Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23494 |
Resumo: | O turismo na Ilha da Madeira, assume-se como um pilar essencial para a economia da região. A crescente relevância dos eventos tem-se afirmado como parte integrante das estratégias económicas e culturais das regiões, fazendo destes uma aposta para a diferenciação dos destinos. O Vinho Madeira foi durante muito tempo um dos principais motores da economia regional, proporcionando emprego a muitos viticultores e produtores da região. A presente dissertação pretende analisar o potencial da Festa do Vinho da Madeira para o desenvolvimento local e perceber se a realização deste tipo de eventos contribui para a valorização dos produtos locais. A investigação visa desenvolver uma metodologia qualitativa, com a aplicação de entrevistas às entidades públicas e privadas, assim como a associações locais que participam neste evento cultural. As entrevistas foram concretizadas durante e após o evento, mediante disponibilidade dos entrevistados. Os resultados obtidos permitem concluir que a Festa do Vinho da Madeira constitui uma ferramenta eficaz para a promoção e valorização dos produtos locais. A realização deste evento impulsiona não só a economia local, como o próprio desenvolvimento do turismo no destino, pelo que é possível afirmar que os eventos culturais são promotores do desenvolvimento local. |
id |
RCAP_b2a4ff48e338caa4385089740cf95f0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23494 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho MadeiraGestão do turismoTurismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)Eventos culturaisDesenvolvimento regionalProdutos regionaisO turismo na Ilha da Madeira, assume-se como um pilar essencial para a economia da região. A crescente relevância dos eventos tem-se afirmado como parte integrante das estratégias económicas e culturais das regiões, fazendo destes uma aposta para a diferenciação dos destinos. O Vinho Madeira foi durante muito tempo um dos principais motores da economia regional, proporcionando emprego a muitos viticultores e produtores da região. A presente dissertação pretende analisar o potencial da Festa do Vinho da Madeira para o desenvolvimento local e perceber se a realização deste tipo de eventos contribui para a valorização dos produtos locais. A investigação visa desenvolver uma metodologia qualitativa, com a aplicação de entrevistas às entidades públicas e privadas, assim como a associações locais que participam neste evento cultural. As entrevistas foram concretizadas durante e após o evento, mediante disponibilidade dos entrevistados. Os resultados obtidos permitem concluir que a Festa do Vinho da Madeira constitui uma ferramenta eficaz para a promoção e valorização dos produtos locais. A realização deste evento impulsiona não só a economia local, como o próprio desenvolvimento do turismo no destino, pelo que é possível afirmar que os eventos culturais são promotores do desenvolvimento local.Tourism in Madeira Island is a fundamental pillar of the region's economy. The increasing relevance of events has been affirmed as an integral part of the economic and cultural strategies of cities and regions, making them an opportunity for the differentiation of destinations. Madeira Wine was for a long time one of the main engines of the region's economy, providing employment for many winegrowers and producers in the region. Being Madeira wine, a highly appreciated and desired product across borders, this dissertation aims to analyse the potential of the Madeira Wine Festival for local development and perceive if the accomplishment of this kind of events contributes to the valorisation of local products. Thus, this research aims to develop a qualitative methodology, with the usage of interviews to public and private entities, as well as local associations participating in this cultural event. The interviews were conducted during and after the event, subject to the availability of the interviewees. The results obtained allow us to conclude that the Madeira Wine Festival is an effective tool for the promotion and appreciation of local products. The realization of this event boosts not only the local economy, but also the development of tourism in the destination, so it is possible to affirm that cultural events are promoters of local development.Universidade de Aveiro2018-06-14T13:59:08Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23494TID:201943190porSerrão, Silvana Micaela Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:44Zoai:ria.ua.pt:10773/23494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:14.047726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira |
title |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira |
spellingShingle |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira Serrão, Silvana Micaela Jesus Gestão do turismo Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal) Eventos culturais Desenvolvimento regional Produtos regionais |
title_short |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira |
title_full |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira |
title_fullStr |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira |
title_full_unstemmed |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira |
title_sort |
Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira |
author |
Serrão, Silvana Micaela Jesus |
author_facet |
Serrão, Silvana Micaela Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrão, Silvana Micaela Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do turismo Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal) Eventos culturais Desenvolvimento regional Produtos regionais |
topic |
Gestão do turismo Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal) Eventos culturais Desenvolvimento regional Produtos regionais |
description |
O turismo na Ilha da Madeira, assume-se como um pilar essencial para a economia da região. A crescente relevância dos eventos tem-se afirmado como parte integrante das estratégias económicas e culturais das regiões, fazendo destes uma aposta para a diferenciação dos destinos. O Vinho Madeira foi durante muito tempo um dos principais motores da economia regional, proporcionando emprego a muitos viticultores e produtores da região. A presente dissertação pretende analisar o potencial da Festa do Vinho da Madeira para o desenvolvimento local e perceber se a realização deste tipo de eventos contribui para a valorização dos produtos locais. A investigação visa desenvolver uma metodologia qualitativa, com a aplicação de entrevistas às entidades públicas e privadas, assim como a associações locais que participam neste evento cultural. As entrevistas foram concretizadas durante e após o evento, mediante disponibilidade dos entrevistados. Os resultados obtidos permitem concluir que a Festa do Vinho da Madeira constitui uma ferramenta eficaz para a promoção e valorização dos produtos locais. A realização deste evento impulsiona não só a economia local, como o próprio desenvolvimento do turismo no destino, pelo que é possível afirmar que os eventos culturais são promotores do desenvolvimento local. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-06-14T13:59:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23494 TID:201943190 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23494 |
identifier_str_mv |
TID:201943190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137626291175424 |