A linguagem na criança com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pateiro, Ana Raquel Araújo Botas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/885
Resumo: Com a elaboração do presente trabalho procuramos refletir acerca da problemática do Síndrome de Down e compreender os mecanismos de comunicação e linguagem nas crianças portadoras deste mesmo Síndrome, pois a linguagem verbal é o instrumento ou meio de comunicação e representação por excelência. Assim, propusemo-nos, apresentar um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de aquisição da linguagem nestas crianças, suas habilidades e limitações. Neste estudo realçamos a importância do recurso à Comunicação Aumentativa e Alternativa, permitindo esta superar inúmeras barreiras e obstáculos comunicativos. Através dum estudo de caso, foi-nos possível tomar consciência da necessidade de otimizar estratégias e recursos ao nível da Linguagem, com vista ao progresso da criança. A intervenção efetuada permitiu ao aluno evoluir nas suas aquisições, quer ao nível do seu desenvolvimento global, quer ao nível da Linguagem em particular.
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