A emoção e o storytelling nos videojogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Cláudia Filipa da Rosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/75499
Resumo: O principal objectivo desta dissertação é compreender a relação entre o storytelling, a emoção e os videojogos. Actualmente os videojogos representam uma grande percentagem do lucro no mercado do entretenimento. São cada vez mais uma tendência e a comunidade gamer tem crescido substancialmente nos últimos anos. No entanto, a realidade é que os videojogos também já não se assemelham de todo aos seus “antepassados”. Esta inclinação para os videojogos está relacionada com factores que antes não eram tidos em conta, aquando a sua criação. Hoje, os videojogos conseguem transmitir emoções graças ao seu storytelling e à sua interactividade e nesta dissertação iremos abordar estes conceitos, recorrendo a autores de renome das diversas áreas de estudo. Os primeiros três capítulos contemplam um enquadramento teórico. O primeiro incide sobre o conceito de storytelling, o segundo sobre o conceito de videojogos e o terceiro incide sobre os seus conteúdos, assim como a presença da emoção. Esta primeira parte é importante para contextualizar e enquadrar a temática discutida. É essencial definir estes conceitos principais, assim como analisar o mercado dos videojogos, que tem vindo a sofrer uma evolução. Nesta dissertação olhamos para o grande desenvolvimento tecnológico que impulsionou a indústria dos videojogos e como este se reflectiu nos consumidores e no mercado. No quarto e último capítulo é apresentada a análise de um videojogo, na qualidade de observadora participante. É feita a descrição dos personagens, assim como dos cenários envolventes, e a estória principal é contada através da minha experiência como jogadora. As emoções são um factor importante nesta análise, sendo que serão também eles descritos, de forma a responder aos objectivos propostos nesta dissertação. Esta análise propõe-se, no fundo, a construir uma ponte entre as emoções de um jogador e um videojogo, assim como a sua experiência de jogabilidade. O videojogo escolhido tem elementos fortes de interactividade, assim como um storytelling impactante.
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