Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão, Silvana Micaela Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23494
Resumo: O turismo na Ilha da Madeira, assume-se como um pilar essencial para a economia da região. A crescente relevância dos eventos tem-se afirmado como parte integrante das estratégias económicas e culturais das regiões, fazendo destes uma aposta para a diferenciação dos destinos. O Vinho Madeira foi durante muito tempo um dos principais motores da economia regional, proporcionando emprego a muitos viticultores e produtores da região. A presente dissertação pretende analisar o potencial da Festa do Vinho da Madeira para o desenvolvimento local e perceber se a realização deste tipo de eventos contribui para a valorização dos produtos locais. A investigação visa desenvolver uma metodologia qualitativa, com a aplicação de entrevistas às entidades públicas e privadas, assim como a associações locais que participam neste evento cultural. As entrevistas foram concretizadas durante e após o evento, mediante disponibilidade dos entrevistados. Os resultados obtidos permitem concluir que a Festa do Vinho da Madeira constitui uma ferramenta eficaz para a promoção e valorização dos produtos locais. A realização deste evento impulsiona não só a economia local, como o próprio desenvolvimento do turismo no destino, pelo que é possível afirmar que os eventos culturais são promotores do desenvolvimento local.
id RCAP_b2a4ff48e338caa4385089740cf95f0b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho MadeiraGestão do turismoTurismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)Eventos culturaisDesenvolvimento regionalProdutos regionaisO turismo na Ilha da Madeira, assume-se como um pilar essencial para a economia da região. A crescente relevância dos eventos tem-se afirmado como parte integrante das estratégias económicas e culturais das regiões, fazendo destes uma aposta para a diferenciação dos destinos. O Vinho Madeira foi durante muito tempo um dos principais motores da economia regional, proporcionando emprego a muitos viticultores e produtores da região. A presente dissertação pretende analisar o potencial da Festa do Vinho da Madeira para o desenvolvimento local e perceber se a realização deste tipo de eventos contribui para a valorização dos produtos locais. A investigação visa desenvolver uma metodologia qualitativa, com a aplicação de entrevistas às entidades públicas e privadas, assim como a associações locais que participam neste evento cultural. As entrevistas foram concretizadas durante e após o evento, mediante disponibilidade dos entrevistados. Os resultados obtidos permitem concluir que a Festa do Vinho da Madeira constitui uma ferramenta eficaz para a promoção e valorização dos produtos locais. A realização deste evento impulsiona não só a economia local, como o próprio desenvolvimento do turismo no destino, pelo que é possível afirmar que os eventos culturais são promotores do desenvolvimento local.Tourism in Madeira Island is a fundamental pillar of the region's economy. The increasing relevance of events has been affirmed as an integral part of the economic and cultural strategies of cities and regions, making them an opportunity for the differentiation of destinations. Madeira Wine was for a long time one of the main engines of the region's economy, providing employment for many winegrowers and producers in the region. Being Madeira wine, a highly appreciated and desired product across borders, this dissertation aims to analyse the potential of the Madeira Wine Festival for local development and perceive if the accomplishment of this kind of events contributes to the valorisation of local products. Thus, this research aims to develop a qualitative methodology, with the usage of interviews to public and private entities, as well as local associations participating in this cultural event. The interviews were conducted during and after the event, subject to the availability of the interviewees. The results obtained allow us to conclude that the Madeira Wine Festival is an effective tool for the promotion and appreciation of local products. The realization of this event boosts not only the local economy, but also the development of tourism in the destination, so it is possible to affirm that cultural events are promoters of local development.Universidade de Aveiro2018-06-14T13:59:08Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23494TID:201943190porSerrão, Silvana Micaela Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:44Zoai:ria.ua.pt:10773/23494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:14.047726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
title Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
spellingShingle Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
Serrão, Silvana Micaela Jesus
Gestão do turismo
Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)
Eventos culturais
Desenvolvimento regional
Produtos regionais
title_short Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
title_full Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
title_fullStr Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
title_full_unstemmed Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
title_sort Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
author Serrão, Silvana Micaela Jesus
author_facet Serrão, Silvana Micaela Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrão, Silvana Micaela Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)
Eventos culturais
Desenvolvimento regional
Produtos regionais
topic Gestão do turismo
Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)
Eventos culturais
Desenvolvimento regional
Produtos regionais
description O turismo na Ilha da Madeira, assume-se como um pilar essencial para a economia da região. A crescente relevância dos eventos tem-se afirmado como parte integrante das estratégias económicas e culturais das regiões, fazendo destes uma aposta para a diferenciação dos destinos. O Vinho Madeira foi durante muito tempo um dos principais motores da economia regional, proporcionando emprego a muitos viticultores e produtores da região. A presente dissertação pretende analisar o potencial da Festa do Vinho da Madeira para o desenvolvimento local e perceber se a realização deste tipo de eventos contribui para a valorização dos produtos locais. A investigação visa desenvolver uma metodologia qualitativa, com a aplicação de entrevistas às entidades públicas e privadas, assim como a associações locais que participam neste evento cultural. As entrevistas foram concretizadas durante e após o evento, mediante disponibilidade dos entrevistados. Os resultados obtidos permitem concluir que a Festa do Vinho da Madeira constitui uma ferramenta eficaz para a promoção e valorização dos produtos locais. A realização deste evento impulsiona não só a economia local, como o próprio desenvolvimento do turismo no destino, pelo que é possível afirmar que os eventos culturais são promotores do desenvolvimento local.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-14T13:59:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23494
TID:201943190
url http://hdl.handle.net/10773/23494
identifier_str_mv TID:201943190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137626291175424