Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.15364 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em nível de doutorado, com objetivo de analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores da educação básica sobre o uso de tecnologias móveis na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção, desenvolvida junto a grupo de dez professoras, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas coletivas e individuais, bem como gravações dos encontros realizados. Os resultados evidenciam alguns elementos que demonstram o alcance da proposta em ressignificar a prática das docentes, tais como, a utilização das tecnologias móveis em situações pedagógicas; o acompanhamento das atividades e o constante diálogo com as docentes; a busca de contextualização das atividades conforme a realidade das escolas; a troca de experiências e a atitude colaborativa. Para que práticas como estas se consolidem nas escolas, torna-se imprescindível um trabalho conjunto entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos. |
id |
RCAP_b27ed2a4e143706dace7d8e395518a10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15364 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na EscolaFormação Docente e Tecnologias Móveis na EscolaArticlesEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa em nível de doutorado, com objetivo de analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores da educação básica sobre o uso de tecnologias móveis na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção, desenvolvida junto a grupo de dez professoras, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas coletivas e individuais, bem como gravações dos encontros realizados. Os resultados evidenciam alguns elementos que demonstram o alcance da proposta em ressignificar a prática das docentes, tais como, a utilização das tecnologias móveis em situações pedagógicas; o acompanhamento das atividades e o constante diálogo com as docentes; a busca de contextualização das atividades conforme a realidade das escolas; a troca de experiências e a atitude colaborativa. Para que práticas como estas se consolidem nas escolas, torna-se imprescindível um trabalho conjunto entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos.This article presents the results of a survey on the doctoral level, with the aim of analyzing and evaluating the implementation of a proposal for continuing education involving teachers of basic education about the use of mobile technologies in school. This is a qualitative research, such intervention, developed by a group of ten teachers, being that the data were collected by means of collective and individual interviews, as well as recordings of meetings. The results show some elements which demonstrate the scope of the proposal to reframe the practice of teachers, such as the use of mobile technologies in pedagogical situations; the monitoring of activities and the constant dialog with the teachers; the pursuit of contextualization of activities as the reality of the schools; the exchange of experiences and the collaborative attitude (...)Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2019-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.15364por2182-96402182-8474Carvalho, Célia Regina deLima, Cláudia Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:53.804514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola |
title |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola |
spellingShingle |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola Carvalho, Célia Regina de Articles |
title_short |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola |
title_full |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola |
title_fullStr |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola |
title_full_unstemmed |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola |
title_sort |
Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola |
author |
Carvalho, Célia Regina de |
author_facet |
Carvalho, Célia Regina de Lima, Cláudia Maria de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Cláudia Maria de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Célia Regina de Lima, Cláudia Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em nível de doutorado, com objetivo de analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores da educação básica sobre o uso de tecnologias móveis na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção, desenvolvida junto a grupo de dez professoras, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas coletivas e individuais, bem como gravações dos encontros realizados. Os resultados evidenciam alguns elementos que demonstram o alcance da proposta em ressignificar a prática das docentes, tais como, a utilização das tecnologias móveis em situações pedagógicas; o acompanhamento das atividades e o constante diálogo com as docentes; a busca de contextualização das atividades conforme a realidade das escolas; a troca de experiências e a atitude colaborativa. Para que práticas como estas se consolidem nas escolas, torna-se imprescindível um trabalho conjunto entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25749/sis.15364 |
url |
https://doi.org/10.25749/sis.15364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9640 2182-8474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130455974346752 |