base nas hipóteses propostas e рог fim, demonstrar se houve ou não contribuição no ensino aprendizado dos alunos da escola investigada. Este estudo de caso realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07
2017-12-07T00:00:00Z
2018-02-19T10:34:55Z
2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7151
TID:201872161
url http://hdl.handle.net/10400.2/7151
identifier_str_mv TID:201872161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Francisco das Chagas Ferreira de - Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia [Em linha]: um estudo de caso do diário eletrônico. [S.l.]: [s.n.], 2016. 95 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135052285607936