Burnout e satisfação profissional em docentes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Lúcia da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2692
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo analisar e compreender a relação existente entre as variáveis Burnout e Satisfação Profissional, assim como avaliá-las em relação a algumas variáveis sociodemográficas. Para concretização de tal objectivo este estudo de natureza transversal contou com a participação de 121 docentes de três Universidades portuguesas, aos quais foram aplicados 3 questionários: o questionário sociodemográfico, o Maslach Burnout Inventory- Educators Survey (MBI-ES), e o Minnesota Satisfaction Questionnaire – Short form (MSQ-Short Form). Os resultados obtidos através da aplicação dos métodos de correlação e regressão linear (simples e múltipla) revelaram no geral a existência de uma correlação negativa entre as variáveis em estudo, especificamente entre a satisfação e a exaustão emocional (r =-.651, p <.01) e a satisfação com a despersonalização (r =-.327, p <.01), tendo sido encontrada uma correlação positiva com a realização profissional (r =.298, p <.01). Ao nível da regressão, no geral, os resultados evidenciaram a possível relação bidireccional entre as variáveis, destacando-se sobretudo a capacidade preditiva da exaustão emocional na satisfação e vice-versa. Além destes resultados são ainda apresentados alguns relativamente a alguns dados sociodemográficos, tendo as várias hipóteses levantadas sido alvo do teste independent sample t-test. Finalmente neste trabalho são apresentadas algumas limitações e implicações futuras assim como algumas sugestões para novas investigações.
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