Trilhas de aprendizagem por competências na capacitação: um exemplo no setor público
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10380 |
Resumo: | Como forma de agregar valor às organizações públicas federais brasileiras foi instituída pelo Decreto nº 5.707/2006, a política para o desenvolvimento de pessoal que define onze diretrizes orientadas para as competências organizacionais e individuais e possibilitou criar trilhas de aprendizagem por competências como formas diversificadas de aprendizagem, levando em consideração que todas as pessoas são diferentes e que, portanto, todas aprendem de formas diferentes. Para tanto, foi utilizada a metodologia de mapeamento de competências que resultou em variadas estratégias para a oferta de trilhas de aprendizagem por competências numa Instituição Federal de Ensino Superior (IES) com uma força de trabalho aproximada de 5.000 servidores, distribuídos em 128 cargos diferentes, resultando num processo de pouca adesão entre o público alvo dos eventos de capacitação oferecidos em formato de trilhas, instigando, por isso, a necessidade de aumentar os esforços de investigações a este respeito. |
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Trilhas de aprendizagem por competências na capacitação: um exemplo no setor públicoTrilhas de aprendizagemGestão por competênciasOrganizações públicasLearning trailsCompetency managementPublic organizationsComo forma de agregar valor às organizações públicas federais brasileiras foi instituída pelo Decreto nº 5.707/2006, a política para o desenvolvimento de pessoal que define onze diretrizes orientadas para as competências organizacionais e individuais e possibilitou criar trilhas de aprendizagem por competências como formas diversificadas de aprendizagem, levando em consideração que todas as pessoas são diferentes e que, portanto, todas aprendem de formas diferentes. Para tanto, foi utilizada a metodologia de mapeamento de competências que resultou em variadas estratégias para a oferta de trilhas de aprendizagem por competências numa Instituição Federal de Ensino Superior (IES) com uma força de trabalho aproximada de 5.000 servidores, distribuídos em 128 cargos diferentes, resultando num processo de pouca adesão entre o público alvo dos eventos de capacitação oferecidos em formato de trilhas, instigando, por isso, a necessidade de aumentar os esforços de investigações a este respeito.As a way of adding value to Brazilian federal public organizations, the Decree nº. 5.707/2006 established the policy for the development of personnel that defines eleven guidelines oriented to organizational and individual competencies and made it possible to create learning trails through competences as diverse forms of learning, considering that all people are different and therefore they learn in different ways. In the first phase of the project, the institution's competency mapping was carried out at a Federal Higher Education Institution (FHEI) with a workforce of approximately 5.000, distributed in 128 different positions. Resulting in a process of low adherence among the target audience of the training events offered in track format, but provoking a search for methods of offering training in this format and at the same time contributing to increase research efforts in this regard.Repositório Institucional da Universidade Fernando PessoaChagas, RosanaCosta, T.DRibeiro, Nuno Magalhães2021-10-27T08:49:26Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10380porChagas, R.A., Costa, T.D., Ribeiro, N.M.(2019). Trilhas de Aprendizagem por Competências na Capacitação: Um exemplo no Setor Público. Práticas em Gestão Pública Universitária, 3(1), 45-57.2526-8503info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:38Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:07.002887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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